Trabalhar na área de saúde exige capacitação frequente. A produção de conhecimento é constante e novas informações sobre doenças geram novos protocolos de atendimento e manejo clínico.
A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é uma alternativa para que o profissional, principalmente o farmacêutico, se capacite de acordo com as necessidades da população. Os cursos oferecidos por esse sistema, mantido pelo Ministério da Saúde, variam em formatos e modalidades, mas são gratuitos.
Muitos são interdisciplinares e podem ampliar o escopo de formação do farmacêutico que atua no sistema público ou tem a pretensão de desenvolver sua carreira no SUS — seja por concursos ou por programas de Residência Multiprofissional. É o caso dos cursos que listamos abaixo:
- Organização do SUS
Curso voltado para gestores e profissionais da área de saúde, com foco na estruturação, configuração e gestão do Sistema Único de Saúde. O curso é gratuito, com início imediato e matrículas até 28 de outubro. Faz parte do programa de formação Gestão em Saúde, que possui três cursos de cargas horárias que totalizam 135 horas.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Manejo da Confecção Tuberculose-HIV
Esse curso oferece subsídios para que profissionais de saúde atentam de forma integral e qualificadas pessoas que sejam infectadas por tuberculose e HIV. Ao longo de 60 horas de curso são estudados aspectos de apoio psicossocial, manejo clínico de confecção e organização de serviços para atendimento de pessoas coinfectadas. As inscrições estão abertas até 25 de junho.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – Especialização
Periodicamente a UNA-SUS abre turmas de especialização para a gestão da Assistência Farmacêutica, com objetivo de qualificar o profissional da Farmácia para gestão de serviços e políticas, exercício da liderança, criatividade e comprometimento com o sistema de saúde. O curso tem duração de 360 horas e é à distância.
- Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa
O curso tem como objetivo realizar avaliação multidimensional da pessoa idosa e conta com quatro temas: avaliação multidimensional, avaliação clínica, avaliação psicossocial e avaliação funcional. O curso é de qualificação e à distância. As matrículas estão abertas até 25 de junho.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Manejo Clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde
Esse curso de qualificação tem como objetivo ajudar profissionais de saúde a reconhecer as recomendações apresentadas e documentações previstas no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19). O curso é oferecido à distância e está com inscrições abertas até 25 de junho.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
- Zika: Abordagem Clínica na Atenção Básica
Diante do aumento de casos de Zika no Brasil, o curso de qualificação tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde no que diz respeito aos aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos, de promoção à saúde e de prevenção à infecção. Entre os assuntos tratados estão cuidados específicos a gestantes e parturientes, e atuação do profissional-sentinela na identificação de complicações. As matrículas podem ser feitas até 30 de junho.
Veja aqui mais informações sobre o curso.
CONFIRA 3 CURIOSIDADES SOBRE O SUS BRASILEIRO
A UNA-SUS
A UNA-SUS foi criada em 2010 para promover capacitação e educação permanente aos profissionais do Sistema Único de Saúde. Esse, inclusive, é o critério para a disponibilização de cursos.
O sistema é coordenado pelo Ministério da Saúde, com atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Trinta e cinco instituições de ensino superior são vinculadas à UNA-SUS e responsáveis pelo desenvolvimento dos cursos.
A UNA-SUS abre novos cursos constantemente, com cobertura em 98% dos municípios brasileiros. Acompanhe aqui os cursos que estão com matrículas abertas.