Saúde da Mulher e da Criança: Residência, áreas de atuação, remuneração e mais!

A gestação é uma fase importante na vida da mulher. Sem romantizar o período, a espera de um bebê exige cuidados específicos para proteger a saúde da mãe e da criança. É nesse cenário que atuam os profissionais que fazem a Residência em Saúde da Mulher e da Criança.

O curso de pós-graduação lato sensu, caracterizado pelo aprendizado em serviço, tem duração de dois anos, exige dedicação exclusiva e demanda 60 horas de trabalho por semana. O residente recebe bolsa-auxílio de R$ 3.330,43.

As equipes de estudo multidisciplinares podem ser formadas por profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Navegue pelo índice abaixo para saber mais detalhes da Residência em Saúde da Mulher e da Criança.

1. Breve histórico sobre Saúde da Mulher e da Criança;
2. Como funciona a Residência em Saúde da Mulher e da Criança;
3. Processo seletivo da Residência;
4. Onde fazer Residência em Saúde da Mulher e da Criança;
5. O que é esperado do especialista em Saúde da Mulher e da Criança?;
6. Como se preparar para a Residência em Saúde da Mulher e da Criança.


SAIBA QUAIS SÃO AS RESIDÊNCIAS ABERTAS EM TODO O BRASIL!


1. Breve histórico sobre Saúde da Mulher e da Criança

A Saúde da Mulher e da Criança é uma preocupação da rede pública. As elevadas taxas de morbi-mortalidade materna e infantil, sobretudo neonatal, estimulou a criação da Rede Cegonha, esforço que se soma ao Programa de Humanização do Parto e do Nascimento, ao Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, à Agenda de Atenção Integral à Saúde da Criança e ao Compromisso para Acelerar a Redução da Desigualdade na Região Nordeste e Amazônia Legal.

O programa foi lançado em 2011 pelo governo federal para oferecer saúde, qualidade de vida e bem-estar às mulheres durante a gestação, o parto, o pós-parto e os dois primeiros anos da criança.

A proposta parte da ideia de que toda mulher tem direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada. Da mesma forma, as crianças têm direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A estratégia de atenção à Saúde da Mulher e da Criança se estrutura na Atenção Primária, com o planejamento familiar, pré-natal, puerpério e atenção integral à saúde da criança; e na Atenção Especializada, com pré-natal da gestante de risco, atenção ao parto e ao nascimento, atenção ao recém-nascido de risco, urgências e emergências, e mulheres e crianças em situações especiais.

Para tanto, as equipes de atendimento são formadas por profissionais de diferentes áreas, como: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

2. Como funciona a Residência em Saúde da Mulher e da Criança

A formação especializada para atuação na Rede Cegonha é promovida pela Residência em Saúde da Mulher e da Criança. Durante dois anos, o profissional da área de saúde desenvolve habilidades técnicas e sociais no cenário de prática de atuação, ou seja, nas unidades de saúde e em contato direto com os usuários da rede pública.

São 5.760 horas de aprendizado, divididos em 80% prático e 20% teórico-prático. No dia a dia, são 60 horas de trabalho por semana, em regime de dedicação exclusiva. O residente recebe bolsa-auxílio mensal de R$ 3.330,43.

As vagas ofertadas variam de acordo com a instituição de ensino responsável pelo programa de Residência em Saúde da Mulher e da Criança, mas no geral são abertas oportunidades para profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

3. Processo seletivo da Residência

As vagas para Residência em Saúde da Mulher e da Criança são abertas anualmente. Cada instituição é responsável pela elaboração e divulgação dos seus processos seletivos, que podem sofrer variações de acordo com o estabelecido em cada edital. Mas, de modo geral, o processo de seleção costuma ser composto por pelo menos uma das etapas a seguir:

Prova objetiva

A prova objetiva está presente na grande maioria dos editais de Residência em Atenção Cardiovascular.

Costuma ser a primeira etapa do processo seletivo e possui caráter eliminatório e classificatório. Ou seja, se fizer pontuação menor àquela indicada no edital, o candidato é eliminado; e a pontuação feita na prova indicará a posição diante dos demais candidatos.

