Dia da Gratidão: Um agradecimento sincero aos profissionais de saúde

Há uma sabedoria popular que diz que os primeiros sete dias do ano orientam a energia que teremos ao longo dos 360 dias seguintes. Curiosamente, o Dia da Gratidão, celebrado em 6 de janeiro, está nesse curto período. E em 2021 temos muito a agradecer, especialmente a você, profissional de saúde

Se temos condições de receber e viver um novo ano, é por causa do trabalho que enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, profissionais da saúde em geral, desenvolveram na linha de frente do combate a um vírus que parou o mundo e interrompeu muitas vidas. Foram quase 195 mil mortes e mais de 7,6 milhões de casos de coronavírus no Brasil, entre março e dezembro do ano passado, sem qualquer respiro entre uma onda e outra de contaminação.

Por outro lado, se começamos o ano com quase 7 milhões de pessoas recuperadas dessa doença tão arrasadora, paralisante e que muito nos tira, embora muito nos ensine também, é por sua causa. Aqui na Sanar já sabíamos, mas enquanto coletividade aprendemos na prática uma das lições que a Covid-19 nos convocou a absorver: a importância dos profissionais da saúde

Todos. Cada um é fundamental nessa grande engrenagem que é a vida em sociedade.

Só temos a agradecer pela firmeza em meio à exaustão da jornada, ao cansaço mental e à ansiedade por não saber como lidar com uma doença tão imprevisível. Estudos, relatos e conversas não deixam dúvidas do quão desafiador tem sido esse momento. 

Abrir mão da família e estar vulnerável a alta carga viral devido à exposição direta ao coronavírus para continuar salvando vidas. Fazer o que é possível em meio à escassez de equipamentos de proteção individual e de aparelhos médicos cruciais ao atendimento de pacientes mais graves. Ter de lidar cotidianamente com o oceano de emoções que envolvem medo, preocupação, saudade da família, frustração, estresse… É muito para administrar. 

Mas não podemos nos furtar de dizer: nosso mais sincero muito obrigado!

Sabemos que o sentimento de gratidão não é suficiente para mudar a realidade do seu dia a dia. Se os profissionais de saúde estão esgotados, ajudamos muito mais unindo esforços para frear a curva de contaminação do vírus – mantendo distanciamento social, evitando aglomerações, usando máscaras se for necessário sair, adotando práticas de higienização das mãos e dos objetos que chegam da rua.

Ajudamos mais ainda pressionando as autoridades públicas e sanitárias a garantirem máscaras, luvas, aventais e todos os equipamentos de segurança necessários. Cobrando a contratação de mais profissionais de saúde nas unidades de atendimento, para evitar a sobrecarga daqueles que já estão na lida diária com a doença. Estimulando o suporte psicológico a essas pessoas que têm de conviver com perdas de vidas, apesar de todos os seus esforços para garantir a recuperação daqueles que chegam aos leitos hospitalares.

Você, profissional de saúde, merece. 

Você, profissional de saúde, precisa de respeito, suporte e cuidado, para continuar fazendo o que tem feito de mais valioso até aqui: salvando vidas.

E, mais uma vez, muito obrigado!

Com afeto,

Equipe Sanar Saúde.

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?