A Atenção Primária à Saúde (APS) trata-se da principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e do centro de comunicação com toda a rede de atenção (BRASIL, 2012).
Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Essa assistência à saúde compreende os mais variados públicos, isto inclui criança, adolescente, mulher, adulto, idoso bem como seus familiares, com ou sem algum adoecimento (COFEN, 2018).
Dentro da ESF, o enfermeiro detém função relevante, sendo atribuído tarefas, como:
-
Planejar, gerenciar e executar ações no âmbito da saúde individual e coletiva;
-
Supervisionar a assistência direta à população;
-
Realizar ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação;
-
Desenvolver educação em saúde e educação permanente.
Entretanto, muitas são as competências que se fazem necessárias ao enfermeiro(a) na sua prática profissional, com vista à consolidação e ampliação das UBS.
Pensando assim, listei 5 competências importantes proposta por Lopes et al (2020) a serem desenvolvidas no perfil destes profissionais:
1. Liderança:
O exercício da liderança na enfermagem requer conhecimentos, avaliação pessoal e habilidades. Assim, o enfermeiro nesta perspectiva é responsável por nortear a equipe e dar direcionamento. Além disso, o enfermeiro deve estar qualificado a motivar a equipe, resolver conflitos, promover o trabalho em equipe e ser empático (LOPES et al., 2020).
2. Comunicação:
A padronização da linguagem no processo de trabalho é fundamental. Na ESF a capacidade de comunicação do enfermeiro deve surgir com a finalidade de fornecer informações corretas aos usuários, evitar perdas de tempo e resolutividades com eficiência.
3. Gerenciamento de pessoas e de recursos materiais:
Neste âmbito o enfermeiro é responsável por organizar o processo de trabalho da equipe de enfermagem. Tendo que orientar e conduzir as suas tarefas, dimensionar os recursos humanos para o trabalho e gerenciar conflitos.
Essa competência engloba atividades, como:
-
Questões de horários, jornada de trabalho, escala de folgas e férias;
-
Verificar as necessidades da unidade e repassar a demanda para a coordenação;
-
Informar os insumos que foram quebrados, as perdas e solicitação de reparo, fazendo com previsão antecipada para que não falte nada.
4. Assistência à saúde:
A assistência à saúde é uma competência inerente à tarefa do enfermeiro na ESF. O enfermeiro neste contexto assume atividades assistenciais relacionadas a consulta, solicitação de exames e prescrição medicamentosa. Seu trabalho deve ser norteado pela dimensão ética, de modo a contribuir para a construção de relações subjetivas com a sociedade, objetivando propiciar qualidade de vida aos usuários (LOPES et al., 2020).
5. Tomada de decisão
Para o enfermeiro da ESF a tomada de decisão é importante para sustentar as atividades da equipe e assim, garantir o bom funcionamento da unidade. Ser ético é imprescindível e deve ser a coluna para essa competência, sempre conduzida por uma reflexão consciente, respeitando o seu Código de Ética profissional.
Por fim, a ESF apresenta grande potencialidade de tornar-se um sistema eficaz para o enfrentamento das vulnerabilidades em saúde, e o profissional enfermeiro, têm um papel formativo neste processo.
Matérias relacionadas:
- Enfermeiro perito, será que existe?
- Saúde dos povos indígenas
- O trabalho do enfermeiro de uma Estratégia de Saúde da Família
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: <https://aps.saude.gov.br/biblioteca/visualizar/MTE4OA==>. Acesso em: 22 mar. 2021.
Conselho Federal de Enfermagem. PARECER DE CÂMARA TÉCNICA Nº 01/2018/CTAB/COFEN. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/parecer-no-01-2018-cofen-ctab_66471.html>. Acesso em: 24 mar. 2021.
JUNQUEIRA, Simone Rennó. Competências profissionais na estratégia Saúde da Família e o trabalho em equipe. Módulo Político Gestor. 2008. Disponível em: <https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_politico_gestor/Unidade_9.p>. Acesso em: 24 mar. 2021.
LOPES, Olívia Cristina Alves et al. Competências dos enfermeiros na estratégia Saúde da Família. Esc Anna Nery 2020;24(2):e20190145. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452020000200214&script=sci_arttext>. Acesso em: 23 mar. 2021.