Olá pessoal, como vocês estão? Para muitos é bem complicadinho conseguir chegar na ID e DPP, mas é mais simples do que se imagina.
Sei que talvez você que está aí lendo pode não ter conhecimento sobre o assunto, ser um estudante que ainda não viu a matéria ou está começando agora e ainda não sabe nem o significado dessas siglas, mas não se preocupe, vou te explicar.
ID – O que é e como calcular:
A ID é a idade gestacional da gestante que você vai acompanhar. Para que possamos realizar o seu cálculo, precisamos ter conhecimento quanto à data da última menstruação – a DUM. Essa data deve ser referente ao primeiro dia da menstruação, que será o último ciclo menstrual.
Porém, para podermos realizar esse cálculo, a mulher deve ter certeza do dia, e o método só deve ser utilizado se a mesma tiver um ciclo menstrual regular e não fizer uso de anticoncepcional.
O cálculo é feito da maneira a seguir. Utilizaremos um calendário, pois vamos realizar o cálculo contando os dias entre a DUM e o dia da consulta:
- Pegue a DUM e conte quantos dias até o dia da consulta;
- Após achar o total de dias, vamos dividir esse valor por 7 – que equivalem aos dias da semana;
- O resultado que obtiver será a quantidade de semanas e o que restar da divisão é referente aos dias da semana em que se encontram.
Vamos para um exemplo:
DUM = 02/06/2020
Data da consulta = 14/07/2020
Temos = 28 dias de junho + 14 dias de julho
Total: 42 dias/7 = 6 semanas
A ID também pode ser calculada com o gestograma, que é um disco em que se coloca a seta voltada para o dia e mês do último ciclo menstrual, e se tem as semanas indicadas no dia e mês da consulta.
Quando a mulher não tem certeza do dia que veio sua última menstruação mas conhece o período do mês, estima-se 5,15 e 25 para fazer o cálculo, usando um dos métodos acima.
Caso a data e o período sejam desconhecidos, a ID e a DPP serão dadas por aproximação, medindo-se a altura do fundo do útero e também por toque vaginal.
Se não for possível determinar a IG, é solicitado uma ultrassonografia.
Ciclo regular e irregular
O ciclo menstrual é aquele que dura de 25 a 30 dias, considerado também um ciclo regular. Ele é divido em duas fases, a fase folicular, aquela em que a mulher é preparada para uma possível gestação e fase lútea período em que ocorre uma queda nos hormônios da mulher e se não ocorre fecundação a mulher vem a menstruar.
O ciclo irregular é aquele que os dias do período duram menos que 25 dias ou mais que 30 dias.
DPP – O que é e como calcular:
A DPP é a data provável do parto. Podemos descobrir ela por três meios também:
- Utilizando um calendário e levando em consideração a duração de uma gestação (que costuma ser de 280 dias ou 40 semanas) – contaremos sempre a partir da DUM;
- Pelo gestograma: colocamos a seta sobre o dia e mês da última menstruação e vemos onde a seta indica como dia e mês como DPP;
- Ou, podemos calcular também através da Regra de Näegele: somamos 7 dias ao primeiro dia da DUM e subtraímos 3 meses do mês que ocorreu a última menstruação – no caso dos meses de abril a dezembro, e se for de janeiro a março, adicionamos 9 meses. Se por acaso o resultado encontrado for superior aos dias do mês, passamos o que resta para o mês seguinte, adicionando 1 ao cálculo final do mês.
Vamos ao exemplo da Regra de Näegele:
- Exemplo com mês entre abril e dezembro:
DUM: 13/09/2019
Dia: 13+7 = 20
Mês: 9 – 3 = 6
Ano: 2020 (Ter atenção de colocar o ano correto, já que vai ocorrer mudança de ano)
DPP: 20/06/2020
- Exemplo com mês de janeiro a março:
DUM: 10/02/2020
Dia: 10+7 = 17
Mês: 2+9 = 11
Ano: 2019 (Ter atenção, o ano continuará o mesmo)
DPP: 17/11/2020
- Exemplo quando excede os dias do mês:
DUM: 27/01/2020
Dia: 27+7 = 34 (Aqui ultrapassou os dias do mês, ter atenção)
34 dias – 31 dias = 3 – Referente ao dia da DPP
Mês: 1+9+1 = 11 (Aqui, adiciono 1 a soma por ter ultrapassado aos dias do mês)
Ano: 2020
DPP: 03/11/2020
É bem simples realizar o cálculo, mas lembre-se sempre de ter atenção.
Até a próxima
Matérias relacionadas:
- Não sei qual área seguir, e agora?
- O Instagram ideal do enfermeiro(a): 6 dicas infalíveis!
- O processo de enfermagem e a prática do enfermeiro na utilização da SAE
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde: Atenção ao pré-natal de baixo risco, CAB 32. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_32_prenatal.
pdf
SAÚDE DA SAÚDE. Entenda seu ciclo menstrual e aprenda a calcular seu período fértil. Disponível em: https://saudedasaude.anahp.com.br/ciclo-menstrual-calcular-periodo-fertil/. Acesso em: 16 ago. 2020.
SOUZA, Marcos Vinicius Villarinho de (coord). Coleção de Manuais para Enfermagem: Saúde da Mulher e Obstetrícia. 1. ed. Salvador: Editora Sanar, 2019.
VIDA SAUDÁVEL – O BLOG DO EINSTEIN. Como calcular a idade gestacional?. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/como-calcular-idade-gestacional/. Acesso em: 22 jul. 2020.