Passei na residência, mas e agora? | Colunista

Ufaa você passou na Residência tão esperada hein!! Hora de comemorar, não é mesmo!!! A ansiedade para desbravar esse novo mundo e pôr em prática tuuudo o que estudou na faculdade deve estar grande! 

Mas antes de arregaçar as mangas e iniciar os trabalhos, vamos conversar um pouquinho sobre os principais hábitos que todo residente deve ter? 

Durante a minha graduação, em meados de 2013-2014, trabalhando em um setor de pesquisa tive a oportunidade de conhecer a 1ª turma de Residência Multiprofissional em Farmácia em um grande hospital público de São Paulo e posteriormente, fiz parte da 4ª turma. 

Como amante da farmácia hospitalar, sigo lá até hoje. E é sempre bom ver carinhas novas quando uma turma se inicia ♥ 

Mas você já deve ter se perguntado qual mágica devo fazer para conciliar mais de 5.000 horas (entre 80% prática e 20% teórica), plantões, pesquisas, trabalhos e ainda manter a minha vida social e pessoal?

E a resposta, meu caro leitor, é o bom e velho HÁBITO. 

Desenvolver hábitos e manter sua constância pode parecer um pouco difícil no início.

Listei aqui alguns hábitos e vou tentar te ajudar nessa jornada, dando dicas valiosas do que fiz durante a Residência para me organizar, otimizando o meu tempo e facilitando o desenvolvimento das atividades.

Então separa sua melhor caneta, o bloco de notas e borá lá!

Tenha o controle sobre seu tempo

Durante a residência, você terá diversas aulas, provas, eventos, reuniões, simpósios e muuuitos outros compromissos e para não se perder no meio de tantas datas e horários, o ideal é que você tenha alguma ferramenta como uma agenda, planner, bloco de notas, calendário online ou aplicativos.

Particularmente prefiro usar agendas online, sincronizando com a minha agenda pessoal e usando opções de lembretes automáticos. Assim, nunca me atraso para um compromisso e consigo gerenciar o meu tempo!

Independente do modo que você escolha se organizar, deve ter em mente a importância de criar o hábito de sempre deixar tudo atualizado, combinado?

Seja Proativo

Sempre que estiver com um “tempo livre” (o que é bem raro de acontecer rs) procure a equipe da área para esclarecer dúvidas ou aprender novas atividades e naturalmente isso vai se tornando um hábito, ajudando também a desenvolver seus conhecimentos e aumentar sua rede de networking! Já pensou nisso? 

Você só tem a ganhar!

Não fique com dúvidas

Está inseguro para fazer alguma atividade? Tem dúvida na intervenção? Relatório? Dispensação? E agora??

Calma, respira e não pira!

Busque criar o hábito de sempre perguntar e investigar!

Com o tempo você vai aprendendo qual profissional procurar e onde encontrar as informações. Afinal você está aprendendo e não precisa saber tudo. Fique calmo!

O mais importante é saber onde procurar! Existem diversas bases de dados, manuais, guias, aplicativos e muitas outras ferramentas. E se mesmo assim ainda estiver com dúvida, nunca tenha medo de perguntar! Sua dúvida pode ser a de muitos. 

Assim você garante a segurança do paciente, dos processos e das atividades.

Busque por inovação

O mundo está em constante mudança e a tecnologia está cada vez mais incorporada na área da saúde. Não tenha medo disso! Pelo contrário, pense que são inúmeras oportunidades e o farmacêutico tem o dever de se envolver e fazer parte dessas mudanças, como um ator e não um espectador. 

Portanto estude, procure pelas tendências e ultrapasse as barreias do medo pelo novo mundo digital. Seja um visionário! Todos nós precisamos desenvolver esse olhar mais amplo.

Tenha hábitos saudáveis

Sim eu sei…pode até parecer clichê e óbvio dizer que é necessário manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer seus hobbies, mas em meio à avalanche de informações e atividades durante a residência, é comum negligenciar essas coisas. 

Então você precisa se organizar e reservar um tempo para o que você gosta de fazer fora da residência. 

Acredite, é muito importante para o corpo e a mente!

Por último, mas muito importante…

É normal se sentir perdido no começo, principalmente para quem é recém-formado. E isso faz parte da aprendizagem! Tenha sempre em mente que nem tudo nessa trajetória vai ser fácil, mas vai valer muito a pena! 

Seja sempre constante e acredite no seu potencial de farmacêutico!

Criar hábitos vai te ajudar muito no desenvolvimento profissional e pessoal, então o que acha de começar agora?

Te vejo por aí!

Resolução Nº. 2, de 2 de maio de 2010 – Dispõe sobre a organização, o funcionamento e as atribuições da Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) das instituições que oferecem programas de residência multiprofissional ou em área profissional da saúde. Universidade Federal de Juiz de Fora, 2010.

Quer saber mais sobre as leis e programas de residências? Acesse aqui ↓↓↓↓↓↓↓

Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU): https://www.ufjf.br/huresidencias/files/2011/05/RESOLU%c3%87%c3%83O-N-2-E-3-DE-2-DE-MAIO-DE-2010.pdf

Residência Multiprofissional em Saúde: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/residencia-multiprofissional-em-saude

Legislação vinculada aos programas de residência em área profissional da saúde (multiprofissional e uniprofissional):

http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/247-programas-e-acoes-1921564125/residencia-medica-2137156164/12500-legislacao-especifica

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)