Lifelong Learning: Por que você deve continuar sempre estudando

A velocidade do mundo hoje exige uma formação além do tradicional período na faculdade ou de uma eventual especialização. Em todas as áreas, principalmente na Saúde, é preciso atualizar as práticas e métodos científicos periodicamente. Os avanços são diários. A educação deve ser contínua.

Hoje conhecida como lifelong learning, a educação continuada está historicamente associada à área da Saúde. A Organização PanAmericana da Saúde conceituou a Educação Continuada como um processo permanente de aprendizado que se inica após a formação básica para atualizar a capacidade do indivíduo diante da evolução científica e das necessidades da sociedade naquele momento. A Organização Mundial da Saúde conceituou o termo como o processo que inclui as experiências vividas após o aprendizado inicial, com foco nas competências nacessárias para a realização de seu trabalho.

Independentemente do termo ou de quem tenha nomeado, o foco é: o aprendizado é possível ao longo de toda a vida do profissional. Todos devem buscar sempre novos conhecimentos e experiências para se manterem atualizados em suas áreas de trabalho.

O que é lifelong learning

O conceito de lifelong learning se refere à busca contínua e voluntária pela atualização do conhecimento. A ideia aqui é buscar aprender sempre, mas não apenas da forma tradicional. O lifelong learning representa o aprendizado flexível, diverso, disponível em qualquer situação e experiência.

Mas não basta só aprender. É preciso articular esse conhecimento com outras instâncias da existência. Não à toa, o lifelong learning se sustenta em quatro pilares:

  • Conhecer – Diz respeito à articulação entre cultura geral e conhecimentos específicos, ou seja, identificando a possibilidade de aprender em qualquer ocasião vivida;
  • Fazer – O lifelong learning está também na esfera da execução, de se desenvolver na prática das atividades, ao enfrentar situações adversas, trabalhar em equipe;
  • Conviver – Num mundo cada vez mais conectado, aprender a lidar com os outros é uma das principais exigências. Principalmente na área da Saúde, com equipe multidisciplinar, entender e respeitar o papel de cada um é também um processo de aprendizado;
  • Ser – O desenvolvimento individual, íntimo, deve também ser buscado frequentemente. Trabalhar pontos desafiadores e pontos fortes é essencial para dar condições de atuar profissionalmente com autonomia, respeito, empatia, responsabilidade.

Em todos os aspectos, os benefícios do lifelong learning giram em torno da adaptação às demandas do mundo atual, de manter o profissional com mente aberta para as possibilidades existentes e de promover ascensão na carreira. Num mercado competitivo, estar atento ao que há de novo é também uma forma de ganhar mais dinheiro no seu emprego tradicional, ou em caso de mudança de carreira, ou ainda de empreender na área de Saúde.

Cursos de atualização são opção

Os cursos de atualização são a forma clássica pra você entender melhor sua área de atuação. Com modelos de cursos flexíveis, este formato de capacitação permite o reforço de conhecimentos, resgate de conceitos, informação sobre novas práticas. Com isso, o profissional é estimulado a desenvolver um olhar mais cuidadoso e crítico sobre sua área, e como pode se posicionar nesse cenário.

Essa modalidade também permite observar por quais transformações sua área tem passado de modo geral. Na área de saúde em particular, a atenção ao movimento desse mercado é necessária por lidar com vidas. E frequentemente as pesquisas apontam para uma nova técnica ou um novo conhecimento acerca de demandas da sociedade em relação à saúde.

Os cursos de atualização permitem o direcionamento sobre a evolução da sua área e quais habilidades e competências devem ser desenvolvidas.


VEJA POR QUE FAZER UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO


Como se manter em constante aprendizado

Além dos cursos de atualização, existem iniciativas que você pode adotar para se manter em constante aprendizado. Uma delas é acompanhar pesquisas científicas, que são publicados frequentemente em agências de divulgação científica, newsletters, revistas científicas e congressos.

A participação em eventos científicos, além de te permitir atualização sobre novas práticas, te coloca em contato com pesquisadores e outros profissionais da área. Isso ajuda na construção de networking, torna acessíveis pesquisas, resultados de experimentos e novas práticas, produtos e medicamentos que você pode adotar no seu cotidiano.

Outra prática que você pode adotar é assistir a palestras gratuitas que são disponibilizadas na internet, como lives ou minicursos. Esse formato costuma ser gratuito e carregar informações preciosas sobre a rotina profissional. Aproveite para conhecer novas realidades e trocar experiências com pessoas que também estejam asstindo aos vídeos.

É válido também acompanhar notícias e blogs especializados sobre sua área de atuação, além de ler livros e participar de fóruns de discussão.

post apoio atualização_1524x200_lp-atualização (1).jpg (122 KB)

Referências

Lifelong learning: a importância de NUNCA parar de estudar na vida
Conheça os 4 pilares para adotar o Lifelong Learning
Distinção conceitual: Educação permanente e educação continuada no processo de trabalho em saúde

publicado
Categorizado como Carreiras

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?