Em uma dinâmica de vida atribulada e acelerada, existem alguns erros que você pode cometer ao escolher um curso de atualização. Essa modalidade permite que profissionais já formados revejam e aprimorem seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos sobre sua área de atuação.
Numa dinâmica como essa, não se planejar bem é dar abertura para o azar no jogo do aprendizado. Afinal de contas, como dominar os conhecimentos mais atuais sobre sua área e ainda interagir com colegas e professores, se não houver um momento do seu dia – e da sua semana – específico pra isso?
Acompanhe esse conteúdo até o final para não errar ao escolher seu curso de atualização. Já adiantamos: essas dicas valem ouro!
SAIBA QUAL O MOMENTO CERTO PARA INVESTIR EM UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO
Não ter objetivos definidos
Tudo começa com o planejamento. Em que momento da carreira você está? Onde pretende chegar? Você quer mudar de carreira?
Essas respostas são o ponto de partida pra você definir seus objetivos e direcionar suas escolhas. Sendo assim, o planejamento é importante pra te ajudar a perceber suas reais necessidades profissionais e identificar o que você precisa para impulsionar sua carreira.
Especialmente na área de saúde, é importante se manter atualizado sempre! As ciências biológicas se transformam e agregam novos conhecimentos. É importante que você seja um profissional atento e atualizado quanto às descobertas científicas.
Não ter certeza sobre o momento
Antes de decidir fazer um curso de atualização é importante também ter certeza se esse é o momento certo. A experiência exige tempo, estrutura, condições financeiras e psicológicas também.
Se você tiver uma rotina de trabalho extenuante, talvez não valha à pena se comprometer com um curso de atualização. Por outro lado, se tiver uma rotina tranquila ou tiver certeza que consegue administrar as obrigações com mais essa demanda, é bom investir em cursos que se adequem à sua disponibilidade.
O importante mesmo é conseguir ter esses momentos com qualidade, seja trabalho, estudo ou até mesmo lazer. Principalmente esse último, porque o tempo livre é fundamental em todo processo de aprendizado.
Não traçar um plano de estudos
Apostar em um curso de atualização, mas não traçar um plano de estudos é um erro que pode prejudicar todo seu investimento. Se antes de começar você precisa ter um objetivo, é necessário também começar com uma dinâmica de estudos definida.
Traçar um plano de estudos é definir um espaço físico para estudar, separar momentos do nosso dia para assistir às aulas e revisar os conteúdos. Neste último caso, determinar o momento de estudar exige que você seja realista. Considere todas as demandas que você possui e identifique quanto tempo você poderá dedicar ao seu aprendizado.
Fazer o curso em qualquer instituição
O curso de atualização exige investimento. Diante disso, é preciso que você escolha uma instituição respeitada no mercado e já consolidada na área que você pretende estudar.
A Sanar, por exemplo, já é referência como uma startup de educação em saúde com conteúdos voltados para as diversas áreas profissionais. Isso dá mais segurança quanto aos cursos oferecidos.
Não fazer o curso em qualquer instituição é um ponto de atenção, já que o curso de atualização não exige autorização do Ministério da Educação para funcionar. Fica com você a responsabilidade de avaliar itens como infraestrutua oferecida, suporte ao aluno, metodologia, grade curricular, corpo docente e custo-benefício em geral.
Matérias relacionadas: