Alimentação é a base de toda a vida humana e, quando de boa qualidade e variedade, está diretamente associada à promoção da saúde. Mais do que nunca, a expectativa é que essa compreensão seja cada vez mais difundida e alerte profissionais e clientes sobre a importância da área de Nutrição.
É essa a avaliação que faz Yasmin Xavier Souza, nutricionista e referência na área na Sanar Saúde. Otimista quanto ao papel que a categoria deve exercer daqui pra frente, principalmente num futuro de pós-pandemia, ela é também realista diante dos desafios que são impostos cotidianamente.
“O nutricionista precisará despender muitos esforços para esclarecer informações duvidosas e se posicionar como único profissional capacitado para realizar orientações alimentares”, destaca.
Mas não é só isso que se espera do nutricionista. Yasmin indica em detalhes os caminhos que preparam para o questionamento do momento: como será o profissional de Nutrição do futuro? Confira!
SAIBA QUANTO GANHA UM NUTRICIONISTA NO BRASIL
Como será o profissional de Nutrição do futuro?
Conhecimentos sobre marketing e gestão de consultório já se mostram indispensáveis à atuação do nutricionista. Acredito que, brevemente, esses assuntos serão incorporados e intensificados na grade curricular da Nutrição. Mais que o conhecimento técnico-científico, é preciso que o nutricionista veja seus pacientes como clientes e, assim, saiba fazer captação e fidelização da sua clientela.
Que papel esse profissional terá no sistema de saúde do futuro?
Penso que a alimentação está sendo valorizada neste momento de busca por “imunidade”. O nutricionista precisará direcionar ainda mais a sua conduta para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, combatendo o fanatismo por “alimentos/produtos milagrosos”.
O que deve ser feito no presente para que esse profissional do futuro seja alcançado?
A minha dica é que estejamos constantemente estudando e nos atualizando sobre diversos assuntos, não somente no que diz respeito à Nutrição. Precisamos hoje entender sobre os temas que mais atingem a população, porque seremos questionados sobre isso, e precisamos estar prontos para emitir uma opinião fundamentada.
Quais são os principais obstáculos que devemos enfrentar no caminho rumo a esse profissional do futuro?
Vejo como obstáculos a proliferação de informações equivocadas e sensacionalistas sobre alimentos e sua relação com a imunidade, especialmente neste momento de pandemia. O nutricionista precisará despender muitos esforços para esclarecer informações duvidosas e se posicionar como único profissional capacitado para realizar orientações alimentares.
Como podemos nos preparar, em termos de educação, preparação e direcionamento de carreira, para os desafios que nos serão impostos nos próximos anos?
Mais uma vez, reforço que o estudo e a atualização são imprescindíveis frente aos desafios na nossa carreira — como informações nem sempre corretas sobre alimentos e sua relação com a imunidade.
O que podemos ter como aprendizado para o futuro desse momento terrível que vivemos, de pandemia?
Precisamos entender que vivemos uma eterna mudança. Precisamos ser flexíveis e aprender a nos adaptar diante de cada nova dificuldade. Se antes pensávamos em emagrecimento, num momento de pandemia devemos colocar a saúde em primeiro plano, e como ajudar outras pessoas a verem a alimentação como um dos pilares da saúde. Profissionais versáteis e altamente perspicazes conseguiram muito êxito com seus clientes nesta pandemia justamente por conseguirem adaptar seus projetos terapêuticos a uma nova realidade.
Esse conteúdo foi interessante pra você? Veja também como é a carreira do nutricionista nas Forças Armadas!