Medicina tradicional chinesa e suas técnicas | Colunista

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) possui uma herança cultural chinesa há milênios e, embora sua origem tenha acontecido séculos antes de Cristo, é possível diagnosticar e tratar enfermidades no século XXI, objetivando o equilíbrio dinâmico para a saúde (GOMES; BECKER, 2019).

Já no Brasil a MTC foi conhecida na década de quarenta, por meio da acupuntura, que ganhou força em 1999 quando o Ministério da Saúde realizou a inclusão do atendimento nos serviços públicos de saúde tendo em vista assegurar o princípio da universalidade, portanto foi criado a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) com o propósito de implantar e favorecer o desenvolvimento dessas práticas tendo em vista a aprimoração da atenção à saúde (GOMES; BECKER, 2019).

Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa

De acordo com Aguiar e colaboradores (2021), existem técnicas na MTC, como por exemplo, a acupuntura que é uma técnica milenar com efeitos energéticos e analgésicos, anti-inflamatórios, ansiolíticas, miorrelaxantes e acionadores da função imunológica através do uso de agulhas, que por sua vez, propicia principais benefícios como relaxamento e redução da dor muscular em pacientes com disfunção temporomandibular. 

Outra técnica de tratamento da MTC é a auriculoterapia, pois é uma alternativa que utiliza a orelha como microssistema do corpo e lida com pontos específicos para o tratamento da dor no pavilhão auricular. A utilização da estimulação é individualizada de cada paciente, que conta com um manuseio fácil, custo baixo e conforto para o paciente.

A ventosaterapia é uma técnica que existe desde milênios e possui poder terapêutico que cativou diversas civilizações, sendo aperfeiçoada pela Medicina Tradicional Chinesa. É uma prática dissipada em todo o mundo, que proporciona relaxamento corporal e mental nas pessoas (RIBEIRO et al., 2019)

De acordo com Lopes e colaboradores (2020), estudos apontam que a ventosaterapia é uma terapia eficaz na redução de dores, tensões musculares, e aumento na qualidade de vida de indivíduos que possuem um alto teor de estresse e uma elevada carga horária de trabalho. 

Com isso, a Medicina Tradicional Chinesa apresenta diversas técnicas que podem ser utilizadas como uma terapia alternativa na contribuição de redução de dores, tensões e estresse através dos efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que podem ser provocados com o uso adequado das técnicas, de forma individualizada para cada paciente. 

Esse tratamento pode promover uma melhor qualidade de vida para os pacientes, principalmente quando tem acesso ao serviço por meio da Atenção Básica de Saúde, devido à inserção no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo assim, as possibilidades de diagnóstico e tratamento dos profissionais são ampliadas, melhorando a percepção clínica por meio de tratamentos alternativos para os pacientes.

Matérias relacionadas:

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências:

AGUIAR, Camilla Siqueira de. LIMA, Lohana Maylane Aquino Correia de. PAIVA e SOUSA, José Leonardo de. MELO, Milena Mello Varela Ayres de. MELO, Ricardo Eugenio Varela Ayres de. Uso da medicina tradicional chinesa no tratamento para pacientes com disfunções da articulação temporomandibular: um relato de experiência. Sociedade 5.0: educação, ciência, tecnologia e amor. Recife. II COINTER PDVS 2020. Disponível em: https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvs/uploads/431.pdf. Acesso em: 06 maio 2021.

GOMES, Valérie Kischener. BECKER, Sandra Greice. Medicina tradicional chinesa: diferenciação de síndromes no diagnóstico de acidente vascular cerebral. Scientia Amazonia, v. 8, n.3, CS1-CS9, 2019 Revista on-line http://www.scientia-amazonia.org ISSN:2238.1910. 

LOPES, Sarah Stephane Nunes. REIS, Vecia Maria de Souza. SALVIANO, Fábia Azambuja Pereira. FALCÃO, Cristina de Santiago Viana. BARBOZA, Michelli Caroline de Camargo. MARTINS, Aline Barbosa Teixeira. O uso da ventosaterapia como proposta de promoção à saúde para funcionários de uma universidade privada em Fortaleza – CE. Saúde Coletiva, v,10, n.57, p. 3395-3400, 2020. DOI: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i57p3395-3406

RIBEIRO, Joyce Caroline. SENÊ, Rafaela Ferreira de. PAIVA, Ana Flávia Aparecida. PINTO, Liliane. ASSIS, Isabela Bacelar de. Ventosaterapia: tratamento alternativo para diversas afecções. Revista Saúde em Foco – 11ª edição, 2019.