Especializações em Odontologia que estão em alta no mercado

escova-de-dente-representando-especializacoes-em-odontologia
especializações em odontologia em alta no mercado

Além de uma bagagem de estudos e conhecimento enorme, a formação em odontologia traz a possibilidade de várias especializações para que o bacharel possa escolher e seguir carreira.

As áreas de atuação são enormes e diversificadas, dando possibilidade para que o cirurgião-dentista possa eleger aquela que mais pareça com o seu perfil e/ou objetivos.

Descubra como cirurgiões-dentistas podem conciliar o seu perfil e objetivos da carreira com especializações em odontologia em alta no mercado.

Panorama geral das especializações em Odontologia

Segundo dados atualizados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem atualmente mais de 336 mil cirurgiões-dentistas em todo o Brasil. Destes, 123.743 possuem especializações em odontologia. 

Além disso, a população brasileira necessita diariamente do atendimento odontológico especializado, fazendo com que o mercado seja constante e cada vez maior.

Para o recém-formado, ou formado há algum tempo que quer se tornar especialista, pode parecer ser desafiante escolher alguma especialização em meio a tantas opções.

Para te ajudar, nós listamos para você 5 especializações em odontologia que estão em alta no mercado de odontologia, com possibilidade de crescimento ainda maior nos próximos anos. Confira:

Ortodontia

A especialização em ortodontia é uma das mais visadas pelos odontólogos brasileiros. Segundo o CFO, são aproximadamente 28.616 ortodontólogos no Brasil, sendo então a especialidade mais procurada no país. Mas se engana quem pensa que o mercado para essa área já está saturado.

A busca da população pelo profissional de ortodontia continua crescendo, seja em busca de melhoria estética ou na procura da qualidade de vida proporcionada pelo desenvolvimento correto dos dentes.

Ainda assim, é bom lembrar que a ortodontia vai muito além do aparelho odontológico. O especialista nesta área será o responsável por verificar o histórico clínico do paciente, analisar possíveis irregularidades que impedem o funcionamento correto de todo o arco dentário e tratar os problemas que o paciente tenha.

Portanto, a ortodontia consegue ser uma das mais completas especializações que um cirurgião-dentista pode realizar em sua carreira, com um mercado que continua em expansão e o constante aprendizado para o especialista.

Implantodontia

Assim como a ortodontia, a especialização em implantodontia é uma das especialidade mais procurada pelos dentistas brasileiros: são mais de 17 mil, segundo o CFO. E mesmo com esse número alto de especialistas no país, a busca por esses especialistas continua em alta.

Esse mercado crescente pode ser exemplificado em números:

  • Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, cerca de 11% da população brasileira não tinha dentes e mais de 41% das pessoas no Brasil que chegam aos 60 anos já perderam todos os dentes.
  • Além disso, mais de 40 milhões de brasileiros contam com próteses dentárias e segundo o CFO, o número de implantes no Brasil cresce cerca de 15% ao ano.

O implantodontista é o responsável por tratar da reabilitação oral dos dentes do paciente por meio de cirurgias que implantam próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais. Além disso, o especialista também deve ser capaz de diagnosticar as estruturas ósseas do maxilar e possíveis alterações das mucosas para poder planejar qual prótese será a mais adequada.

Ao poder recuperar e reabilitar um ou mais dentes do paciente, o implantodontista também devolve a ele grande parte da qualidade de vida em relação a mastigação, higienização e autoestima.

Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial

O cirurgião-dentista que optar pela especialização em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial aprenderá a diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias que surgem na boca, face e no aparelho mastigatório (maxilar, mandíbula e gengiva).

Entre os tipos de trabalhos desempenhado por esse especialista, muitas vezes realizado dentro de um hospital, estão

  • Cirurgias para a correção de anomalias e doenças;
  • Cirurgias com finalidade de implantes dentários;
  • Reconstrução facial;
  • Transplantes;
  • E enxertos para reposição de ossos.

A especialização em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial é considerada uma das mais multidisciplinares dentro da odontologia, já que abrange diversos procedimentos de outras diversas especializações da área da saúde.

A necessidade desse especialista em hospitais, clínicas e também em atendimento com outros profissionais, faz com que o mercado para essa área continue em alta com uma grande possibilidade de um trabalho interdisciplinar.

Odontopediatria

Ao longo das últimas duas décadas, a saúde bucal passou a ser tratada no Brasil como uma questão que deve ser priorizada desde os primeiros anos de vida.

Por isso, a procura por especialistas que possam cuidar das primeiras fases de dentição das crianças, e prevenção a futuros problemas, mantém um patamar de crescimento no Brasil.

  • Ao se tornar um especialista em odontopediatria, o profissional acompanhará o paciente por vários anos e irá:
  • Atuar na preservação dos dentes de leite da criança
  • Auxiliar o desenvolvimento da fala e da mastigação
  • Acompanhar a troca de dentição
  • Além de promover ações de conscientização.

E para além dos pequenos, o odonpediatra também vai trabalhar com os pais, contribuindo com o esclarecimento de toda a família e prevenindo futuros problemas com a arcada dentária.

A especialização em odontopediatria continua sendo um bom mercado com inúmeras possibilidades para a carreira do profissional odontólogo.

Endodontia

A endodontia é a terceira especialização mais procurada por odontólogos, segundo o CDO. São mais de 16 mil endodontistas ativos atualmente.

Porém, como o tratamento do canal dentário continua sendo necessário diariamente por milhares de brasileiros, a endodontia continua sendo uma boa aposta no mercado odontológico.

O endodontista é o especialista que trata dos problemas relacionados à polpa dentária e à raiz dos dentes. Ele é o responsável por avaliar a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz em caso de alterações observadas por meio de cáries, fraturas ou traumas.

Com o avanço da tecnologia e de informações, o tratamento feito por esse profissional se expande cada vez, deixando de lado argumentos que dizem que o procedimento é muito dolorido ou muito caro.

Banner SS

Leituras que podem te interessar: