Como todo mundo sabe, preparar o currículo costuma ser a primeira etapa e de um processo seletivo. Além disso, ele costuma ser muito importante, afinal, é a partir do currículo que os entrevistadores escolhem os principais candidatos concorrentes a uma vaga
Cedo ou tarde todo estudante ou dentista tem que preparar o seu currículo. Nessas horas, bate uma dúvida: o que e como escrever?
Bom, aqui vou dar algumas dicas principalmente pra quem procura uma vaga de estágio ou o primeiro emprego. Vamos dividir esse artigo em algumas partes:
-
Layout
-
Como dividir as informações
-
Quantas páginas colocar?
-
Outras dicas
-
Dicas para entrevistas
Vamos lá?
1. LAYOUT
Existem muitos sites e programas que possibilitam criar o seu próprio layout e isso é muito legal! Afinal, você pode usar uma paleta de cores que se relacione com a sua personalidade e escolher o tipo e tamanho da fonte, por exemplo. Minha principal indicação é o Canva, que já tem vários modelos adaptáveis para o seu currículo.
Depois de escolher uma das opções de layout, é importante deixar o documento com a sua cara, mas lembre-se: escolha cores e fontes que favoreçam a leitura.
Já ouviu dizer que “menos é mais”? Isso também serve para o seu currículo! Evite inserir símbolos e logomarcas isso porque essas imagens deixam o currículo muito poluído visualmente e o arquivo pode ficar muito pesado para o envio por e-mail. Isso, no entanto, não é uma proibição. Caso a sua logomarca seja parte da sua estratégia para uma vaga em especial, confie na sua intuição.
Outro ponto importante é personalizar o currículo de acordo com a sua vaga de interesse. Por exemplo, se você está à procura de uma vaga de estágio, escreva “estagiário”, caso seja um cirurgião-dentista formado, pode escrever “clínico geral”.
2. COMO DIVIDIR AS INFORMAÇÕES?
Esse é um critério muito individual. Minha sugestão é que você divida o documento em dois tópicos principais:
-
Perfil
Fale um pouco sobre você. Seu nome completo, idade, quais os seus objetivos com aquela vaga, como você agregaria à clínica/empresa que te contratasse. Caso se sinta confortável, coloque uma foto profissional (vestindo um jaleco, por exemplo), e de boa qualidade.
Ah, não esqueça de inserir seu e-mail, telefone e em qual número você usa o aplicativo WhatsApp
-
Histórico acadêmico
Liste, aqui, todas as atividades que você já realizou dentro da faculdade: ligas acadêmicas, entidades (centro acadêmico ou atlética), iniciações científicas, monitorias.
Para facilitar a leitura, coloque essas atividades em tópicos
-
Atividades extracurriculares
Coloque, nesse espaço, tudo aquilo que você realizou fora do ambiente acadêmico: estágios, atividades como voluntário, cursos que você considera relevantes.
Para facilitar a leitura, coloque essas atividades em tópicos
Ah, uma dica super importante aqui: não minta! Uma mentira, independente do tamanho, pode custar a sua permanência no processo seletivo ou na vaga.
3. QUANTAS PÁGINAS COLOCAR?
Independente da sua experiência, seu currículo não deve ultrapassar duas páginas. Você pode usar duas colunas para otimizar o espaço: uma mais estreita para descrever o seu perfil e outra, mais larga, na qual ficam as suas experiências.
4. OUTRAS DICAS
Envie o documento, de preferência, no formato PDF. Isso garante que ele abra da mesma maneira em todos os sistemas operacionais, evitando desconfigurações. Você deve, no entanto, manter o seu documento no formato original: Word ou salvo no Canva.
Deixe seu currículo sempre atualizado e em um lugar de fácil acesso, principalmente se sua busca por estágio, ou emprego for mais ativa. Uma boa dica é tê-lo no WhastApp, na nuvem ou como rascunho no e-mail pessoal. Assim, você poderá repassá-lo sempre que surgir a oportunidade.
Revise, revise e revise! Quando escrevemos um texto de autoria própria, é bastante comum que não nos atentemos a erros gramaticais. Assim, uma boa dica é pedir para que alguém próximo revise o documento. Atente-se especialmente aos dados de contato, principalmente e-mail e telefone.
5. DICAS PARA ENTREVISTAS
Sei que é difícil, mas mantenha a calma! Ajuda bastante se você tentar imaginar quais perguntas o seu entrevistador fará! Tenha em mente algumas referências, como profissionais com quem você já trabalhou e podem confirmar seu trabalho ou até mesmo indicá-lo para uma vaga
E aí? Essas dicas te ajudaram? Espero que sim! Estou torcendo para que você consiga a vaga que tanto deseja!
Boa sorte
Matérias relacionadas:
-
Cirurgia parendodôntica: o uso de recursos terapêuticos auxiliares
- Cirurgia robótica transoral no tratamento do câncer de cabeça e pescoço