A Enfermagem é uma das profissões mais necessárias em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Celebrada em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, essa carreira tem como foco o cuidado — e todos precisamos disso em algum momento de nossas vidas.
Seja na iniciativa privada ou no setor público; seja na assistência, docência ou gestão, o profissional da Enfermagem exerce papel significativo na fluidez e eficácia do atendimento ao paciente. E por ser tão importante nessa estrutura, é preciso que o enfermeiro esteja cada vez mais preparado para as demandas que surgirem.
Pensando nisso, consultamos a professora da Sanar Saúde e enfermeira Olga Sá para responder uma pergunta simples, mas muito valiosa: como será o profissional de Enfermagem do futuro? Em sua avaliação, três palavras resumem: audácia, confiança e poder.
Confira a entrevista abaixo!
SAIBA QUANTO GANHA UM ENFERMEIRO NO BRASIL
Como será o profissional de Enfermagem do futuro?
Um profissional mais audacioso, mais confiante e empoderado sobre o seu papel e sua importância para o campo de saúde. Somos a engrenagem motivadora da saúde. Somos razão e emoção ao mesmo tempo. Nós somos elo, nós somos o cuidado no dia a dia.
Que papel esse profissional terá no sistema de saúde do futuro?
Empreendedores! Acredito que o papel do futuro será como donos dos próprios negócios. Temos uma gama enorme de possibilidades. Podemos trabalhar com o que desejarmos, basta estratégia, planejamento e um bom estudo sobre o negócio a ser implementado. Precisamos ir além do conhecimento de Enfermagem. Um consultório de Enfermagem por exemplo. Quanto financeiramente preciso investir? Quanto de recursos humanos? E o espaço? Qual a melhor localidade? Com que equipamentos irei trabalhar? Quais os horários de funcionamento? Tenho uma reserva no caixa? E por aí vamos pensando em como estruturar um negócio.
O que deve ser feito no presente para que esse profissional do futuro seja alcançado?
Muito estudo, preparo e investimento na carreira. Sempre é tempo de estudar! O importante é definir metas. Tenho que estruturar as minhas rotinas para chegar lá naquela meta e é assim que vamos sabendo qual é o melhor momento para investir na carreira.
Quais são os principais obstáculos que devemos enfrentar no caminho rumo a esse profissional do futuro?
Tempo! O maior obstáculo hoje é tempo! Trabalhamos tanto para receber um retorno financeiro de forma digna que acabamos por não nos dedicarmos ao nosso crescimento e preparo profissional. Planejamento e estratégia são as chaves, saber definir prioridades para não nos deixarmos cair nas armadilhas daqueles fatores que nos roubam o tempo.
Como podemos nos preparar, em termos de educação, preparação e direcionamento de carreira, para os desafios que nos serão impostos nos próximos anos?
Estabelecer metas e prazos, conhecer o mercado, buscar empresas sérias que possam te dar o verdadeiro suporte neste preparo. É preciso pesquisar muito e nem sempre levar em consideração o valor cobrado. O barato pode sair caro depois. Verifique comentários sobre essa empresa ou serviço em sites, por exemplo.
O que podemos ter como aprendizado para o futuro desse momento terrível que vivemos, de pandemia?
O mundo é mutável e quem não está preparado para mudar, ficará obsoleto. Ouvi uma vez que: “Quando o metrô passar, devemos estar com o bilhete em mãos, pois caso contrário, ficaremos na estação”.
Ainda tem dúvidas sobre a carreira na Enfermagem? Confira 10 curiosidades sobre essa profissão!