Fique por dentro das diversas áreas de atuação da fisioterapia | Colunista

Você possui interesse em cursar Fisioterapia? Então,precisa conhecer o leque de possibilidades que há para você…

Fisioterapia em dermato-funcional, oncologia, cardiovascular, respiratória, saúde da mulher, ortopedia e muitas outras áreas você irá conhecer ao decorrer deste artigo. Talvez, você já tenha ouvido falar que a fisioterapia é só massagem… Ou apenas “choquinho”. No entanto, iremos te mostrar que existe um campo de atuação bem vasto e vai de acordo com o gosto de cada profissional atuar na área que gosta.

 A Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975 estabeleceu o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO. O mesmo atua em cada estado do Brasil por meio dos CREFITOs- Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e tem por finalidade normatizar direitos e deveres dos profissionais,

O curso de Fisioterapia é bacharelado e dura em torno de cinco anos na modalidade presencial, a formação contém disciplinas da saúde e ciências biológicas.  O fisioterapeuta é o profissional que se ocupa da recuperação dos movimentos através de técnicas fisioterapêuticas, atuando também na prevenção de doenças ocupacionais e lesões. A seguir você irá conhecer mais sobre essas áreas!

 Conheça as áreas de atuação

  • Fisioterapia Cardiovascular

  • Fisioterapia em Gerontologia 

  • Fisioterapia Esportiva 

  • Fisioterapia Dermato-Funcional 

  • Fisioterapia Neurofuncional

  • Fisioterapia do Trabalho 

  • Fisioterapia em Oncologia 

  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica 

  • Fisioterapia Respiratória 

  • Fisioterapia em Saúde da Mulher 

  • Fisioterapia em Terapia Intensiva 

  • Fisioterapia Aquática 

  • Fisioterapia em Osteopatia

  • Fisioterapia em Acupuntura 

  • Fisioterapia em Quiropraxia

Fisioterapia Cardiovascular ( Resolução Coffito 454/2015)

Nesta área, o profissional recorre aos exercícios físicos e a biomecânica como instrumentos para reabilitar eliminando ou reduzindo as limitações físicas causadas por patologia aguda e crônicas, por exemplo, atuando na reabilitação de indivíduos que sofreram acidente vascular encefálico (AVE).

Fisioterapia em Gerontologia (Resolução Coffito 476/2016)

Quem não ama trabalhar com idosos, né?!  O profissional presta assistência e cuidados aos idosos, tendo em vista sua qualidade de vida, autonomia e mobilidade.

Fisioterapia Esportiva(Resolução Coffito 337/2007)

 Já este profissional atua em centros de treinamentos esportivos. Alguns esportes envolvem grande esforço físico dos atletas, por exemplo, o futebol, quando ocorre algum tipo de lesão que necessite de reabilitação, ou até mesmo em nível de prevenção o Fisioterapeuta é o profissional mais indicado. 

Fisioterapia Dermato-Funcional(Resolução Coffito 362/2009)

 Uma pele lisinha é tudo… Aqui o fisioterapeuta auxilia em tratamentos voltados ao campo da estética. Por exemplo, diminuir gordura localizada, flacidez da pele e cicatrizes. 

Fisioterapia Neurofuncional (Resolução Coffito 189/1998 – Alterada pela Resolução 226/2001)

Nesta área o profissional auxilia pacientes portadores de limitações neuromotoras ou físicas decorrentes de patologias degenerativas ou neurológicas, tendo em vista sempre a independência do paciente.

Fisioterapia do Trabalho (Resolução Coffito 351/2008)

Uma área bem legal e pouco conhecida, o Fisioterapeuta possui por função prevenir, manter e proteger a saúde do trabalhador, evitando lesões ou qualquer outra alteração funcional decorrente de atividade laboral, tendo em vista a qualidade de vida do trabalhador em seu ambiente de trabalho.

