A pandemia do coronavírus evidenciou a importância do profissional de Fisioterapia na rede de assistência em Saúde, mas sua atuação vai além da crise sanitária que vitimou milhões de pessoas em todo o mundo. O fisioterapeuta atua na docência, na assistência em hospitais, em consultórios e centros de reabilitação, bem como na pesquisa e gestão.
As possibilidades são muitas, mas é preciso se preparar. Pensando nisso, entrevistamos o professor Leonardo Pamponet, referência em Fisioterapia na Sanar, para nos dizer como será o fisioterapeuta do futuro. O que será exigido desse profissional? Como se preparar?
Pamponet adianta: “O fisioterapeuta, enquanto classe, precisa aproveitar as oportunidades para fortalecer a profissão o que garantirá um futuro de melhor qualidade e reconhecimento”, afirma.
Confira a entrevista abaixo!
SAIBA COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE DESTAQUE NA FISIOTERAPIA
Como será o profissional de Fisioterapia do futuro?
A Fisioterapia vem crescendo bastante e o fisioterapeuta sai da faculdade com uma visão generalista mas precisará se capacitar, se especializar e manter-se constantemente atualizado para se destacar no mercado.
Que papel esse profissional terá no sistema de saúde do futuro?
O fisioterapeuta tem papel importantíssimo no sistema de saúde. Muito se preocupa com o tratamento das doenças, mas o fisioterapeuta atua também na prevenção de lesões ou complicações das doenças, o que pode contribuir muito com a melhora da qualidade de vida das pessoas e evitar o uso do sistema de saúde.
O que deve ser feito no presente para que esse profissional do futuro seja alcançado?
Cursos de graduação e cursos de extensão de qualidade, estimulando o aluno a não se acomodar e buscar sempre mais e melhores conhecimentos.
Quais são os principais obstáculos que devemos enfrentar no caminho rumo a esse profissional do futuro?
Nenhuma caminhada é fácil, sempre existirão obstáculos, como quantidade de profissionais disponíveis no mercado de trabalho, oportunidade de experiência prática, baixa remuneração inicial. Mas a persistência e seguimento no caminho certo levarão o fisioterapeuta à realização profissional e pessoal.
Como podemos nos preparar, em termos de educação, preparação e direcionamento de carreira, para os desafios que nos serão impostos nos próximos anos?
Buscar aperfeiçoamento constante, manter-se atualizado, buscando cursos e eventos de qualidade. Estudar muito.
O que podemos ter como aprendizado para o futuro desse momento terrível que vivemos, de pandemia?
A Fisioterapia ganhou muito destaque durante a pandemia devido sua importância no tratamento da doença e prevenção de complicações, assim como na reabilitação dos pacientes mais graves. Conseguimos mostrar para a sociedade a importância tanto na prevenção quanto no tratamento. O fisioterapeuta, enquanto classe, precisa aproveitar as oportunidades para fortalecer a profissão — o que garantirá um futuro de melhor qualidade e reconhecimento.
Ainda tem dúvidas sobre a carreira na Fisioterapia? Saiba mais sobre a carreira do fisioterapeuta, como remuneração e piso salarial!