Intensivismo: Residência, áreas de atuação, remuneração e mais!

O Atendimento às Urgências é uma demanda da população brasileira que foi incluída pela rede pública de Saúde devido à alta taxa de mortalidade referente a urgências como trauma e violência. A atuação nessa área exige formação especializada, promovida pela Residência em Intensivismo.

O curso de pós-graduação lato sensu, caracterizado pelo aprendizado em serviço, recebe anualmente profissionais de áreas como Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional.

O programa de Residência em Intensivismo tem duração de dois anos, exige dedicação exclusiva e tem carga horária total de 5.760 horas. Todos os residentes recebem bolsa-auxílio mensal de R$ 3.330,43.

Navegue pelo índice abaixo para saber mais detalhes sobre a Residência em Intensivismo.

1. Breve histórico sobre Intensivismo;
2. Como funciona a Residência em Intensivismo;
3. Processo seletivo da Residência;
4. Onde fazer Residência em Intensivismo;
5. O que é esperado do especialista em Intensivismo?;
6. Como se preparar para a Residência em Intensivismo.


SAIBA QUAIS SÃO AS RESIDÊNCIAS ABERTAS EM TODO O BRASIL


1. Breve histórico sobre Intensivismo

O Intensivismo ganhou destaque na rede pública de saúde com a Política Nacional de Atendimento às Urgências (PNAU), regulamentada pela Portaria GM 1863. de 29 de setembro de 2003. A diretriz foi uma resposta ao contexto de morbimortalidade relativo às urgências, especialmente trauma e violência.

O Intensivismo é, portanto, parte de uma rede de serviços de alta complexidade articuladas cuja organização inclui componentes Pré-Hospitalares fixas e móveis, como Unidades Básicas de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Hospitalares, como portas de hospitais de atenção às urgências e unidades de referência; e Pós-Hospitalares, como modalidades de Atenção Domiciliar, Hospitais-Dia e Projetos de Reabilitação Integral.

Em todos os pontos da rede, a Atenção às Urgências deve ser executada considerando universalidade, integralidade, descentralização, participação social e humanização.

Diante das demandas de saúde da população, a Atenção às Urgências deve fluir em todos os níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para tanto, é preciso que os recursos humanos em atuação nesse setor sejam especializados no atendimento ao paciente grave, possua habilidades técnicas, conhecimentos específicos e atitudes necessárias para atuar no planejamento dessa assistência. A Residência em Intensivismo funciona, justamente, para suprir essa demanda.

2. Como funciona a Residência em Intensivismo

O Atendimento às Urgências exige formação especializada de toda a equipe multiprofissional responsável pela assistência aos usuários do SUS vítimas de trauma ou violência, por exemplo. A Residência em Intensivismo, então, é o programa que capacita profissionais de saúde para essa atuação específica.

Com duração de dois anos, a especialização é caracterizada pela educação em serviço. Ou seja, o residente vivencia a realidade do atendimento ao usuário do SUS em Unidades de Terapia Intensiva, em setores de Urgência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico, além de unidades da de referência da rede pública de saúde.

Ao final do curso, o residente terá cumprido 5.760 horas de aprendizado, sendo 80% de conteúdo prático e 20% de conteúdo teórico-prático. No dia a dia de trabalho, a carga horária é 60 horas semanais, com direito a uma folga por semana. O residente ainda recebe bolsa-auxílio de R$ 3.330,43 todos os meses.

Podem aplicar para a Residência em Intensivismo profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional.

3. Processo seletivo da Residência

As vagas para Residência em Intensivismo são abertas anualmente. Cada instituição é responsável pela elaboração e divulgação dos seus processos seletivos, que podem sofrer variações de acordo com o estabelecido em cada edital.

Mas, de modo geral, o processo de seleção costuma ser composto por pelo menos uma das etapas a seguir:

Prova objetiva

A prova objetiva está presente na grande maioria dos editais de Residência em Atenção Cardiovascular.

Costuma ser a primeira etapa do processo seletivo e possui caráter eliminatório e classificatório. Ou seja, se fizer pontuação menor àquela indicada no edital, o candidato é eliminado; e a pontuação feita na prova indicará a posição diante dos demais candidatos.

