Estomatologia e autoexame oral: o que é preciso saber? | Colunista

Estomatologia e autoexame oral_ o que é preciso saber_.jpg (50 KB)
Na odontologia sabemos que é um campo de rápido crescimento e com diversas especialidades. A estomatologia é uma área que vem ganhando seu espaço e sua importância e cada vez mais evidente quando se trata da saúde oral do paciente. A Estomatologia é uma especialidade da Odontologia aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 1992. Essa especialidade tem como seu principal foco a saúde de uma forma geral da boca, não apenas os dentes, mas sim sobre os lábios, mucosas, glândulas e ossos da região, prevenindo, diagnosticando e tratando certas enfermidades que podem se manifestar.

O estomatologista é o mais indicado para reconhecer inicialmente sinais de que sua saúde não anda bem, e um ponto muito positivo é que muitas doenças da saúde geral indicam seus primeiros sintomas na boca, permitindo que o estomatologista identifique ainda cedo. É importante o conhecimento do autoexame bucal, pois o próprio paciente com um pouco de atenção já pode identificar algumas alterações, ou seja, é a prática que o próprio paciente analise sua saúde oral, analisando se certos sinais podem vim a se manifestar, como feridas, úlceras, manchas entre outros como:

  • Lábios descamando
  • Boca seca ou sede excessiva
  • Candidíase de repetição
  • Alteração na cor das mucosas
  • Alteração no paladar
  • Gengiva sangrando e/ou descamando
  • Aftas frequentes
  • Cáries de repetição
  • Herpes frequente
  • Feridas
  • Língua branca
  • Dor
  • Ardência
  • Mucosite (inflamação com úlceras e feridas)

 Depois de toda essa análise, se o paciente ver algumas dessas alterações citadas acima é preciso recorrer ao estomatologista o mais rápido possível, afim de evitar o prolongamento da doença. Entre os principais efeitos encontrados na boca dos pacientes oncológicos estão Mucosite uma inflamação da parte interna da boca que pode levar a feridas na região, a xerostomia que é a sensação de boca seca a osteorradionecrose uma necrose óssea, mais comumente na mandíbula, causada pelo efeito da radioterapia e osteonecrose associada a medicamentos e necrose óssea na região do maxilar associada ao uso de medicamentos (principalmente por Bifosfonatos e Denosumabe).

A atuação preventiva consiste em uma avaliação odontológica criteriosa antes de começar o tratamento. É avaliada a condição das gengivas e dos dentes e feito todo o tratamento necessário antes do início de um medicamento ou da radioterapia. O estomatologista também atua na reabilitação do paciente. Fazem todo o tratamento odontológico, desde a parte periodontal, que envolve o cuidado com as gengivas, como a colocação de próteses e, se houver necessidade e indicação, os implantes.

Agora que já sabemos o que é e o que faz a área da estomatologista bucal, não poderia deixar de explicar sobre os tumores bucais que pode ser algo que muita gente possui, porém não consegue identificar os sinais. Os tumores podem se originar em qualquer tipo de tecido e em torno da boca, incluindo os tecidos conjuntivos, ossos, músculos e nervos, porém ocorrem com mais frequência na língua, no palato mole, nos lábios e no assoalho da boca. Os tumores podem ser divididos em três classificações:

– Não cancerosos: A maioria dos cânceres de boca não são cancerosos, na verdade podem ocorrer diversos tipos de nódulos dentro e ao redor da boca. Um nódulo persistente ou área elevada na gengiva deve ser avaliada por um dentista. Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação. Mas, como alguns tumores anômalos no interior ou ao redor da boca podem ser malignos por isso devem ser levados ao dentista rapidamente

– Pré-cancerosos: Placas de áreas brancas, vermelhas ou mistas de branco com vermelho que não são facilmente removidas, persistem por mais de 2 semanas e não podem ser definidas como qualquer outro quadro clínico, podem ser pré-cancerosas como a leucoplaquia e eritroplaquia.

– Cancerosos: Para aqueles que mascam e fumam tabaco, os lados de dentro da bochecha e dos lábios são campos comuns do câncer bucal. Em outras pessoas, os locais mais comuns para o câncer bucal incluem os lados da língua, o assoalho da boca (palato mole) e a garganta os cânceres causados por infecção oral por HPV geralmente ocorrem na parte posterior da garganta, na base da língua e nas amígdalas. O câncer bucal pode ter muitas aparências diferentes, mas normalmente se assemelha a lesões pré-cancerosas.

A estomatologia é de fato uma área que sempre busca maior crescimento, essa especialidade é de vital importância para a população, pois as estatísticas indicam como acabamos negligenciando a saúde oral. O conhecimento do autoexame e a ida regular ao dentista podem evitar muitos males futuros, como tumores bucais e outras enfermidades.

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências

https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/voce-sabe-o-que-e-estomatologia

https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-da-boca-e-dos-dentes/sintomas-de-doen%C3%A7as-dentais-e-orais/tumores-bucais

http://www.apcd.org.br/index.php/noticias/1260/por-dentro-das-especialidades/02-07-2018/estomatologia-a-saude-pela-cavidade-bucal