Consultório odontológico: Dentista ensina em 3 passos como montar o seu

Ter um consultório odontológico próprio é um grande passo na carreira do dentista. Além da autonomia profissional, há outras responsabilidades tão importantes quanto. É o caso da gestão de pessoas e insumos, prospecção de clientes, fidelização de cada um deles para que voltem. 

Embora a faculdade prepare bem o profissional quanto à técnica da odontologia, habilidades de gestão dificilmente são incluídas na grade curricular. A alternativa é buscar esses conhecimentos em espaços fora do ambiente acadêmico.

Pensando nisso, conversamos com a dentista Daniela Magnavita, formada há 13 anos, especialista em endodontia sessão única e proprietária de uma clínica por sete anos. Entre uma série de dicas, um spoiler: tenha um plano de negócios!

Separamos abaixo 3 dicas para você montar seu primeiro consultório odontológico. Confira!

Passo a passo

Um consultório odontológico próprio é o sonho de muitos cirurgiões-dentistas. As habilidades necessárias para alcançar esse objetivo são desenvolvidas na graduação, conforme entram em contato com as diversas especialidades odontológicas. 

Apesar disso, a dentista Daniela Magnavita observa que investir em uma especialização antes de abrir o consultório faz diferença. Afinal, eleva o aperfeiçoamento do dentista e a segurança durante o atendimento.

Veja abaixo outras dicas da especialista!

Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é fundamental para colocar um consultório para funcionar de maneira segura e sustentável. O documento é resultado de um estudo prévio das necessidades e demandas do seu consultório. 

Por exemplo, a autorização da Vigilância Sanitária e do Conselho Regional de Odontologia, e os equipamentos e insumos necessários no consultório, além do mapeamento de fornecedores e colaboradores para o estabelecimento. 

“Funciona como um guia prático, que sempre que necessário deve ser consultado para as tomadas de decisões”, explica a dentista Daniela Magnavita. 

O plano de negócios guia também o planejamento financeiro e administrativo do consultório, permitindo programação de investimentos e iniciativas de marketing. 


VEJA COMO REALIZAR O GERENCIAMENTO FINANCEIRO DO CONSULTÓRIO


Profissionais devem ser qualificados

Uma vez com o consultório minimamente estruturado, é fundamental que os profissionais que lá atuam sejam qualificados. Ou seja, o aperfeiçoamento técnico-científico dos profissionais é a base do seu estabelecimento.

“O profissional deve transmitir o seu conhecimento técnico com uso de linguagem simples sobre o procedimento a realizar, prezar pelo atendimento acolhedor, buscando ouvir os anseios dos seus pacientes quanto ao tratamento e nunca prometer o que não puder ser cumprido”, acrescenta Daniela.

A especialista destaca valores que são muito bem-vindos a qualquer consultório odontológico: atendimento humanizado, ética, responsabilidade e acompanhamento no pós-atendimento. Esses são importantes na conquista da confiança do paciente.

Divulgue seu consultório

Divulgar seu consultório é essencial para atrair pacientes e fazer com que a rotina de atendimento se estabeleça. Com a popularização das plataformas online, as ferramentas de marketing digital podem ser uma alternativa eficiente, com anúncios no Google e produção de conteúdo nas redes sociais. 

Nas redes sociais, espaço onde pode construir autoridade sobre sua especialidade, é importante destacar dicas de saúde bucal, participações em cursos e congressos, ambientação da clínica e mensagens de outros pacientes reconhecendo o seu trabalho – a chamada prova social. Procure ajuda especializada para trabalhar na divulgação do seu consultório

“Outros meios de divulgação seriam realização de publicidade em carro de som e a panfletagem, dependendo da localização e do público-alvo. Todo esse trabalho deve estar sempre em observância às regras previstas pelo código de ética”, acrescenta Daniela Magnavita.

Além de Instagram e Facebook, vale usar o WhatsApp para contato, por ser acessível a grande parte das pessoas e permitir o diálogo instantâneo. 

Dica extra: faça parcerias

Montar seu primeiro consultório pode parecer desafiador, mas parcerias são sempre importantes em momentos como esse. Em qualquer caso, escolha bem com quem fazer sociedade. 

“É vantajoso, desde que as especialidades sejam distintas para que uma complemente a outra. Desta forma, ganha-se comodidade, resolutividade, visibilidade e novas parcerias”, indica Daniela. 

Nesse caso, a divisão dos custos entre os parceiros pode variar de acordo com o tipo de investimento e o acordo estabelecido entre as partes. 

 

Essas dicas foram úteis para você? Compartilhe com seus colegas de profissão!

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?