Essa prova é composta de questões objetivas relacionadas a conhecimentos gerais sobre o programa de residência e conhecimentos específicos à área de atuação.

Prova dissertativa

A prova dissertativa costuma se apresentar como a segunda etapa do processo seletivo para entrar em um programa de Residência em Atenção Cardiovascular.

Na maioria das vezes, tem caráter classificatório e apresenta uma situação problema ou um estudo de caso vinculado à área profissional do candidato.

Prova de títulos

A prova ou avaliação de títulos também está muito presente nos processos. Geralmente, é a última etapa das seleções de novos residentes.

Neste momento sãoa valiados histórico acadêmico, atividades extracurriculares, realização de pesquisas, publicações de artigos, entre outros itens que também costumam ser descritos no edital.

Cada atividade realizada corresponde à uma pontuação específica e a soma dos pontos de seu currículo será considerada na classificação final do processo seletivo.

Entrevista

A entrevista também é uma etapa possível no processo seletivo. Geralmente, ela ocorre no mesmo dia que a prova de títulos.

Nesse momento, o responsável pelo programa de residência da instituição fará perguntas gerais sobre comportamento, histórico profissional e vida do candidato, assim como testará questões mais específicas, diretamente relacionadas à área de atuação, como em uma prova oral.

Todas essas etapas e suas formas de avaliação e aplicação podem variar de acordo com cada instituição de ensino. Por isso, um dos primeiros passos da preparação para a Residência em Atenção Cardiovascular é estudar profundamente o edital da instituição em que pretende se inscrever e entender bem quais são as etapas e as competências cobradas.

O cronograma completo do processo, incluindo data das provas, do resultado final e do início do Programa (geralmente é início de Março), são divulgados no edital de abertura da Residência. No mesmo documento há informações sobre taxa de inscrição, quadro detalhado das vagas ofertadas, conteúdos cobrados nas avaliações, dentre outros.

4. Onde fazer Residência em Intensivismo

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Residência em Intensivismo, é importante que saiba onde pode se formar especialista na área. O programa pode ser ofertado ou como Intensivismo ou como Intensivismo, Urgência e Trauma. Confira algumas opções:

5. O que é esperado do especialista em Intensivismo?

O Atendimento às Urgências exige algums habilidades do profissional de saúde que precisam ser desenvolvidas durante a Residência em Intensivismo. Uma delas é a capacidade de trabalhar em equipe multiprofissional e interdisciplinar, algo já estimulado ao longo da formação.

Destacamos abaixo mais algumas expectativas para você já se atentar quando começar o curso:

  • Habilidades clínico-assistenciais, considerando o indivíduo em seu contexto biopsicossocial;
  • Compromisso com a promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • Organização e gerenciamento de ações e serviços de saúde em Unidade de Terapia Intensiva em Urgência;
  • Capacidade de diagnóstico dos problemas do paciente grave em conjunto com equipe multiprofissional e de resolução da situação;
  • Habilidades para administrar situações de conflito e estimular a capacidade criativa na resolução de situações do cotidiano.

6. Como se preparar para a Residência em Intensivismo

O primeiro passo para a preparação é ter certeza de que área você quer seguir. Para isso, pesquise bem suas possibilidades e encontre o caminho que mais se encaixa com o seu perfil e com suas necessidades.

Leia conteúdos sobre, converse com colegas da área e pense bem em como e onde você se vê trabalhando nos próximos anos. Temos algumas matérias que podem te ajudar nessa escolha:

Depois que você tiver certeza do caminho que quer seguir, é preciso estudar bastante sobre a instituição e o programa de residência em que você irá se inscrever e elaborar um planejamento bem consistente de estudos.

Muita coisa? Calma, nós também podemos te ajudar nessa! Confira alguns conteúdos especiais para essa parte da preparação:

Em seguida, você precisará escolher um material completo, assertivo e bem direcionado para seu objetivo!

Ter uma fonte de estudos de qualidade te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo, além de fornecer o conteúdo e as ferramentas ideais que te guiarão para a aprovação.

Quer algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar para a Residência? Segue abaixo:

A gente sabe te aprovar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?