Essa prova é composta de questões objetivas relacionadas a conhecimentos gerais sobre o programa de residência e conhecimentos específicos à área de atuação.

Prova dissertativa

A prova dissertativa costuma se apresentar como a segunda etapa do processo seletivo para entrar em um programa de Residência em Atenção Cardiovascular.

Na maioria das vezes, tem caráter classificatório e apresenta uma situação problema ou um estudo de caso vinculado à área profissional do candidato.

Prova de títulos

A prova ou avaliação de títulos também está muito presente nos processos. Geralmente, é a última etapa das seleções de novos residentes.

Neste momento sãoa valiados histórico acadêmico, atividades extracurriculares, realização de pesquisas, publicações de artigos, entre outros itens que também costumam ser descritos no edital.

Cada atividade realizada corresponde à uma pontuação específica e a soma dos pontos de seu currículo será considerada na classificação final do processo seletivo.

Entrevista

A entrevista também é uma etapa possível no processo seletivo. Geralmente, ela ocorre no mesmo dia que a prova de títulos.

Nesse momento, o responsável pelo programa de residência da instituição fará perguntas gerais sobre comportamento, histórico profissional e vida do candidato, assim como testará questões mais específicas, diretamente relacionadas à área de atuação, como em uma prova oral.

Todas essas etapas e suas formas de avaliação e aplicação podem variar de acordo com cada instituição de ensino. Por isso, um dos primeiros passos da preparação para a Residência em Atenção Cardiovascular é estudar profundamente o edital da instituição em que pretende se inscrever e entender bem quais são as etapas e as competências cobradas.

O cronograma completo do processo, incluindo data das provas, do resultado final e do início do Programa (geralmente é início de Março), são divulgados no edital de abertura da Residência. No mesmo documento há informações sobre taxa de inscrição, quadro detalhado das vagas ofertadas, conteúdos cobrados nas avaliações, dentre outros.

4. Onde fazer Residência em Saúde da Mulher e da Criança

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a Residência em Saúde da Mulher e da Criança, é importante que saiba onde pode se formar especialista na área. Confira algumas opções:

5. O que é esperado do especialista em Saúde da Mulher e da Criança?

A atenção à Saúde da Mulher e da Criança exige alguns cuidados dos profissionais de saúde, devido à condição em que se encontram. Gestantes e puérperas, por exemplo, têm necessidades inerentes ao momento delicado que vivem. Da mesma forma, bebês de até dois anos, que estão em sua primeira fase de desenvolvimento.

Nesse contexto, o Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz, estabelece um esquema, baseado na Política de Atenção à Saúde das Mulheres, que pode funcionar como um guia quanto às expectativas em torno do especialista em Saúde da Mulher e da Criança. Isso inclui:

  • Atenção a vulnerabilidades;
  • Garantia de direitos;
  • Humanização dos pacientes;
  • Cuidado singular;
  • Segurança da paciente;
  • Gestão do cuidado;
  • Trabalho em rede.

6. Como se preparar para a Residência em Saúde da Mulher e da Criança

O primeiro passo para a preparação é ter certeza de que área você quer seguir. Para isso, pesquise bem suas possibilidades e encontre o caminho que mais se encaixa com o seu perfil e com suas necessidades.

Leia conteúdos sobre, converse com colegas da área e pense bem em como e onde você se vê trabalhando nos próximos anos. Temos algumas matérias que podem te ajudar nessa escolha:

Depois que você tiver certeza do caminho que quer seguir, é preciso estudar bastante sobre a instituição e o programa de residência em que você irá se inscrever e elaborar um planejamento bem consistente de estudos.

Muita coisa? Calma, nós também podemos te ajudar nessa! Confira alguns conteúdos especiais para essa parte da preparação:

Em seguida, você precisará escolher um material completo, assertivo e bem direcionado para seu objetivo!

Ter uma fonte de estudos de qualidade te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo, além de fornecer o conteúdo e as ferramentas ideais que te guiarão para a aprovação.

Quer algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar para a Residência? Segue abaixo:

A gente sabe te aprovar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?