Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os termos: Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade, mas você já parou para pensar na relação entre eles? E por que é tão importante para uma organização de saúde? Ou ainda, você já pensou na importância do profissional de enfermagem neste contexto?
Para melhor entendimento vamos começar com um breve resumo sobre os fundamentos de cada termo.
Segurança do paciente:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a segurança do paciente é definida como: “Redução, a um mínimo aceitável do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde”, baseado neste conceito foram definidas as seis metas referenciais de segurança do paciente:
-
Identificação do paciente
-
Comunicação efetiva;
-
Segurança na administração de medicamentos;
-
Cirugia segura;
-
Higienização das mãos;
-
Redução do risco de quedas e prevenção de úlceras por pressão.
Dizemos que estas são referenciais, pois podem ser adequadas a cada instituição individualmente.
Gestão da qualidade:
Uma organização seja ela de saúde ou de outro segmento focada em gestão da qualidade com certeza preza pela melhoria contínua dos seus processos, estrutura e resultados. Esta gestão quando aplicada a saúde nos oferece uma gama de ferramentas onde podemos planejar e sistematizar da melhor forma possível à assistência profissional ao cliente / paciente. A gestão da qualidade possui como norte os seguintes pilares:
-
Eficácia;
-
Eficiência;
-
Otimização;
-
Aceitabilidade;
-
Legitimidade;
-
Equidade.
Estes pilares nos possibilitam uma melhor organização e planejamento para que a cultura de segurança do paciente seja implantada na unidade.
E então qual a relação entre os dois conceitos?
Se o objetivo é reduzir ao mínimo os riscos ou possíveis danos causados pela assistência à saúde, os principios pautados em controle, redução de gargalos e melhoria da eficiência de seus processos se tornam cruciais na jornada de inserção da cultura de segurança do paciente em uma organização de saúde. Além disso, no momento da implantação da cultura de segurança do paciente na unidade serão usadas as ferramentas da gestão da qualidade para medir resultados, gargalos e opiniões da equipe envolvida.
E então onde o profissional de enfermagem se encaixa nesse contexto?
O profissional de enfermagem se mostra de extrema importância, pois os mesmos estarão tanto no momento do planejamento de ações ocupando os cargos gerenciais, como aplicando as metas, atuando em cargos de assistência.
Sem dúvidas gestão da qualidade e segurança do paciente são questões discutidas em alta pelos profissionais de saúde, principalmente no âmbito da enfermagem e no cenário pós-pandemia COVID-19. Então fique atento e se atualize, pois, tendo conhecimento desses conceitos, você estará contribuindo para evitar diversos riscos e danos ao cliente/paciente. Além de que, estar antenado com as atualizações dos conceitos modernos de saúde te valorizará ainda mais enquanto profissional.
Mas e agora? Como saber mais sobre o assunto?
Inclua esses sites no seu estudo:
-
O Proqualis busca produzir e disseminar informações e novidades sobre a segurança do paciente bem como também ferramentas para sua aplicação, vale a pena dar uma olhada, o site possui interface simples e fácil de entender, segue o link: https://proqualis.net/;
-
O IBSP produz conteúdo sobre segurança do paciente, visando à qualidade na assistência, possui uma ala com alguns cursos sobre o assunto, segue o link: https://www.ibsp.net.br/;
Curso grátis:
-
O curso Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde é oferecido pela escola virtual do governo pela plataforma EVG, o curso é gratuito e totalmente online com carga horária de 100h, segue o link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/236.
Matérias relacionadas:
- O que faz o(a) enfermeiro(a) obstetra?
- Como obter uma boa classificação na residência?
- Golden hour: A importância da primeira hora de vida do bebê
REFERÊNCIAS:
Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf;
Cultura de segurança do paciente: como o enfermeiro pode ajudar?. Portal CEEN. Disponível em: https://www.ceen.com.br/cultura-de-seguranca-do-paciente/#:~:text=Por%20esse%20motivo%2C%20a%20cultura,diretamente%20o%20paciente%20no%20cuidado;
Todos juntos pela Segurança do Paciente. Portal IBS. Disponível em: https://www.ibsp.net.br/quem-somos/;
Sobre o Proqualis. Portal Proqualis. Disponível em: https://proqualis.net/sobre-o-proqualis ;
Segurança do paciente e Qualidade em serviços de saúde. Portal EVG. Disponível em: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/236.