Dia do Livro Sanar Saúde: Best-sellers, indicações e mais!

Vamos falar de um assunto muito significativo? 

O Dia Nacional do Livro é comemorado na data de 29 de outubro, em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810. Um dia bastante lembrado por alguns e desconhecido por muitos, infelizmente. 

Mas qual é a real importância desta data? Bom, isso é impossível de se mensurar com precisão. Porém, acredito que podemos resumir com a seguinte constatação: o mundo não seria o mesmo se os livros não existissem.

Afinal, os livros foram os principais portadores e propagadores de conhecimento da humanidade durante milhares de anos. Pensamentos filosóficos, descobertas científicas, poemas e poesias, relatos históricos, registros matemáticos, crônicas e metodologias. Todas esses saberes foram transportados ao longo do tempo através dos livros.

Livros esses que assumiram inúmeros formatos até chegar ao que são hoje em dia. Alguns dos primeiros registros escritos foram feitos em papiro, um artefato laminado que era retirado do caule de uma planta. Depois, essas lâminas foram substituídas pelos rolos de pergaminho, que podiam ser costurados. Legal, não é?

Mas os livros, como conhecemos hoje, só começaram a surgir mesmo em 1430, com a invenção da prensa móvel, que permitia a reprodução de letras e símbolos com relevos em metal. Gutenberg revolucionou a história da escrita com sua invenção, permitindo a popularização dos livros e até mesmo o desenvolvimento da imprensa.

Depois de fazer essa breve viagem pela história do livro, deu para entender melhor o tamanho da importância que esse artefato possui para a sociedade, não é mesmo? Afinal, sem os livros grande parte do nosso conhecimento de mundo seria totalmente perdido. Vamos lembrar que o google só surgiu ao final do século XX e demorou ainda alguns anos até se popularizar (ainda hoje bilhões de pessoas não têm acesso ao mesmo).

Por isso, a Sanar Saúde tem muito orgulho de ter surgido, há 6 anos atrás, como uma editora de livros. Hoje, já somos mais do que uma editora, temos produtos digitais, cursos online e muito mais! Porém, os livros continuam sendo um importantíssimo pilar para nós. 

Já são 173 títulos lançados para cerca de 7 áreas da Saúde e mais de 800 autores envolvidos!

Temos muito orgulho desses números e de nossa atuação na perpetuação dessa brilhante arte da escrita em prol da educação e aprimoramento profissional na saúde.

Por isso, resolvemos produzir essa matéria super especial com explicações das metodologias presentes em nossas publicações, uma apresentação dos nossos best-sellers e ainda uma seleção super exclusiva dos nossos Mestres professores e autores dos livros preferidos deles! Vamos lá?

 

Mês do Livro Sanar Saúde

 

Conhecendo melhor nossos Best-Sellers

 

Todos os nossos livros são idealizados, planejados, elaborados e publicados em um processo muito bem estruturado. Estamos sempre antenados com as principais novidades do universo da Saúde no Brasil e no mundo, o que nos permite lançar livros bem atualizados e com as melhores metodologias

Também nos dedicamos para oferecer produtos que se encaixem perfeitamente nas diferentes necessidades e momentos de carreira. Temos livros de questões para quem estuda para concursos e residências, Coleções de Manuais para quem busca turbinar seus conhecimentos, livros de bolso para consulta rápida, obras de mapas mentais e muuuito mais!

Além disso, uma das nossas maiores preocupações é escutar vocês, nossos clientes e parceiros, para captar os principais pontos de melhoria e garantir que a cada novo lançamento consigamos nos aprimorar ainda mais. 

Mesmo certificando a qualidade e eficiência de todos os nossos produtos, sempre existem aqueles que são os mais queridinhos do público, também conhecidos como best-sellers. São os livros que sempre estão no topo dos mais vendidos e recebem as melhores avaliações. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

 

Legislação do SUS Comentada e Esquematizada para Concursos e Residências 

Legislação do SUS Comentada e Esquematizada para Concursos e Residências 

Esse livro é o nosso grande campeão de vendas! Já está em sua terceira edição e contém todos os principais pontos que um estudante e profissional da Saúde precisa saber sobre a Legislação do SUS. Tudo atualizado!

