Desenvolvimento atípico/TEA: benefícios da terapia ABA

crianca com desenvolvimento atipico tea praticando aba
crianca com desenvolvimento atipico tea praticando aba

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma vertente relacionada à Terapia Analítico-Comportamental, baseada em evidências científicas e na aplicação planejada de intervenções, de acordo com os problemas comportamentais presentes na sociedade.

O método pode ser indicado para diversos transtornos, mas tornou-se especialmente popular para casos de Desenvolvimento Atípico / Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A preferência por esse tratamento também se deve à eficácia comprovada nas últimas décadas, em centenas de estudos publicados por pares.

O objetivo da ABA então irá se resumir em estimular comportamentos e solidificar as habilidades que já existem, também moldando as que serão construídas para que o ser mantenha a interação com a sociedade.

Além da relação que é proposta com a criança, os pais também recebem toda a assistência necessária, já que se entende que abranger a família no processo é imprescindível.

Desenvolvimento atípico e TEA (Transtorno do Espectro Autista)

Através da ABA, os comportamentos deficitários ou excessivos são identificados. A partir dessa análise, são definidos tratamentos para estímulo de comportamentos funcionais, com objetivos específicos de acordo com o grau de desenvolvimento e as dificuldades pessoais de cada paciente.

Nos casos de TEA, há acompanhamento intensivo, o que gera resultados significativos na evolução dos atendidos.

Paralelamente ao trabalho direto com a pessoa que se encontra no espectro, o terapeuta deve treinar os pais ou responsáveis para que os reforços positivos sejam aplicados na rotina fora do consultório.

E, também, ouvi-los e orientá-los sobre os desafios diários, o que gera uma troca enriquecedora.

Análise de comportamento aplicado ao TEA

Mesmo que a proposta inicial da ABA não tivesse sido para intervir no comportamento do ser com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é notório que a terapia comportamental funciona diretamente nesse processo, já que ajuda a ensinar habilidades.

Por conta disso, a ABA, que já possui eficácia comprovada, se tornou uma preferência entre os profissionais da saúde.

Para estar apto a oferecer esse atendimento tão complexo e gratificante, o profissional deve se especializar em análise comportamental e estender seus estudos a conteúdos específicos sobre esses casos.

Com esse objetivo, a Pós-Graduação em Terapia Analítico-Comportamental da Sanar Saúde inclui um módulo completo sobre Análise do Comportamento Aplicada e Desenvolvimento Atípico.

Nele você vai ter aulas sobre intervenção, técnicas e estratégias, avaliação de repertório, aspectos éticos e legais.

O curso é 100% online e oferece a base necessária para a prática terapêutica, com metodologia exclusiva e professores altamente qualificados.

Conteúdos que podem te interessar: