Ler expande horizontes de formas diversas. Apresenta novas realidades, incentiva novos hábitos, estimula a adoção de novas práticas. Mostra um mundo que não conheceríamos se dependêssemos apenas da vivência, do mundo real.
Nem todos os livros são frutos da imaginação, ou seja, são ficcionais. E ao longo de sua formação profissional, é possível que você tenha lido muito, e muitos livros que tratam justamente da realidade que você passaria a viver dali em diante.
Essas leituras são imprescindíveis para te tornar um profissional habilidoso, capacitado e eficiente. Por outro lado, há diversos gêneros que também têm muito a contribuir!
Neste Dia Mundial do Livro e do Autor, convidamos alguns autores dos livros da Sanar para compartilhar livros não-técnicos que todo profissional de Saúde deveria ler. Confira!
Livros que todo profissional deveria ler
Não, não necessariamente tem algo a ver com saúde — nem com legislação do SUS, terapia intensiva, clínica médica ou cirúrgica. Há livros que todo profissional deveria ler e que tratam apenas de humanidade, de autoconhecimento, da postura que deve adotar em relação ao mundo.
E isso faz toda a diferença! Pelo menos é o que garantem alguns dos autores de livros da Sanar, que compartilharam as leituras que mais marcaram suas vidas.
Uma máxima popular recomenda algo como “leia o que eles leem”, para que sigamos a trilha de conhecimento adotada por profissionais que são nossa referência. Bom… Essa é uma oportunidade e tanto.
“O segredo”, de Rhonda Byrne
O livro “O Segredo”, da escritora Rhonda Byrne, é indicação do professor e fisioterapeuta Filipe Vieira. Em sua avaliação, o livro é mais do que autoajuda, porque estimula o leitor a ver as situações da vida de forma mais proativa.
“Ele ensina a forma de pensar de modo a atrair aquilo que realmente se deseja, como uma lei de atração, e que alguns tipos de pensamentos atuam de forma contrária, ‘repelindo’ aquilo que realmente se quer”, avalia.
Aqui na Sanar, Vieira escreveu diversos livros, mas destaca o “Preparatório para Residências em Fisioterapia 2020” por remetê-lo à sua trajetória. Especialista em Clínica da Pessoa e da Família pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ele atribui sua aprovação ao uso de obras produzidas pela Sanar.
Vieira também considera o preparatório um dos livros mais completos da área, completos da área, com questões de residências de todos os processos seletivos do Brasil e resumos práticos que auxiliam na absorção dos conteúdos.
“Um sopro de vida”, de Clarice Lispector
Autora clássica na literatura brasileira, Clarice Lispector é a sugestão da enfermeira e professora Renata Passinho. Quando jovem, recém-formada e insegura, um trecho do livro a marcou: “Escreverei em direção ao ar e sem responder a nada, pois sou livre. Eu — eu que existo. Existe uma volúpia em ser gente. Não sou mais silêncio”.
A trajetória traçada por Renata desde quando leu esse livro pode explicar o impacto dessa leitura. Enfermeira desde 2010, se orgulha de viver todas as experiências que desejou: residência, aprovação em dois concursos federais e em dois municipais, conclusão do mestrado e com doutorado em andamento. Também já trabalhou como enfermeira assistencial hospitalar e pré-hospitalar. Em 2013 passou a dar aulas.
Na Sanar, Renata Passinho escreveu livros importantes. Entre eles, o primeiro “Preparatório para Residências em Enfermagem“, publicado em 2014. “Tenho apego especial por ter sido o pioneiro com questões comentadas para a profissão e pela ampla aceitação por parte dos estudantes e enfermeiros”, conta Renata, que coordenou e escreveu esse livro.
CONHEÇA OS LIVROS PUBLICADOS PELA SANAR E INVISTA EM SUA APROVAÇÃO!
“Pare de se sabotar e dê a volta por cima”, de Flip Flippen
Autoconhecimento é o segredo para que profissionais consigam realizar seus objetivos, segundo o livro recomendado pela enfermeira e autora da Sanar Tainara Abreu. “É um livro que ensina o leitor a se conhecer, a identificar suas limitações, para que assim alcance o sucesso”, explica.
Apaixonada por livros, a enfermeira especialista em obstetrícia destaca a “Coleção de Manuais para Enfermagem” como o mais significativo que escreveu junto à Sanar. Foco nos volumes 1 e 7, que tratam de ética e gestão e de fundamentos e semiologia técnica, respectivamente.
Os demais livros da coleção abordam terapia intensiva, urgência e emergência e segurança do paciente; clínica médica e clínica cirúrgica; saúde da mulher e obstetrícia; neonatologia, pediatria e saúde do adolescente; e saúde do idoso, saúde mental e saúde do trabalhador.
“Me identifico muito com a escrito, ensino e tudo o que envolve estudo e busca pelo conhecimento. A Sanar me aproxima dos meus sonhos”, acrescenta.
Percebe como nem só de leitura técnica se forma um bom profissional? Compartilhe essas dicas com seus colegas!