A obra é direcionada para estudantes na graduação, concurseiros, futuros residentes e profissionais que buscam se atualizar no assunto. O conteúdo abrange desde a história das políticas de saúde no Brasil até as Determinantes Sociais da Saúde.

A estrutura do livro segue a seguinte lógica:

  1. Questões comentadas alternativa por alternativa;

  2. Resumos práticos;

  3. Mapas mentais e esquemas;

  4. Dicas da autora.

 

A terceira edição do livro foi revisada, colorida, atualizada e ampliada! 

 

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos

1.000 Questões Comentadas de Provas e Concursos ?

Nossos livros de 1.000 Questões Comentadas são voltados para concurseiros, estudantes e profissionais da Saúde que buscam testar seus conhecimento a partir da resolução de questões. Ao todo, temos 7 títulos dessa linha voltados para as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. 

A estrutura do livro segue a seguinte lógica:

  1. Questões comentadas, alternativa por alternativa;

  2. Questões categorizadas por grau de dificuldade;

  3. Resumos práticos.

A obra foi elaborada para auxiliar na preparação daqueles que buscam ser aprovados em provas e concursos (municipais, estaduais e nacionais). As edições do livro são atualizadas anualmente.

 

Livros Preparatórios para Residência 

Livros Preparatórios para Residência

Nossos livros preparatórios para residência são a principal aquisição para quem está focado em passar na Residência dos sonhos. É perfeito para quem já se formou ou para quem ainda está na graduação, mas já está de olho na vaga (certíssimo).

São 7 títulos voltados para as seguintes áreas da Saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Cada livro possui os principais assuntos cobrados nas provas de Residência por todo o país.

O livro possui a estrutura:

  1. Questões comentadas alternativa por alternativa;

  2. Questões categorizadas por grau de dificuldade;

  3. Resumos práticos.                        

 

A metodologia tem o objetivo de potencializar a preparação dos estudantes para os processos seletivos das residências multiprofissionais em todo o país. As edições do livro são atualizadas anualmente.

 

500 Questões Comentadas de Políticas de Saúde, Legislação do SUS e Saúde Coletiva

500 Questões Comentadas de Políticas de Saúde, Legislação do SUS e Saúde Coletiva

Políticas de Saúde, Legislação do SUS e Saúde Coletiva são temas transversais e cobrados em todos os editais de concursos e residências para todos os cargos da área da Saúde. Por isso, esse livro é perfeito para quem quer gabaritar as questões gerais da prova e sair na frente dos concorrentes!

Afinal, cada prova de concurso e residência traz até 20 questões sobre esses três tópicos, chegando a compor 40% de todo o conteúdo cobrado nas questões.

O livro possui a seguinte estrutura:

  1. 500 questões comentadas, alternativa por alternativa;

  2. 100% das questões são de concursos e residências passados;

  3. Questões selecionadas com base nas disciplinas e assuntos mais recorrentes nos concursos;

  4. Questões categorizadas por assunto e grau de dificuldade.

 

Sanar Note

Sanar Note

Esse é o companheiro ideal de todo profissional e estudante da área da Saúde! Nossos queridos Sanar Notes são os famosos livros de bolso que servem como guias rápidos e eficazes sobre a profissão.

Temos Notes para as 7 áreas da Saúde: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. 

O livro possui a seguinte estrutura:

  1. Ferramentas, práticas e análises que podem ser aplicadas no cotidiano profissional;

  2. Separado por seções/áreas principais para facilitar a busca pelo conteúdo;

  3. Bloco de páginas destinadas para anotações e registros da prática.

 

Os Sanar Notes são um guia de bolso com informações rápida, simplificadas e lúdicas para consultas objetivas e otimizadas.

 

Mês do Livro Sanar Saúde

 

Seleção dos Mestres: indicações de ouro para vocês!

 

Para finalizar nosso texto da melhor forma, pedimos para que alguns dos nossos professores e autores indicassem livros que marcaram a vida deles. Representando toda a nossa maravilhosa equipe de tutores, professores e escritores, eles selecionaram com muito carinho essas obras para vocês. 

São livros para agregar na sua carreira e até mesmo na vida. Podem anotar essas dicas, porque são indicações de quem mais sabe!

 

Gabriela Perez (autora e professora de Nutrição)

 

Livro para a Carreira!

Em nutrição, temos muitas referências de excelência que são suportes cruciais na formação da nossa carreira. Uma grande insatisfação minha, no entanto, sempre foi a falta de praticidade e o desconforto em transportá-los comigo, o que me fazia utilizar basicamente em casa ou na biblioteca da faculdade, quando havia essa opção disponível. 

O “Sanar Note de Nutrição” foi uma revolução e uma grata surpresa pra mim. Sendo da área clínica, sabemos das inúmeras fórmulas, interpretações, dados numéricos e mais interpretações de infinitas tabelas de referência. Ter todo o básico de maior importância e utilização na área clínica compilado em um livrinho que cabe no bolso do jaleco é simplesmente fantástico! Recomendo e muito!

 

Livro para a Vida!

Uma tarefa muito difícil é decidir um único livro para indicar sua leitura. Tenho referências de livros impactantes que vão desde a categoria infantil, ficção, fantasia aos tradicionais “Best sellers” responsáveis por mudar nossa forma de ver o mundo. 

Um desses livros que teve e tem um poder transformador imenso e que sempre me vejo retomando a sua leitura, cada vez com uma nova perspectiva, é o “Como fazer amigos e Influenciar Pessoas” do autor Dale Carnegie. Apesar do livro ser de 1936 e, obviamente, tratar de exemplos e realidades dessa época, as dicas trazidas de forma muito clara e aplicáveis no seu dia a dia são atemporais. 

Aprender a se relacionar, seja no âmbito profissional ou pessoal é a essência para o sucesso e, embora possa parecer uma receita simples e um tanto óbvia, o livro te mostra métodos, com exemplos reais e traz conselhos super aplicáveis na sua rotina.

 

Wagner Aguiar (professor de Matemática)

 

Livro para a Vida!

Uma obra que eu indico é “A Menina que Roubava Livros”. Esse livro me marcou bastante, porque a narração é muito boa e a trama é contada de forma simples. A história mostra como uma criança, através da literatura, consegue encontrar um refúgio para toda a situação de guerra que seu país vivia. É um livro bastante emocionante.

 

Gabriela Gonçalves (autora e professora de Odontologia)

 

Já que hoje é dia do livro, deixo aqui duas dicas que considero o máximo. Não, não se trata do livro que participei como autora, embora esse seja muito bom. Mas as minhas indicações de leitura, considerando carreira, mais precisamente área técnica e vida, agora falando de relacionamento interpessoal e comportamento, são:

 

Livro para a Carreira!

Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea”, de James R. Hupp, Edward Ellis e Myron R. Tucker, é um livro de cirurgia Bucomaxilofacial que considero parada obrigatória para quem quer seguir a área, desde o momento preparatório considerando as provas de residência, quanto para o primeiro ano do curso da especialidade.  

É um livro que aborda os princípios que permeiam o diagnóstico e a técnica cirúrgica das várias vertentes da CTBMF.  Costumo chamar esse livro do início de tudo porque nos prepara para compreender leituras mais complexas. Confesso que é um grande aliado quando venho abordar conteúdos cirúrgicos nas nossas aulas aqui na Sanar.

 

Livro para a Vida!

A coragem de ser imperfeito“, de Brené Brown, é um livro que nos mostra que revelar as nossas emoções não necessariamente é algo negativo. A perspectiva da autora sobre a exposição da vulnerabilidade como algo positivo, nos faz refletir sobre as nossas relações familiares e sociais, além de ser um convite ao autoconhecimento, algo que considero muito importante e transformador.  

 

E você, gostaria de deixar uma indicação legal de leitura? Coloca nos comentários, queremos muito saber!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?