Luta Contra o Câncer: 5 novidades que você vai querer saber sobre a doença

O câncer é uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima aumento de 70% no número de novos casos nos próximos vinte anos.

No Brasil, a elevada taxa de mortalidade é explicada pelo diagnóstico tardio, situação que se agrava no cenário de pandemia de coronavírus. Levantamentos divulgados por diferentes instituições apontam queda no número de diagnósticos entre 2019 e 2020.

O Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, celebrado em 8 de abril, é também o momento de atualizar as informações que se tem até então sobre essa doença. Apesar da crise sanitária em curso, novidades significativas surgiram nesse período.

Neste texto separamos 5 notícias que você vai querer saber sobre o câncer. Acompanhe!

Redução nos diagnósticos de câncer

Dados do Radar do Câncer, divulgados em março pelo Instituto Oncoguia e a farmacêutica Roche, indicam queda no número de diagnósticos de câncer em 2020. As informações usadas foram coletadas no período de março a abril, no sistema DATASUS. O levantamento considerou procedimentos de rastreamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes.

Na comparação com o ano anterior, os números impactam: redução de 39,11% no número de biópsias. As maiores quedas foram registradas em abril e maio, quando ficaram acima de 60% (-63,3% e -62,6% respectivamente).

Também houve redução de mais de 50% nos exames cipatológicos e de 49,81% na mamografia de rastreamento, usado no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Veja mais aqui.

Opção contra o câncer

Pesquisadores da USP estudam o uso de medicamento para hipertensão pulmonar no tratamento do câncer. Em experimento realizado em camundongos com forma agressiva da doença, foi observada redução de 47% na incidência de metástase no fígado e nos pulmões. Também houve aumento na sobrevida, em comparação aos animais não tratados.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports. Os pesquisadores agora planejam teste clínico do medicamento em pacientes em fase de quimioterapia.

Leia mais neste link.

Novo câncer mais comum no mundo

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença em todo o mundo. A informação foi divulgada pela Organização Mundial da Saúde, em fevereiro deste ano. Essa é a primeira vez que o câncer de mama se torna o tipo de ocorrência mais comum.

Nos últimos 20 anos, o câncer de pulmão ocupou o topo do ranking. O câncer colorretal segue na terceira posição.

Veja mais informações aqui.


CONHEÇA A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA


Impacto da pandemia em pacientes com câncer

Pesquisa feita pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que a pandemia de coronavírus interrompeu o tratamento de 77,5% dos pacientes com câncer. A pesquisa, feita em todo o mundo, indica também que 77% tiveram o diagnóstico com atraso ou ainda nem descobriram que têm câncer e 52% atrasaram tratamentos como quimioterapia e radioterapia.

O impacto maior é decorrente da readequação do sistema de saúde, representado pela necessidade de reagendamentos, deslocamento de profissionais e mudança na estrutura física. Os pesquisadores ainda consideram o medo dos pacientes comparecerem às consultas.

Para driblar a situação, telemedicina, rastreio de pacientes em tratamento e controle do fluxo de pessoas nos hospitais são algumas opções sugeridas por médicos.

Confira mais detalhes.

Vacina contra o câncer?

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se debruçam no estudo de uma vacina contra o câncer. Experimentos realizados com a NeoVax indicaram a capacidade de gerar resposta do sistema imunológico contra o melanoma, um tipo letal de câncer de pele.

Um artigo com os resultados foi publicado em janeiro deste ano na revista científica Nature. Segundo o estudo, a vacina experimental induziu o sistema imunológico a criar células T antitumorais específicas para cada tipo de tumor, de acordo com o histórico do paciente. Os pesquisadores agora querem testar diferentes tipos e estágios de tumor.

Veja o artigo completo.

 

Essa seleção de notícias foi significativa para você? Compartilhe com seus colegas!

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?