Além de uma bagagem de estudos e conhecimento enorme, a formação em odontologia traz a possibilidade de várias especializações para que o bacharel possa escolher e seguir carreira.
As áreas de atuação são enormes e diversificadas, dando possibilidade para que o cirurgião-dentista possa eleger aquela que mais pareça com o seu perfil e/ou objetivos.
Descubra como cirurgiões-dentistas podem conciliar o seu perfil e objetivos da carreira com especializações em odontologia em alta no mercado.
Panorama geral das especializações em Odontologia
Segundo dados atualizados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil tem atualmente mais de 336 mil cirurgiões-dentistas em todo o Brasil. Destes, 123.743 possuem especializações em odontologia.
Além disso, a população brasileira necessita diariamente do atendimento odontológico especializado, fazendo com que o mercado seja constante e cada vez maior.
Para o recém-formado, ou formado há algum tempo que quer se tornar especialista, pode parecer ser desafiante escolher alguma especialização em meio a tantas opções.
Para te ajudar, nós listamos para você 5 especializações em odontologia que estão em alta no mercado de odontologia, com possibilidade de crescimento ainda maior nos próximos anos. Confira:
Ortodontia
A especialização em ortodontia é uma das mais visadas pelos odontólogos brasileiros. Segundo o CFO, são aproximadamente 28.616 ortodontólogos no Brasil, sendo então a especialidade mais procurada no país. Mas se engana quem pensa que o mercado para essa área já está saturado.
A busca da população pelo profissional de ortodontia continua crescendo, seja em busca de melhoria estética ou na procura da qualidade de vida proporcionada pelo desenvolvimento correto dos dentes.
Ainda assim, é bom lembrar que a ortodontia vai muito além do aparelho odontológico. O especialista nesta área será o responsável por verificar o histórico clínico do paciente, analisar possíveis irregularidades que impedem o funcionamento correto de todo o arco dentário e tratar os problemas que o paciente tenha.
Portanto, a ortodontia consegue ser uma das mais completas especializações que um cirurgião-dentista pode realizar em sua carreira, com um mercado que continua em expansão e o constante aprendizado para o especialista.
Implantodontia
Assim como a ortodontia, a especialização em implantodontia é uma das especialidade mais procurada pelos dentistas brasileiros: são mais de 17 mil, segundo o CFO. E mesmo com esse número alto de especialistas no país, a busca por esses especialistas continua em alta.
Esse mercado crescente pode ser exemplificado em números:
- Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, cerca de 11% da população brasileira não tinha dentes e mais de 41% das pessoas no Brasil que chegam aos 60 anos já perderam todos os dentes.
- Além disso, mais de 40 milhões de brasileiros contam com próteses dentárias e segundo o CFO, o número de implantes no Brasil cresce cerca de 15% ao ano.
O implantodontista é o responsável por tratar da reabilitação oral dos dentes do paciente por meio de cirurgias que implantam próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais. Além disso, o especialista também deve ser capaz de diagnosticar as estruturas ósseas do maxilar e possíveis alterações das mucosas para poder planejar qual prótese será a mais adequada.
Ao poder recuperar e reabilitar um ou mais dentes do paciente, o implantodontista também devolve a ele grande parte da qualidade de vida em relação a mastigação, higienização e autoestima.
Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial
O cirurgião-dentista que optar pela especialização em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial aprenderá a diagnosticar lesões, traumatismos e anomalias que surgem na boca, face e no aparelho mastigatório (maxilar, mandíbula e gengiva).
Entre os tipos de trabalhos desempenhado por esse especialista, muitas vezes realizado dentro de um hospital, estão
- Cirurgias para a correção de anomalias e doenças;
- Cirurgias com finalidade de implantes dentários;
- Reconstrução facial;
- Transplantes;
- E enxertos para reposição de ossos.
A especialização em traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial é considerada uma das mais multidisciplinares dentro da odontologia, já que abrange diversos procedimentos de outras diversas especializações da área da saúde.
A necessidade desse especialista em hospitais, clínicas e também em atendimento com outros profissionais, faz com que o mercado para essa área continue em alta com uma grande possibilidade de um trabalho interdisciplinar.
Odontopediatria
Ao longo das últimas duas décadas, a saúde bucal passou a ser tratada no Brasil como uma questão que deve ser priorizada desde os primeiros anos de vida.
Por isso, a procura por especialistas que possam cuidar das primeiras fases de dentição das crianças, e prevenção a futuros problemas, mantém um patamar de crescimento no Brasil.
- Ao se tornar um especialista em odontopediatria, o profissional acompanhará o paciente por vários anos e irá:
- Atuar na preservação dos dentes de leite da criança
- Auxiliar o desenvolvimento da fala e da mastigação
- Acompanhar a troca de dentição
- Além de promover ações de conscientização.
E para além dos pequenos, o odonpediatra também vai trabalhar com os pais, contribuindo com o esclarecimento de toda a família e prevenindo futuros problemas com a arcada dentária.
A especialização em odontopediatria continua sendo um bom mercado com inúmeras possibilidades para a carreira do profissional odontólogo.
Endodontia
A endodontia é a terceira especialização mais procurada por odontólogos, segundo o CDO. São mais de 16 mil endodontistas ativos atualmente.
Porém, como o tratamento do canal dentário continua sendo necessário diariamente por milhares de brasileiros, a endodontia continua sendo uma boa aposta no mercado odontológico.
O endodontista é o especialista que trata dos problemas relacionados à polpa dentária e à raiz dos dentes. Ele é o responsável por avaliar a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz em caso de alterações observadas por meio de cáries, fraturas ou traumas.
Com o avanço da tecnologia e de informações, o tratamento feito por esse profissional se expande cada vez, deixando de lado argumentos que dizem que o procedimento é muito dolorido ou muito caro.
Leituras que podem te interessar: