Boas práticas do residente multiprofissional em saúde | Colunista

Se você acabou de ingressar em um programa de Residência Multiprofissional em Saúde ou se já está há algum tempo, mas se sente deslocado, esse texto é para você!

  O início de um sonho, ou quase. Sabemos que um programa de residência contém inúmeras horas de trabalho pesado, tem duração de 02 (dois) anos, com carga horária de 5.760 (cinco mil, setecentos e sessenta) horas, distribuídas em atividades teóricas/práticas, sob a forma de treinamento em serviço, equivalente a 60 (sessenta) horas/semana, com direito a uma folga semanal e a 30 (trinta) dias consecutivos de férias por ano.

Além disso, devem ser desenvolvidos 80% da carga horária total sob a forma de atividades práticas e 20% sob a forma de atividades teóricas ou teórico-práticas, contando com a supervisão de um preceptor (profissional de serviço) e um tutor (docente de instituição de ensino superior), por isso, é de extrema importância aproveitar esse tempo da melhor forma possível.

E com a minha vivência de residente multi vou revelar, cinco passos para arrasar nesses 02 (dois) anos que te esperam:

1- Conselho de Classe não é mera formalidade

Agora que você já é um profissional formado e com a inscrição da entidade de classe de profissionais da sua área de formação, deve-se atentar às legislações do seu conselho de classe, ter ética e saber os direitos e deveres. Isto é o básico de todo profissional que exerce a sua profissão.

2- Haja como um profissional e será visto como um

Por essas e outras é preciso levar a residência a sério. Ser pontual, assíduo e saber conversar com a equipe, de forma clara e com inteligência emocional, vai fazer com que todos te respeitem, mesmo com pouco tempo de experiência na sua formação.

3- É por isso que é multiprofissional

Saiba pedir ajuda! Sim, é preciso ter um bom relacionamento com todos os profissionais do setor ou da unidade. Encaminhar um paciente para outro colega de profissão, discutir o caso e, saber o trabalho que o outro profissional desenvolve,  é fundamental para ter sucesso e facilitar a resolutividade dos problemas que surgirão.

4- Fofocas não foram feitas para ambientes de trabalho

Não comece intrigas ou faça parte delas. Sabemos que a convivência com pessoas diferentes é um pouco complicada, até porque nem sempre será somente de forma profissional. Evite fazer fofocas, se posicionar sobre assuntos pessoais das outras pessoas, falar mal do trabalho do outro ou tratá-lo mal porque não gosta da pessoa. Um bom relacionamento de equipe vai facilitar sua jornada, além de que no final podem até sentir saudades de você.

5- Você não está lá para fazer fotossíntese

Seja prestativo, interessado e proativo! Parece clichê, mas os tutores e preceptores sempre dão notas aos residentes e o que eles mais reclamam é sobre isso. Não esteja ali interessado apenas em cumprir horas. Muitas pessoas queriam estar no seu lugar, na sua vaga que você estudou bastante e passou. Então ponha a mão na massa! Não tenha medo de falar que não sabe fazer aquele procedimento, não se sinta melhor que os outros profissionais a ponto de não ajudar em um trabalho mais braçal. Você é um profissional, mas ainda está sendo avaliado, então se você não aprender tudo que pode agora, depois não terá tantas chances de aprender. Tenho certeza que vão te valorizar por isso!

“O que quer que você faça, faça bem feito. Faça tão bem feito que, quando as pessoas te virem fazendo, elas queiram voltar e ver você fazer de novo e queiram trazer outros para mostrar o quão bem você faz aquilo que faz!” Walt Disney

Agora que você já sabe de tudo isso é só se sentir confiante, aplicar essas dicas e compartilhá-las com os seus colegas! A residência é uma ótima oportunidade de crescimento profissional e pessoal, pois lidamos com vidas e precisamos saber a melhor forma de nos relacionarmos para tornar essa experiência prazerosa.

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS:

 CARVALHO, Patrícia. Conselhos profissionais: entenda o que são, como funcionam e conheça os principais. Revista Quero, Brasil, 2 jul. 2021. Profissões. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/conselhos-profissionais. Acesso em: 8 maio 2021.

SANAR. Residência Multiprofissional em Saúde. Revista Sanar Saúde, Brasil, 8 maio 2019. Carreiras: Artigos e Notícias. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/carreiras/artigos-noticias/residencia-multiprofissional-em-saude. Acesso em: 8 maio 2021.