Quem sorri com a boca, sorri com os olhos | Colunista

Foto em preto e branco de pessoas com rostos trocados

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Figura 1. Fotografa Flavia Tebaldi com o marido e as filhas (Foto : Flavia Tebaldi / cedida ao G1 matéria do dia 16/05/2020, – g1.globo.com)

O sorriso é o maior, e talvez o mais importante,  exemplo de expressão facial,  pelo menos para os dentistas! 

Porém, durante esse período de pandemia, com uso obrigatório de máscaras, desenvolvemos uma nova maneira de sorrir, o famoso “sorrir com os olhos”.

As expressões faciais possuem um incrível poder de comunicação não verbal, quem nunca fez uma cara feia ao comer algo azedo ou acido, não é mesmo? Elas possuem a  capacidade de fazer transparecer nossos sentimentos, sejam eles sinceros ou não. O  medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a raiva, a felicidade e até o sorriso forçado, aquele “sorriso amarelo” que geralmente acontece em situações de desconforto, são alguns exemplos. Esses movimentos e/ou expressões faciais só são possíveis graças a uma ação coordenada dos músculos da face.  Algumas características importantes desse grupo muscular são:

  • São músculos esqueléticos e delgados;

  • A origem na maioria das vezes é no esqueleto;

  • A inserção na maioria das vezes é na camada mais profunda da pele;

  • Não possuem fáscia;

  • São inervados pelo nervo facial, VII par de nervos cranianos;

  • Produzem movimentos voluntários e involuntários; 

Menina com a mão no queixo

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Figura 2. Criança com cara de espanto.(Foto: telavita.com)

Conhecidos também como músculos da mímica, eles permitem esticar ou enrugar a pele do rosto de diversas formas. Mas como nada na vida resiste ao tempo,  com o passar dos anos esse estica e puxa, somado aos processos fisiológicos normais de envelhecimento e atos deletérios (como o movimento bucal feito pelos fumantes), fazem com que  a pele sofra um  desgaste e perca sua capacidade elástica, e é a partir desse momento que começam a surgir as tão famosas, e indesejadas rugas e linhas de expressão. 

Rosto de mulher visto de perto

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Figura 3. Mulher com rugas e linhas de expressão, natural.(Foto: liveabout.com)

Assim como as expressões faciais que são únicas de cada indivíduo, o surgimento das rugas e das linhas de expressão também são pessoais, não podemos prever o momento em que elas começarão a aparecer, muitas variáveis podem interferir nesse processo como, alimentação, cuidados com a pele e até a genética.

 Hoje, com a Harmonização Orofacial,  é possível minimizar os efeitos indesejados causados pelas marcas na pele. Geralmente os preenchedores, como Ácido Hialurônico, produzem um efeito satisfatório, eles ocupam os espaços na camada intermediária da pele (Derme) e devolvem o aspecto de lisura da mesma. Já a Toxina Botulínica, conhecida popularmente como Botox, atua na camada muscular, ou seja, nos músculos da face, aqueles que falamos interiormente. Segundo o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa toxina  também pode ser usada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas, ela age bloqueando os sinais nervosos do cérebro para o músculo, paralisando-o. Com a paralisação desses músculos, as expressões faciais ficam comprometidas total ou parcialmente, cabe ao profissional decidir a melhor estratégia a ser empregada, respeitando claro, a necessidade de cada paciente.

Diagrama

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Figura 4. Ação do ácido hialurônico na camada cutânea.(Foto:adeliamendonca.com)  

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Figura 5. Ação da toxina  Botulínica placas das terminações nervosas.(Foto: drkrausz.site.med)

Independente dos motivos quem levem o paciente a procurar por um procedimento dessa natureza, o profissional tem por obrigação dominar e entender toda a dinâmica envolvida nos movimentos produzidos por estes músculos. Os erros podem gerar sequelas temporárias ou definitivas. 

Na tabela abaixo encontramos um resumo prático para consulta rápida, e de fácil entendimento. Nela, os músculos da mímica estão divididos por regiões, com origem, inserção, inervação, e principalmente o movimento que executam. Ela foi criada com intuito de simplificar e facilitar o dia a dia dos profissionais, e dos futuros profissionais.

Região 

Músculo

Função

origem

Inserção

Inervação

 

Couro cabeludo

Occiptofrontal ventre frontal

 

Ventre occiptal

Franze a testa, eleva sobrancelhas e movimenta o couro cabeludo anteriormente

 

Traciona o couro cabeludo para trás.

