Residência: “Mudou a minha vida e acredito que vai mudar ainda – e pra melhor!”

Hoje é o dia de conhecer a história de Juliana Tainá Santiago de Santana, bacharel em Nutrição e R1 da Residência Multiprofissional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do núcleo de Nutrição Clínica. É uma trajetória que mostra o impacto desta especialização na vida de um profissional da Saúde e que pode inspirar você, que está buscando realizar este sonho.

 

A descoberta da verdadeira paixão

Juliana Tainá, que é pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica, entrou na Universidade com o objetivo de atuar na área de UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição). Porém, no final do curso, no último ano de estágio de clínica que ela descobriu a sua verdadeira paixão: a Nutrição Clínica Hospitalar.

A decisão por Residência Multiprofissional foi marcada pelas vantagens deste tipo de especialização. “É uma oportunidade única para adquirir um título de pós graduação sem ter que pagar e, ao contrário, recebemos uma bolsa, sendo a maior parte das aulas em campo, ou seja, prática e ainda aliada a teoria, que sempre nos mantém atualizados”, explica.

O caminho da aprovação

Fazer a prova de Residência da área clínica foi uma superação para Juliana Tainá. “A maioria dos meus estágios, trabalhos, apresentações, inclusive premiação, era na área de UAN. Fiquei com muito receio de fazer a temida prova da residência da área clínica pois eram apenas 05 vagas e ainda tinham os títulos!”, conta.

Ela já tinha um livro da Sanar (1000 questões) e resolveu tentar a residência. A tática foi estudar de forma que tirasse uma nota tão boa que os títulos seriam apenas complemento. “O livro preparatório pra Residência multiprofissional é excelente! Assim como o do SUS! Confiei também, pois algumas professoras minhas fizeram parte da elaboração desse livro e são excelentes profissionais. Criei uma rotina de estudos e graças a Deus consegui obter um resultado mais que satisfatório!”, relata Juliana Tainá

A residente pretende continuar a comprar os livros da Sanar. “Foram uma luz em meu caminho! Muito obrigada! Foi um investimento excelente! Qualidade imensa com ótimo custo benefício! Acreditem e confiem, pois dá certo!”, afirma.

Sabe qual foi o resultado? O nome dela escrito na lista de aprovados e em 1° lugar na Residência Multiprofissional da UNEB. “Mesmo após a prova de títulos, permaneci como PRIMEIRA COLOCADA com uma EXCELENTE nota!”, comemorou a R1.

O significado desta experiência

Aprendizado infinito e a confirmação de que os sonhos podem ser realizados. Este é o significado da Residência para a nutricionista que está no segundo rodízio do primeiro ano.

“O aprendizado está sendo simplesmente imensurável, ainda mais nesse momento atípico, no contexto da pandemia, em que tudo o que já era novidade passou a ser ainda mais. Aí que vemos o quanto o setor da saúde é importante, principalmente a pública, bem como dos profissionais que atuam nesse âmbito.”, relata Juliana Tainá.

Mesmo com pouco tempo, a Residência já conseguiu impactar a trajetória de Juliana e trouxe o que muita gente procura. “Mudou a minha vida, em diversos sentidos, e acredito que vai mudar ainda e pra melhor. Financeiramente mudou, auxiliando bastante, e a realização profissional, pois uma das melhores coisas que existem é poder receber para fazer aquilo que ama. Esse o sentimento que tenho diariamente”, compartilha a residente.

Conselho de quem já é residente

Juliana Tainá também deixou o seu conselho para quem ainda não decidiu se quer Residência. “Para quem deseja ter um diferencial no mercado de trabalho, é recém formado e quer fazer uma pós graduação e não tem condições de pagar, uma dica: faça Residência. As 60h semanais vão trazer uma experiência vasta e única.”

A história desta nutricionista certamente é uma inspiração para muita gente que sonha com aprovação. E você pode começar a estudar ainda hoje para garantir a sua aprovação. Se você quer se preparar de verdade para a prova de Residência, estude agora com a metodologia de aprovação da Sanar com nossos livros e cursos.

 

Matérias relacionadas

Como a Residência Multiprofissional pode te ajudar a conquistar o primeiro emprego

4 erros que você pode cometer ao escolher uma Residência

5 competências que você não imaginava aprender na Residência Multiprofissional

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?