O que o futuro reserva para os profissionais de saúde?

O “novo normal” que chegou com a pandemia do novo coronavírus lançou holofotes para as atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde. E, assim como outras áreas foram impactadas por esse “chacoalhão” que o mundo recebeu, a área formada por enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos e psicólogos passou a ter novas perspectivas.

As capacidades de resiliência, reinvenção e demonstração da própria qualidade são algumas dessas exigências para o futuro. A tecnologia se tornou a principal aliada na assistência à saúde, inclusive, já reconhecida pelos conselhos de classe. Não à toa o Conselho Federal de Psicologia autorizou o atendimento online, a telemedicina foi regulamentada.

A psicóloga Ana Vanessa Neves destaca ainda a postura empreendedora exigida daqui em diante.

“Esse novo contexto exige do profissional uma capacidade de renovação, de atualização, abertura pra experiências, exige abandono dos velhos modelos, principalmente em termos cognitivos, de pensamento mesmo”, afirma.

Isso inclui disposição maior para redes sociais, busca por visibilidade ao trabalho realizado, além de investimento em capacitações. Mas também é importante reconstruir a noção de futuro.

Com o avanço da tecnologia, não dá pra pensar o longo prazo como daqui a dez anos. No máximo, um ano. É o que Ana Vanessa chama de “estado beta-permanente“: a gente está em desenvolvimento sempre.

“As pessoas estão sempre no estado beta-permanente, estão se desenvolvendo, sempre numa versão melhor do que a anterior, mas ainda não no estado de perfeição, porque o novo sempre vai exigir delas uma nova atualização. Então, o profisisonal de saúde precisa desenvolver esse pensamento de atualização, estudos e renovação, porque as mudanças têm ocorrido de forma muito rápida”, acrescenta.

Cursos de atualização são fundamentais

Nesse contexto, a psicóloga aposta que os cursos de atualização são fundamentais. De acordo com Ana Vanessa, você pode até fazer uma, duas ou no máximo três especializações ao longo da carreira, mas a atualização é necessária na sua jornada profissional por te orientar com relação a novos conhecimentos e práticas adotadas no mercado. 

Ana Vanessa separa a carreira em três momentos: iniciação, diferenciação e liberdade profissional. No primeiro momento, os cursos de atualização te ajudam a se qualificar para dar conta de contextos específicos nos quais você está se inserido, já que a graduação não te apresenta todas as especificidades do cotidiano profissional.

E nos nível de diferenciação e liberdade profissional, é importante renovar os conhecimentos que você adquiriu ao longo da carreira. Um bom curso vai te proporcionar o que há de mais recente e atual na sua área de atuação. 

“É muito importante que o profissional busque se atualizar, busque fontes confiáveis de informação, busque fazer cursos e consumir conteúdos que sejam respaldados por profissionais referência na sua área, com qualidade técnica”, acrescenta.


SE INSCREVA NA I JORNADA DE ATUALIZAÇÃO DA SANAR SAÚDE E FAÇA SUA CARREIRA IR ALÉM!


Que erros não cometer

Em todo esse cenário de mudanças e perspectivas para o futuro, é importante estar atento aos erros que se pode evitar. Por um lado, é importante começar a se expor, buscar conteúdos, construir autoridade na sua área de atuação; por outro lado, é preciso desenvolver esse ponto de vista com verdade, de forma simples e genuína. 

Quanto aos estudos, é importante avaliar em que medida aquele conteúdo é importante para sua jornada profissional. Sem essa avaliação crítica, corre-se o risco de estudar, estudar e estudar, mas não encontrar aplicação prática do que aprendeu, porque aquilo foge da sua atuação.

“O movimento de saber escolher o que vai te ajduar a ir mais longe é habilidade fundamental que infelizmente muitos profissionais não tiveram e se tornaram ansiosos com informações que não estavam contribuindo pra sua qualificação profissional”, observa Ana Vanessa.

Mas é importante reforçar que esse alerta não significa que você deve parar de estudar ou dar uma pausa na sua preparação para provas de concursos ou residências. Momentos de hiato de oportunidades, como os que estamos vivendo nesse período de pandemia, são cruciais. Até porque quando o momento de baixa passar, a tendência é de cada vez mais valorização dos profissionais de saúde, logo, oportunidades nos setores público e privado, investimento em estudo, pesquisa e qualificação.

E você poderá aproveitar mais essas oportunidades se estiver com a capacitação em dia.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)


Matérias relacionadas:

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?