Fisioterapia em Oncologia (Resolução Coffito 364/2009 – Alterada pelaResolução 390/2011)

Uma área muito admirável que também vem crescendo nos últimos anos, aqui o profissional auxilia pacientes portadores de câncer, seja no pré- operatório, nos cuidados paliativos em pacientes que possui sequelas, com objetivo de reduzir os sintomas nocivos da doença e dos tratamentos. Contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

Fisioterapia Traumato-Ortopédica (Resolução Coffito 260/2004) 

O fisioterapeuta auxilia no tratamento de disfunções causadas por patologias, lesões ortopédicas ou traumatismo. Essa área é uma das mais conhecidas dentro da fisioterapia,  não é mesmo?

Fisioterapia Respiratória (Resolução Coffito 318/2006)

O profissional utiliza diversas técnicas com objetivo de prevenção ou cura. A fim de melhorar a oxigenação do sangue, mobilizar secreções, diminuir o trabalho respiratório, promover expansão pulmonar, prevenir complicações e reeducar a função respiratória. Esta área tem sido bastante conhecida devido aos tratamentos reabilitativos pós-covid 19.

Fisioterapia em Saúde da Mulher (Resolução Coffito 372/2009 – revoga Resolução 365/2009)

Já esta área possui um forte impacto na reabilitação e prevenção de diversas disfunções que pode atingir a saúde íntima da mulher, por exemplo, afecções como incontinência urinaria, disfunções sexuais e Dores pélvicas.

Fisioterapia em Terapia Intensiva (Resolução Coffito 402/ 2011)

 O profissional presta os cuidados respiratórios e motores em pacientes graves portadores de complicações clínicas que necessitam de acompanhamento por tempo prolongado. O Trabalho costuma ser realizado de forma multiprofissional. 

Fisioterapia Aquática (Resolução Coffito 443/2014)

Área bem interessante, inclusive algumas pessoas costumam confundir com hidroginástica, pois ambas são feitas em piscinas. Aqui o fisioterapeuta utiliza uma piscina terapêutica onde é realizado trabalho com água para reabilitação respiratória, analgesia e fortalecimento muscular.

Fisioterapia em Osteopatia (Resolução Coffito 398/2011)

O profissional especializado na área atua com a manipulação musculoesquelética a fim de proporcionar analgesia e tratar patologias. 

Fisioterapia em Acupuntura(Resolução Coffito 219/2000)

Esta área consiste na aplicabilidade da técnica com agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, oriunda da medicina tradicional chinesa, é utilizada para o tratamento de disfunções musculoesquelético e emocional.

Fisioterapia em Quiropraxia (Resolução Coffito 399/2011)

 A quiropraxia é uma forma de medicina alternativa que possibilita diagnosticar e tratar situações do sistema músculo-esquelético, o que pode afetar o estado geral de saúde através do sistema nervoso.

Esta área da fisioterapia não muito conhecida auxilia na promoção da saúde e tratamento de disfunções articulares através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulações, principalmente da coluna vertebral..

Os Fisioterapeutas possuem aptidão para trabalhar em diversos estabelecimentos de acordo com sua especialidade, podem atuar em ambulatórios, hospitais, centros de treinamentos esportivos, clínicas médicas, academias, casas de repouso, empresas e clinicas de estética.

O universo da fisioterapia é bem amplo, não é mesmo? Qual área tem mais a ver com você? Conte-nos tudo aqui nos comentários!

Matérias Relacionadas

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências

Carreiras: Conheça quais são as áreas de atuação da Fisioterapia. Guia da carreira. Disponível em: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/areas-de-atuacao-da-fisioterapia/. Acesso em: 7 abr. 2021.

COFFITO. Especialidades: Especialidades reconhecidas pelo COFFITO. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?page_id=2350. Acesso em: 7 abr. 2021.

CREFITO2. Especialidades: As especialidades da Fisioterapia reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). 2011.Disponível em: https://crefito2.gov.br/home_profissional/fisioterapia/especialidades. Acesso em: 8 abr. 2021

MAIR, Vanessa et al. Perfil da fisioterapia na reabilitação cardiovascular no Bras. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 5, Nov 2008.

SHIWA, Sílvia; SCHMITT, Ana; JOÃO, Sílvia. O fisioterapeuta do estado de São Paulo. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, p. 10, Out 2016.