Buscar o documento do ano anterior:
Assim, você acaba economizando tempo e tendo foco no que vai ser estudado, montando um cronograma dos principais assuntos, escolhendo plataformas de estudos, banco de questões para treino e por fim, praticando e refletindo na importância desse estudo na prática e principalmente na sua futura vida como residente.
Organizar e criar uma rotina:
Faça uma lista com os principais conteúdos que você precisa estudar e crie um cronograma de estudos”. Faça um planejamento com todos os assuntos e use material de apoio como mapas mentais, material de revisão, assim você estuda os pontos principais do assunto, sempre grifando no material de base impresso/pdf para você poder construir o material de revisão.
Entenda como o cargo desejado costuma ser avaliado:
Este tipo de análise do edital ajuda o candidato a ter um conhecimento prévio de como a banca examinadora traça seu perfil de prova, porém já alerto que resolver questão só por resolver não ajuda, ela precisa passar pela leitura (mecânica), interpretação (intelectual), recuperação (memória), resposta e finalmente, o feedback do certo ou errado.
Descanse o corpo e a mente:
É fundamental organizar os horários dos estudos além das horas de sono, pois na hora de dormir que o cérebro recarrega as energias e consolida as novas informações absorvidas com um cochilo breve de 20-30 minutos. O descaso causa no cérebro um momento de recarregar as energias e de relaxamento para assim poder captar novas informações e poder gravá-las.
Anote o status de seu trabalho:
Esta técnica é conhecida como Pomodoro consiste em agilizar mentalmente o cérebro, fazendo pausas cresceste de 15 min até 30 min com a evolução dos estudos, ela ajuda a não sobrecarregar evitando cansaço mental. O benefício que o Pomodoro traz é uma organização do estudo bem como de outros afazeres domésticos ou momentos de lazer, gerando uma produção de qualidade.
Planeje suas revisões:
Cada pessoa tem seu cronograma de estudo e seu tempo de aprendizagem, respeite seu tempo e não se sobrecarregue, assim o mais importante nesse processo é aprender para não esquecer, e tornando essa trajetória mais prazerosa de ser vivida. Pois, no dia da prova todo o seu conhecimento será colocado em prática, portanto deve-se revisar assuntos mais complexos ou aqueles que você tem dificuldade para lembrar.
Matérias relacionadas:
- O que faz o(a) enfermeiro(a) obstetra?
- Como obter uma boa classificação na residência?
- Golden hour: A importância da primeira hora de vida do bebê
Referências
1. LEMOS, Roberta. Edital de Concurso: 10 dicas infalíveis de como estudar antes e depois da publicação do edital. Próximos Concursos. Brasília fev. 2019. Disponível em: https://www.proximosconcursos.com/edital-de-
concurso-5-dicas/. Acessado: 18 de Set. 2020.
2. Blog da Casa do Concurseiro. 7 motivos para não esperar o edital. Internet, 1 de out. de 2018. Disponível em: https://acasadoconcurseiro.com.br/blog/7-motivos-para-nao-esperar-o-edital/. Acessado em: 18 de Set. 2020.
3. Rocha, Carlos. Como estudar para concurso antes do edital ser publicado. Concursos no Brasil, 1 de outubro de 2018. Disponível em: https://www.concursosnobrasil.com.br/artigos/como-estudar-para-concurso-antes-do-edital-ser-publicado.html. Acessado em: 18 de Set. 2020.
4. Rodrigues, Anna. Estudar para concurso: está começando do zero? Veja as dicas!. Gran Cursos Online, 22 de Jun. de 2020. Disponível em: https://blog.grancursosonline.com.br/estudar-para-concurso-dicas/. Acessado
em: 18 de Set. 2020.
5. Técnica Pomodoro: aprenda a gerenciar seu tempo em passos simples. Na Prática. 2 de Jun. 2020. Disponível em: https://www.napratica.org.br/pomodoro/. Acessado em: 18 de Set. 2020.
6. Eduardo, Luís. como começar a estudar para concurso público: seis passos. Estratégia Concursos, 14 de Jan. 2020. Disponível em: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-comecar-a-estudar-para-
concurso-2/. Acessado em: 18 de Set. 2020.