O atendimento psicológico é um componente essencial na promoção de saúde. Psicólogos são uma das peças que orientam essa assistência e, dada a sua importância, devem estar em constante atualização, capacitação e formação.
Afinal, lidar com pessoas é estar suscetível às transformações que elas mesmas passam e provocam em toda a dinâmica social. A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), vinculada ao Ministério da Saúde, oferece cursos de diferentes modalidades que pensam justamente nas demandas da população brasileira. É através dessas iniciativas que o profissional da Psicologia pode se manter sempre preparado para o que vier a encontrar na assistência em saúde.
Os cursos são gratuitos e realizados em parceria com 35 instituições de ensino superior. Alguns são específicos para a área de Psicologia. Outros, por outro lado, são mais interdisciplinares e dão noção de toda a rede de saúde brasileira.
Abaixo listamos alguns cursos da UNA-SUS para psicólogos que proporcionam o conhecimento necessário para a assistência em saúde. Confira!
- Envelhecimento da População Brasileira
Esse curso de qualificação tem como objetivo identificar os fatores que compõem o envelhecimento da população brasileira. Em 8 horas de aprendizado, são abordados quatro temas: envelhecimento da população em números, conceitos relacionados ao envelhecimento, funcionalidade global da saúde e políticas voltadas à população idosa. As inscrições podem ser feitas até 25 de junho.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo
Esse curso leva em consideração não apenas o paciente no espectro, como também a família que dá assistência ao indivíduo. Também parte do princípio de que a condição diagnóstica não deve limitar o paciente, pelo contrário. Ao longo de 30 horas são expostos conhecimentos sobre história e epidemiologia do TEA, fluxograma de atendimento da pessoa com o espectro na rede do SUS e o conjunto de ações que devem ser adotadas por todos os profissionais envolvidos — médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. As inscrições ficam abertas até 30 de setembro.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Para Elas: Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência
O curso tem como objetivo capacitar profissionais e organizar a rede de apoio para atender mulheres vítimas de violência. Na modalidade de qualificação profissional, com carga horária de 60 horas, a ideia desse curso é, entre outros: compreender a abordagem da violência e da violência contra a mulher, e discutir as relações de gênero, classe social e etnia que permeiam essa realidade. As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
CONFIRA 3 CURIOSIDADES SOBRE O SUS BRASILEIRO
- Prevenção ao Suicídio
Esse curso tem como objetivo estimular reflexões sobre as atitudes que devem ser adotadas para prevenção do comportamento suicida entre os usuários da Atenção Primária à Saúde. O curso é oferecido no formato à distância, na modalidade de qualificação profissional. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Organização do Sistema Único de Saúde
Esse curso foca na estruturação, configuração e gestão do Sistema Único de Saúde. Gratuito e com início imediato, é voltado para gestores e profissionais de Saúde que se interessem pela assistência em saúde pública. As inscrições estão abertas até 28 de outubro. O curso faz parte do programa de formação Gestão em Saúde, que possui três cursos de cargas horárias que totalizam 135 horas.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
A UNA-SUS
A UNA-SUS foi criada em 2010 para promover capacitação e educação permanente aos profissionais do Sistema Único de Saúde. Esse, inclusive, é o critério para a disponibilização de cursos.
O sistema é coordenado pelo Ministério da Saúde, com atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trinta e cinco instituições de ensino superior são vinculadas à UNA-SUS e responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos.
A UNA-SUS abre novos cursos constantemente, com cobertura em 98% dos municípios brasileiros. Acompanhe aqui os cursos que estão com matrículas abertas.