Uso racional de medicamentos: Entenda por que a prática é essencial para a saúde

O uso indiscriminado de medicamentos é uma preocupação mundial. Em todo o mundo, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que dois terços dos antibióticos são usados sem prescrição médica em muitos países, 50% dos consumidores compram medicamentos para um dia de tratamento e é crescente a resistência de micro-organismos causadores de enfermidades infecciosas prevalentes.

No Brasil, que celebra o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos em 5 de maio, os dados são ainda mais alarmantes:

  • 27% das intoxicações são causadas por medicamentos
  • 16% dos casos de morte por intoxicações são causadas por medicamentos
  • 35% dos medicamentos são adquiridos por automedicação

Mas, afinal, o que é o uso racional de medicamentos?

A Organização Mundial da Saúde defende como uso racional de medicamentos a prescrição de fármacos adequados às suas condições clínicas. São considerados também a quantidade de doses, o período do tratamento e o custo — que deve ser o menor para o paciente e para a comunidade na qual ele está inserido.

Como aderir à prática

Aderir ao uso racional de medicamentos é uma prática que requer esforços de todos os atores envolvidos no tratamento ao paciente. Além dele mesmo, profissionais de saúde, gestores, políticos, indústria, comércio e governo também têm participação nessa mudança de comportamento.

Exemplo disso é a criação do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, por meio da Portaria nº 427/07, revogada pela Portaria nº 1555/07. A diretriz atende a uma recomendação da OMS, e institui o comitê responsável por identificar e propor diretrizes e estratégias de articulação e monitoramento.

Do ponto de vista do profissional de saúde, algumas práticas podem ser observadas no dia a dia do atendimento. Entre elas:

  • Definir as necessidades do uso do medicamento;
  • Receitar o medicamento apropriado, de acordo com eficácia e segurança comprovadas;
  • Prescrever adequadamente, com doses e período de duração do tratamento bem definidos.

 

Referências

Por que o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade?

Uso racional de medicamentos

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento: tratamentos para a Covid-19 aumentam a preocupação

Portaria nº 1.555, de 27 de junho de 2007

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?