Pele e músculos acima da margem supraorbital

 

Linha bucal do occipital e processo mastoide

Aponeurose epicraniana

 

Aponeurose epicraniana

N. Facial (VII)

 

Corrugador do supercílio

Franze a fronte e deprime a sobrancelha

Arco superciliar

Pele do supercilio

N. Facial (VII)

 

Orbicular do olho

Depressão da pálpebra e comprime a saco lacrimal

Parede medial da órbita

Pálpebra

N. Facial (VII)

Orbita e sobrancelha

prócero

Forma pregas na pele acima da glabela

Ossos nasais e cartilagem lateral

Pele da glabela

N. Facial (VII)

 

Abaixador do supercílio

Franze a fronte e deprime a sobrancelha

Processo maxilar do osso frontal

Pele do supercilio

N. Facial (VII)

 

Levantador da pálpebra superior

Elevar a pálpebra superior

Teto da orbita

Pálpebra superior

N. Oculomotor (III)

 

Zigomático menor

Eleva o lábio superior 

Arco zigomatico

Pele e músculo orbicular do lábio superior

N. Facial (VII)

 

Zigomatico maior

Eleva e lateraliza o ângulo da boca

Arco zigomatico

Pele e músculo orbicular no ângulo da boca

N. Facial (VII)

Peribucais

Orbicular da boca

Fechamento dos lábios e protrusao labial

Margem alveolar e lábio superior

Feixes musculares no ângulo da boca e septo do nariz

N. Facial (VII)

 

Levantador do lábio superior

Eleva o lábio superior

Acima do forame infraorbital da maxila

Pele e musculo orbicular do lábio superior

N. Facial (VII)

 

Levantador do ângulo da boca

Eleva e lateraliza o ângulo da boca

Abaixo do forame infraorbital da maxila

Ângulo da boca e lábio inferior

N. Facial (VII)

 

Abaixador do lábio inferior

Abaixa o lábio inferior

mandibula

Pele do lábio inferior

N. Facial (VII)

Peribucais

Abaixador do ângulo da boca

Deprime e lateraliza o ângulo da boca

mandibula

Pele e musculo orbicular do ângulo da boca

N. Facial (VII)

 

Bucinador

Comprime as bochechas 

Sopro e sucção 

Processo alveolar das maxilas e rafe pterigo mandibular

Ângulo e lateral da boca mesmo lado

N. Facial (VII)

 

Risório

Puxa o ângulo da boca lateralmente

Fascia parotideo masseterica

Pele do ângulo da boca

N. Facial (VII)

 

Mentoniano

Eleva a pele do mento e vira o lábio inferior para fora

Fossa mentoniana da mandibula

Pele do mento

N. Facial (VII)

 

Levantador do lábio superior e da asa do nariz

Eleva o lábio superior e dilata a narina

Processo frontal da maxila

Lábio superior e cartilagem alar do nariz

N. Facial (VII)

Nariz

Nasal

Alarga as narinas

maxilas

Cartilagens nasais

N. Facial (VII)

 

Abaixador do septo do nariz

Traciona para baixo o ápice do nariz

Eminências alveolares maxilares dos incisivos

Cartilagens septal e alar maior

N. Facial (VII)

 

Auricular anterior

Traciona orelha para cima e para frente

Fáscia temporal

Hélice da orelha

N. Facial (VII)

Orelha

Auricular supeior

Eleva a orelha

Aponeurose epicraniana

Porção superior da orelha

N. Facial (VII)

 

Auricular posterior

Traciona a orelha para cima e para trás

Processo mastoide

Convexidade da concha da orelha

N. Facial (VII)

Pescoço

Platisma

Deprime o lábio inferior e eleva a pele do pescoço

Pele superficial à clavícula e ao ombro

Margem inferior da mandíbula e músculos bucais

N. Facial (VII)

Tabela 1. Resumo dos músculos da face / mímica

Além de expor as vantagens e desvantagens, é preciso conversar com o paciente, entender sua realidade e determinar os limites de cada procedimento.  Algumas profissões exigem maior expressão corporal e principalmente facial, por parte dos profissionais, como no caso das  atrizes, dos atores, dos mímicos. Comprometer o movimento desses músculos pode causar algum transtorno ao paciente.

O papel do profissional vai além da aplicação de uma técnica precisa e adequada, cabe a ele também ouvir as queixas do paciente e entender suas necessidades, para assim, conseguir corresponder às expectativas.

 

 

Referências:  

  • https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/toxina-botulinica-tipo-a/13/

  •  https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/preenchimento

  • BUCHAIM, Rogerio Leone; ISSA, Joao Paulo Mardegan. Manual de anatomia odontológica. 1. ed. Barueri SP : Manole, 2018.

  •  FEHRENBACH, Margaret J. . Anatomia de Cabeça e Pescoço para colorir. 3. ed. Rio de janeiro : Gen, 2020.

  • Imagem 1 : https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2020/05/16/com-distanciamento-social-fotografa-registra-olhares-e-sentimentos-por-tras-das-mascaras.ghtml

  • Imagem 2 : https://www.google.com/amp/s/www.telavita.com.br/blog/expressoes-faciais-e-psicologia/amp/

  • Imagem 3 : https://www.liveabout.com/how-to-use-retin-a-for-fine-lines-and-wrinkles-345650

  • Imagem 4 : https://adeliamendonca.com.br/blog/acido-hialuronico-promove-rearquitetura-facial-preenchimento-e-hidratacao-profunda/?amp

  • Imagem 5 : https://drkrausz.site.med.br/areadopaciente/index.asp?PageName=Toxina-20Butol-EDnica

  • Tabela : Tabela de própria autoria baseada nas informações adquiridas.