Como obter uma boa classificação na residência? | Colunista

Como obter uma boa classificação na residência_.jpg (53 KB)

Olá, hoje vamos falar de: como você deve ter um bom currículo para destacar-se na pontuação das provas de títulos das residências.

Todos nós sabemos que a preparação para a realização de uma prova de residência não é nada fácil, além da pressão interior, ainda temos que passar pela prova objetiva, e tem umas que possuem provas discursiva, e a tão temida prova de títulos. E a maioria das residências possuem essa fase de análise curricular como etapa do processo seletivo, tornando-se isso, capaz de te aprovar ou não.

Então, o que fazer para sair na frente dos seus concorrentes? Ser proativo e planejar-se enquanto está na graduação!

Este é o principal motivo que faz com que as pessoas que tem bons currículos destaquem-se nessa fase de análise curricular.

LEMBRE-SE: cada edital de residência pode solicitar títulos diferentes, então se você já tem uma ideia de qual tipo de residência quer prestar, fique atento aos editais passados e faça uma análise dos títulos solicitados, para que você não seja pego de surpresa. E semestralmente, faça uma comparação do edital com os títulos já adquiridos por você.

Mas espere aí, eu não fiz isso enquanto estava na graduação, e agora, o que devo fazer?

Para os que já concluíram o curso, ainda há tempo de adquirir os títulos. Para isso, você pode participar de grupos de pesquisa, da sua Universidade ou de outra instituição, que aborde temas de seu interesse para, a partir de então, você poder desenvolver estudos e esses serem publicadas em revistas científicas e/ou congressos em formato de artigos para você pontuar.

Além disso, você também pode participar de eventos científicos, extensões universitárias e cursos, mesmo sendo profissional, para que possa recebe os títulos e poder concorrer a uma melhor posição no processo da residência.

E falando em prova de títulos, se você não sabe o que é, leia os próximos parágrafos com atenção.

As provas de títulos nada mais são do que apresentar certificados de cursos, monitorias, apresentações e publicações de trabalhos, entre outras atividades.

Os títulos, voltados para as provas de residências, são resultados de uma análise curricular das atividades que você já realizou enquanto estava na graduação ou após seu término. São eles os responsáveis por aumentar a sua pontuação e colocá-lo em uma posição mais à frente na lista de convocação da residência.

Os títulos apresentados podem ser o diferencial para quem está em busca de subir posições e ser nomeado mais rápido, por isso você deve estar atento em quais atividades são capazes de entrar nessa avaliação.

Separei aqui as principais categorias que entram nessa análise curricular e que te fazem subir posições na classificação:

  • Monitoria em disciplina/módulo da graduação voluntária ou remunerada;
  •  Iniciação científica ou pesquisa voluntária ou remunerada;
  • Projeto de extensão universitária voluntária ou remunerada;
  • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE)
  • Estágio extracurricular;
  • Publicação de artigos completos em revistas/periódicos de artigos científicos;
  • Publicação de artigos como capítulo de livros;
  • Publicação de livros;
  • Publicação de e-book;
  • Trabalhos científicos apresentados em eventos com ISSN ou ISBN;
  • Proficiência em língua estrangeira;
  • Conclusão do curso de graduação.

Cada um desses itens possuirá uma pontuação diferente, além disso, eles são divididos por categorias e cada uma possui uma pontuação máxima. Por isso, é de suma importância que você conheça, até 1 ano antes, o edital da prova de residência que você quer prestar, para que não fique perdido quando for necessário separar os certificados referentes às provas de títulos ou para adquirir mais títulos.

Ponto importante! As atividades que contam nessa análise, possuem “data de validade”, já que alguns editais limitam o tempo dos certificados, declarações e publicações que serão analisados. Também, pode ocorrer a exigência de cópias autenticadas dos certificados, o que gera custos aos inscritos. Dessa forma, você deve-se atentar a todos os pontos elencados do edital.

Com isso quero te dizer que: aproveite a graduação e todos os subsídios, experiências, oportunidades e ferramentas que esse ambiente te proporciona e sempre planeje-se para que você possa alcançar tudo aquilo que deseja.

Acredite no seu potencial. E estamos juntos nessa caminhada. Até mais!

Matérias relacionadas:

REFERÊNCIAS

SANAR. Tudo que você precisa saber sobre a Prova de Títulos da residência USP. Disponível em: https://www.sanarsaude.com/portal/residencias/artigos-noticias/prova-de-titulos-usp. Acesso em: 09 ago. 2020.