Vantagens de ser um residente multiprofissional em saúde: experiência pessoal | Colunista

O ingresso na Residência Multiprofissional em Saúde é algo almejado, que contribui para o aprimoramento profissional e pessoal. Sabemos que essa conquista acontece após muita dedicação e horas de estudo.

O futuro residente precisa ter em mente que os Programas de Residência têm duração de dois anos, exigem dedicação exclusiva e contam com carga-horária de 60h semanais distribuídas em atividades teórico-práticas – onde 40% é só de prática. [1,3]

Ser residente é árduo, porque você acorda cerdo, sai das atividades tarde, chega em casa cansado e ainda tem que ter disposição para estudar e conciliar vida pessoal; porém, é importante ressaltar que todo o empenho vale a pena e é compensador depois de um tempo.

Vou contar para vocês o que considero mais relevante nessa conquista, considerando minha experiência como ex-residente de Fisioterapia.

  • Você supera os medos

Muitos residentes iniciam o Programa logo após a conclusão da graduação. É muito comum chegar no campo de atuação cheio de expectativas e ansiedade. É uma experiência nova e desafiadora. Mas, acredite, muitas pessoas contribuirão para o seu crescimento; você irá aprender muito, se capacitar e se tornar um profissional com uma bagagem enorme. 

  • Faz amizades

O que não falta na Residência são pessoas para você conhecer e dividir experiências. Seja em âmbito comunitário ou hospitalar, você terá que conviver o dia inteiro com as mesmas pessoas, dialogar e fazerem trabalhos juntos. Tudo isso estreita os laços e, quando menos percebe, já tem vários amigos. Acredite, ter amigos na Residência torna tudo mais leve e estimulante. 

  • Aprende a falar em público

Se você tem dificuldade em oratória, terá muitas oportunidades de aperfeiçoar a comunicação. Na Residência, existem incentivos para elaboração de projetos, rodas de conversa e debates [3]. Mas, se você é tímido, não precisa ter receio. Situações como essa devem ser vistas como encorajamento para o desenvolvimento pessoal. 

  • Torna-se arrebatado por cursos online e eventos científicos

Lembra quando eu disse que uma parte da carga-horária é para embasamento teórico? Isso quer dizer que é constante a procura por cursos em plataformas digitais, bem como o interesse por eventos científicos. Não à toa, você encontra residentes apresentando trabalhos científicos em congressos, simpósios, jornadas e afins.  

Se você gosta da docência e pesquisa, aproveita que está no lugar certo para incrementar o currículo. 

  • Tem a chance de fazer um estágio eletivo

O estágio eletivo é aquele estágio que você opta por fazer na instituição do seu interesse e que pode acontecer fora do estado ou no exterior [2]

Para quem gosta de se aventurar, o eletivo em outra cidade ou país possibilita a troca de experiências, o intercâmbio cultural, além da chance de se sentir, por um mês, como um habitante. 

Sem contar que, nos dias livres, você pode aproveitar os pontos turísticos. 

  • Amplia sua capacidade de atuação

Os campos de estágio na Residência são múltiplos e o convívio com outras categorias permite que você compartilhe opiniões e expanda seus conhecimentos [3]. Você irá conviver com pessoas que possuem experiências diferentes, em campos de atuação diferentes, e isso é muito enriquecedor. Não à toa, os residentes que concluem o Programa estão aptos para atuar em diversas áreas. 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de ser um residente, que tal começar a estudar? 

Matérias relacionadas:

Referências

1. LOPES, Christiny Regina et al. Residência multiprofissional em saúde: a integração ensino-serviço no processo formativo. 2018.

2. MIOTO, Regina Célia Tamaso et al. As residências multiprofissionais em saúde: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Serviço Social e Saúde, v. 11, n. 2, p. 185-208, 2012.

3. TORRES, Rafael Bruno Silva et al. Estado da arte das residências integradas, multiprofissionais e em área profissional da Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e170691, 2019.