Gerontologia, o futuro da enfermagem | Colunista

Hoje vamos falar sobre a atuação da enfermagem na gerontologia. Mas você sabe o que é o gerontologia? E a diferença entre gerontologia e geriatria? Vem comigo, que te explico.

A gerontologia, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG (2021) é uma ciência que se propõe a estudar o processo de envelhecimento da população em sua dimensão biopsicossocial. A gerontologia pode ser exercida por qualquer profissional da área da saúde, entre os quais se destacam os profissionais de enfermagem, que se empenham em garantir uma melhor qualidade de vida na senescência.

A geriatria conforme propõe a SBGG (2021) é uma especialidade médica contemplada pela gerontologia, que dispõe de instrumental específico para garantir a promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças, além da reabilitação e cuidados paliativos.

O envelhecimento da população é um fato incontestável, pois a cada ano que se passa vemos um avanço na expectativa de vida da população. No início dos anos 2000, no Brasil, havia cerca de 13,9 milhões de pessoas com idade superior a 60 anos. Para 2025 estima-se que esse número alcance a marca de 39,9 milhões, conforme dados da Organização da Nações Unidas – ONU (2019).

Sabe-se que o processo de envelhecimento pode trazer consigo algumas comorbidades como demências, hipertensão arterial sistêmica, diabetes melito, osteoporose, entre outras. E ainda, algumas intercorrências como incontinência urinária, quedas, esquecimentos, perda da acuidade visual e/ou auditiva. Quaisquer dessas condições pode ter impacto bastante negativo na qualidade de vida dessa população, e por muitas vezes, demanda uma necessidade de cuidados especializados.

E nesse contexto de cuidados especializados é que se destaca o protagonismo dos profissionais de enfermagem, que carregam em sua essência o cuidado ao ser humano em todas as fases do ciclo da vida. É inquestionável que a demanda por profissionais de enfermagem para atuação na gerontologia será cada vez maior, e para tal, é necessário que a equipe de enfermagem esteja preparada e capacitada para assumir com êxito essa missão.

O profissional com especialização na área da gerontologia tem uma atuação diversificada, complexa e ao mesmo tempo dinâmica no gerenciamento do processo de envelhecimento, podendo atuar em diferentes cenários de cuidado, que contempla desde residenciais geriátricos, passando pelos cuidados hospitalares e domiciliares (SBGG, 2021). 

A área de atuação dos profissionais na área da gerontologia é bastante diversificada, incluindo (SBGG, 2021): 

  • Ensino e pesquisa em gerontologia;

  • Educação comunitária sobre o processo de envelhecimento;

  • Promoção da saúde para um envelhecer saudável;

  • Controle e tratamento de doenças associadas ao envelhecimento;

  • Reabilitação biopsicossocial das disfunções senis;

  • Apoio psicológico para o processo de envelhecimento;

  • Manutenção e promoção da autonomia e independência para atividades de vida diária;

  • Promoção de adaptação ambiental durante o envelhecimento;

  • Reinserção no contexto social durante o envelhecer;

  • Promoção de atividades corporais e comportamentais para um envelhecer saudável;

  • Segurança e defesa dos direitos da pessoa idosa;

 

O especialista em gerontologia atua principalmente (SBGG, 2021): 

  • Na prevenção, evitando que problemas e/ou intercorrências afetem a qualidade de vida durante o envelhecimento; 

  • Na ambientação, facilitando o processo de adaptação do idoso e de sua família às necessidades de modificações no ambiente com o propósito de garantir maior segurança ao idoso; 

  • Na reabilitação, possibilitando que mesmo com a presença de doenças, seja possível ter qualidade de vida durante o envelhecimento;

  • Nos cuidados paliativos, proporcionando qualidade de vida para aqueles que sofrem de doenças crônicas e degenerativas, cuja cura não é possível. 

 

Você deve ter percebido ao longo da leitura o surgimento de duas palavras: senescência e senis [relativo à senilidade]. Você sabe a diferença entre essas duas palavras? Vejamos:

A senescência está relacionada com todas as alterações anatomofisiológicas relacionas ao envelhecimento, ou seja, algo esperado e que é comum a esse processo de envelhecer, que não se pode evitar e não abrange a carga de doenças (SBGG, 2021).

A senilidade está associada à senescência, mas traz consigo alterações fisiopatológicas que resultam em doenças que comprometem a qualidade de vida da população idosa, ou seja, algo que não se espera que ocorra e que se pode evitar (SBGG, 2021).

Percebe-se que a gama de atuação dos profissionais na área da gerontologia é bastante variada, e a necessidade de conhecimento é imperativa. Mas, independentemente de qual seja a área de atuação, o foco de cuidado deve centrar-se SEMPRE no indivíduo que envelhece e não no envelhecimento apenas. É urgente a necessidade de que os profissionais de enfermagem se preparem para essa nova realidade de cuidados. E você, está preparado?
 

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIA

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Departament of economic and social affairs, Populations Division. World Population Prospects 2019. Disponível em: <https://population.un.org/wpp2019/Download/Standard/Population/>. Acesso em 04 de jan., 2021.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA – SBGG. Envelhecimento: o que preciso saber? O que é Geriatria e Gerontologia? Disponível em: <https://sbgg.or.br/espaco-cuidador/o-que-e-geriatra-e-gerontologia/>. Acesso em 04 de jan., 2021.