Técnica Overlap: Como método de sobreposição pode potencializar estudos em Saúde

A rotina de estudos nem sempre é animadora. Por mais que você esteja determinado a realizar o sonho do concurso na área da Saúde ou da aprovação na Residência Multiprofissional, sustentar a disposição durante o período de preparação é desafiador.

Diversos fatores influenciam: cansaço mental, a solidão do processo, estudar sempre pelas mesmas fontes, insegurança sobre o aprendizado. O jeito é mesmo encontrar formas de manter sua disposição e alcançar seu objetivo no final do processo.

A técnica overlap é um método de estudo que pode potencializar sua preparação para as provas de concursos e residência. Seguindo sua tradução do inglês, “overlap” é sobreposição. Aplicado aos estudos, é buscar conhecimentos sobre um determinado assunto em diversas fontes — o máximo que for possível.

Isso quer dizer que você pode estudar por:

  • Livros;
  • Vídeo;
  • Aulas presenciais;
  • Apostilas;
  • Mapas mentais;
  • Fluxogramas; 
  • Revistas;
  • Resumos.

Até mesmo filmes, programas e outros produtos culturais podem te ajudar a absorver informações acerca de um dado assunto. O importante é aprofundar seus conhecimentos e garantir mais segurança a respeito do que está sendo estudado. 


CONHEÇA 9 MÉTODOS DE ESTUDOS INFALÍVEIS PARA PROVAS DE CONCURSO E RESIDÊNCIA


Vantagens do método overlap

O método overlap é recomendado porque propicia a absorção do conhecimento a partir da repetição. Isso quer dizer que, conforme você tem acesso a informações sobre o mesmo assunto em diferentes momentos e fontes, maior é a tendência de absorver conhecimentos a esse respeito. 

Além disso, usar recursos diferentes para estudar estimula seu cérebro. É o caso dos mapas mentais, que ajudam na fixação do conteúdo através da memória visual.

Essas fontes diversas podem ser utilizadas nos períodos de revisão do conteúdo. Por exemplo, depois de estudar pelo livro ou videoaula, vale consultar fluxogramas, assistir a um programa ou filme ou resumos que tratem daquele assunto.

 

Quer se preparar melhor para as provas de concurso e Residência? Então veja como responder com assertividade às questões da prova objetiva

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?