Você já deve ter ouvido falar sobre o método Pilates e suas diversas aplicações, certo? Pois bem, a técnica foi criada pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, devido problemas ligados à sua saúde na infância (asma, raquitismo e febre reumática). Apaixonado pelo estudo do corpo humano, se tornou um autodidata no assunto. Praticante de diversas modalidades de exercícios físicos, criou uma gama de exercícios utilizando o solo e molas presas nas camas. Mas calma! Iremos falar como tudo isso se iniciou.
Em 1914, uma fase marcante na história de Joseph Pilates, onde ele foi preso junto com outros cidadãos alemães pelas autoridades britânicas, sendo julgado como inimigo. Recluso no campo de concentração de Lancaster (Inglaterra). Trabalhou como enfermeiro ajudando feridos da Primeira Guerra, enfrentando algumas situações precárias para sobreviver e foi nesse período que ele resolveu colocar todo o seu conhecimento em prática. Na prisão, insistiu para que todos os outros encarcerados realizassem os movimentos junto com ele, contava com a ajuda das molas dos colchões para trabalhar o fortalecimento do corpo e da mente.
Em meio a epidemia do vírus influenza que aconteceu no ano de 1918, observou-se que os enfermos que estavam em treinamento com Pilates, não foram infectados devido a execução dos exercícios, beneficiando sua saúde, embora não existissem comprovações científicas na época. Logo após, em 1923, Joseph se muda para os Estados Unidos, já casado com Clara Pilates ( onde se conhecem em um navio) e fundando em Nova Iorque seu primeiro estúdio, atraindo olhares do público de dança, bailarinos, portadores de lesões e atrizes.
Crédito: Getty Images, Criador: I C Rapoport
Idealização dos aparelhos
Joseph buscou durante a guerra, estimular a reabilitação e inclusão dos pacientes acamados por meio da adaptação em suas atividades. Ele retirava as molas dos colchões e as utilizavam para fazer aparelhos de exercícios nas camas. Assim, surgindo a ideia dos primeiros aparelhos de Pilates, gerando assim, força, flexibilidade, resistência física e concentração mental. Foi nessa época que ele desenvolveu os seguintes aparelhos:
-
Cadillac.
-
Ladder Barrel.
-
Reformer.
-
Step Chair.
Crédito: The Life Picture Collection via Getty Images, Criador :Michael Rougier
Crédito: Getty Images, Criador: I C Rapo
Criador: Sussan Schiff Faludi , Crédito: Getty Images
Primeiros Instrutores
Reconhecido em todo o mundo por proporcionar concentração, centralização, fluidez, respiração, precisão, controle e relaxamento. O método consiste em uma série de exercícios controlados, seja eles o Mat Pilates (realizados no solo) ou em aparelhos. O Joseph treinou vários alunos para se tornarem instrutores de Pilates, os famosos ELDERS (Anciãos, a primeira geração de instrutores).
-
Clara Pilates (1883-1977)
-
Romana Kryzanowska (1923-2013)
-
Ron Fletcher (1921-2011)
-
Eve Gentry (1303-1994)
-
Kathy Grant (1921-2010)
-
Bruce King
-
Lolita San Miguel
Chegada ao Brasil
Chegou ao Brasil nos anos 1990. Sendo a capital baiana o primeiro estúdio de Pilates brasileiro. A grande responsável por tal empreendimento foi a bailarina Alice Becker Denovaro, primeira brasileira a certificar-se do método, introduzindo o Pilates na área clínica em Salvador-Ba, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas – HUPES – UFBA. Em 1996, surge oficialmente o primeiro fabricante brasileiro de equipamentos de Pilates, a PHYSIO PILATES com sua sede também em Salvador- Ba. trabalhando com licença exclusiva para toda América do Sul.
ALICE BECKER DENOVARO, BALARINA E PRIMEIRA BRASILEIRA A SE CERTIFICAR NO MÉTODO PILATES.
Benefícios do Método Pilates
“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.” (Joseph Pilates)”
-
Aumenta a força, o equilíbrio, a coordenação e flexibilidade;
-
Dá maior controle muscular e consciência corporal;
-
Integra corpo e mente;
-
Melhora o condicionamento físico e mental;
-
Melhora a capacidade respiratória;
-
Corrige a postura;
-
Alivia dores musculares e previne lesões;
-
Aumenta a autoestima e alivia o estresse;
-
É eficiente na pós-reabilitação;
-
Promove menor atrito nas articulações;
-
Equilibra as funções do corpo;
-
Ajuda a controlar o peso.
Agora que a gente deu uma abreviada na história do Pilates, dá para perceber o quão revolucionário foi o Joseph, criando um método que é executado de forma holística. Em cada aula o corpo sendo trabalho da respiração a força. E aí, já realizou sua aula de Pilates hoje?
“Paciência e persistência são qualidades vitais no resultado final para realizar algum esforço que valha a pena.” – Joseph Pilates.
Referências
CAMARÃO, TEREZA. PILATES NO BRASIL. ALEGRO
ISACOWITZ,RAEL E CLIPPINGER, KAREN. ANATOMIA DO PILATES
PILATES,J.H.,MILLER,W.J RETURN TO LIFE THROUGH CONTROLOGY