Organizar o tempo para fazer um curso de atualização é o maior desafios dos profissionais de saúde. Com demandas aparentemente intermináveis e horas que parecem passar voando, encontrar um momento para dedicar à própria capacitação é como encontrar agulha no palheiro, como diziam os mais velhos.
Mas, por mais difícil que pareça, é possível ajustar as demandas e a própria mente para incluir um investimento na semana. Afinal, os cursos de atualização são fundamentais para te ajudar a aprofundar conhecimentos específicos à sua área, acompanhar o movimento do mercado profissional e identificar as habilidades você precisa aprender ou potencializar.
CONHEÇA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO DA SANAR SAÚDE
Precisa estudar todos os dias o dia todo? Não necessariamente. Pode estudar em qualquer lugar, a qualquer hora? Depende de você.
Neste post apresentamos dicas infalíveis pra você organizar seu tempo e fazer já um curso de atualização!
CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO E OUTRAS MODALIDADES
Organize sua rotina
Antes de incluir mais uma demanda na sua rotina, é preciso mapear todas as suas obrigações e identificar qual horário você tem disponível para isso. Muitos cursos de atualização são online e à distância, então dão mais flexibilidade para sua rotina de estudos.
Ao determinar em que momento você vai estudar, é importante ser bem realista. A partir das demandas que você possui, defina o momento do dia e quanto tempo você poderá, de fato, dedicar à sua capacitação. Uma hora? Duas? Uma hora por dia durante a semana e três a quatro horas no final de semana? Só você saberá responder.
Considere também a grade de disciplinas do curso de atualização e quanto tempo ele irá durar. Ao distribuir as matérias de estudo, lembre de deixar dois espaços em dias diferentes para a mesma disciplina. Isso é fundamental para a absorção do conteúdo.
Defina a melhor dinâmica de estudo
Definir a melhor dinâmica de estudo vai te ajudar a ter mais tranquilidade e motivação para estudar. Isso porque, conforme veja seus avanços, você perceberá o quanto vale à pena estudar e o quanto você dá conta desse desafio!
Entre as opções, você pode separar o tempo de estudo por semanas ou por ciclos de estudo. No primeiro caso, é preciso considerar horas específicas de estudo para cada conteúdo. Esse formato funciona melhor com quem tem uma rotina mais regular, porque dá condição de planejar a condição de planejar a longo prazo sua rotina de estudos conforme a ementa do curso de atualização escolhido.
Se optar pelo estudo por ciclos, é importante definir metas de conteúdo e aprendizado. Esse formato é indicado para quem tem uma rotina de estudos incerta, porque não te deixará preso a uma quantidade de horas.
Defina uma técnica de estudo
Além da dinâmica de estudo, importante definir também a técnica que vai orientar seu processo de aprendizado. Existem diversas, mas a mais eficaz é aquela que estimula o aprendizado ativo. Ou seja, é quando você lê ou escuta as aulas e faz resumos, elabora perguntas ou responde a questões referentes aos assuntos.
Algumas técnicas te ajudam de acordocom seu objetivo: mapas mentais, método Cornell e método Flow ajudam a resumir ou ilustrar; a técnica Feynman, flashcards e repetição espaçada ajudam na revisão; resolução de questões, prepar aulas fictícias e explicar o assunto a outras pessoas estimulam a prática.
Organize um local para estudar
Falar em organizar tempo para estudar implica definir o local onde você vai passar esse momento. Avalie as respostas às seguintes perguntas para encontrar o lugar ideal: Você se distrai facilmente? Você se motiva mais estudando ao ar livre? É melhor estudar em um local com mais pessoas ou sozinho você tem mais concentração?
Importante também que em seu espaço estejam dispostos todo o material que você precisar para estudar. Computador, canetas, lápis, livros de apoio, bloco de anotações, garrafa de água e lanchinhos. Isso evitará que você precise levantar frequentemente, o que incorre em distração.
Evite distrações
Ao organizar sua rotina para incluir um momento de estudos, considere também como evitar distrações. Pessoas falando, barulhos que venham a te atrapalhar e até o telefone celular. Nesse último caso, o smartphone é considerado o maior vilão dos estudos!
Para não ser vítima desse aparato tecnológico, você pode adotar algumas medidas: desligue as notificações, deixe o celular longe de você no momento do estudo, também não use o celular durante as pausas. Ao invés disso, opte por fazer alguma coisa que te distraia a mente, como exercícios físicos, conversas com amigos ou alguém da família, assista a filmes.
Mas se você se comprometer a usar o celular para potencializar seus estudos, veja como fazer do seu smartphone um aliado!
Matérias relacionadas: