Residência da Fiocruz: Programas, vagas, processo seletivo e mais!

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das mais importantes formadoras de profissionais de saúde em todo o país. Referência para a Saúde Pública no Brasil e no Mundo, a instituição tem como motivo de existir a promoção à saúde e ao desenvolvimento social, com geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico. 

Há 115 anos, a Fiocruz se dedica a pesquisa, assistência, vigilância à saúde e produção de vacinas, medicamentos e outros insumos. E é através dos programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional que a instituição contribui para o desenvolvimento da saúde pública do país. 

Anualmente a Fiocruz abre vagas para seus programas de Residência em Área Profissional de Enfermagem e seus doze programas de Residência Multiprofissional. As oportunidades são para diferentes formações: Biologia, Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinaria, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. 

Navegue pelo índice abaixo para saber detalhes da Residência na Fiocruz.

1. Por que fazer Residência na Fiocruz?
2. Programas e vagas da Residência na Fiocruz
3. Como se preparar para a Residência na Fiocruz?
4. Último edital da Residência na Fiocruz


AS CINCO COMPETÊNCIAS QUE VOCÊ NÃO IMAGINAVA APRENDER NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL


1. Por que fazer Residência na Fiocruz?

O profissional que passa por algum programa de Residência Multiprofissional se torna mão de obra especializada numa das áreas consideradas urgentes para a saúde pública regional. Ao longo de dois anos, o profissional é inserido no contexto de atuação na rede de assistência e é também estimulado a encarar de forma analítica o que está sob seus olhos. Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os programas não são diferentes.

Existe um “plus” nesse processo, que inclui a importância da Fiocruz para o desenvolvimento da saúde pública: é a principal instituição não-universitária de formação de recursos humanos na área de saúde. O reconhecimento da Fiocruz é nacional e internacional no que tange pesquisa, assistência, vigilância à saúde e produção de insumos, como vacinas e medicamentos.

Os programas de Residência Uniprofissional e Multiprofissional da Fiocruz compartilham pilares da instituição, como ensino e pesquisa, compromisso social, história e modernidade. Por se tratarem de formação em serviço, todos os residentes são supervisionados por docentes e pesquisadores durante o programa, que tem conteúdo 80% prático e 20% teórico-prático

Os doze programas de Residência Multiprofissional da Fiocruz oferecem oportunidades para profissionais de Biologia, Ciências Biomédicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinaria, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Uma vez aprovado no processo seletivo, o residente deve cumprir carga horária semanal de 60 horas, em regime de dedicação exclusiva, com bolsa-auxílio de R$ 3.330,43

 

2. Programas e vagas da Residência na Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferece programas de Residência em Enfermagem e programas de Residência Multiprofissional com vagas para diferentes formações. Assim como determina a legislação em vigor, todos os programas têm duração de dois anos, com carga horária de 60 horas semanais, que totalizam 5.760 horas de curso. Os residentes recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 3.330,43.

 

Uniprofissional:

Enfermagem

Banco de Leite Humano

Controle de Infecção Hospitalar

Neonatologia

Obstetrícia

Pediatria

 

Multiprofissional:

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Ciências Biológicas

Ciências Biomédicas

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Medicina Veterinaria

Odontologia

Psicologia

Serviço Social

Terapia Ocupacional

Residência Multiprofissional em Atenção Básica

Educação Física

Enfermagem 

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição 

Psicologia

Serviço Social

Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde

Enfermagem

Farmácia

Nutrição

Psicologia

Saúde Coletiva

Serviço Social

Residência Multiprofissional em Doenças Infecciosas e Parasitárias

Enfermagem

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos

Farmácia

Fisioterapia

Fonoaudiologia

Nutrição

Psicologia

Serviço Social

Terapia Ocupacional

Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Educação Física

Enfermagem

Farmácia

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Serviço Social

Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo

Educação Física

Enfermagem 

Farmácia

Fisioterapia

Nutrição

Odontologia

Psicologia

Serviço Social

Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador

Enfermagem

Fisioterapia

Saúde Coletiva

Psicologia

Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

Enfermagem

Psicologia

Serviço Social

Residência Multiprofissional em Saúde na Área de Vigilância Sanitária com Ênfase na Qualidade de Produtos, Ambientes e Serviços

Farmácia

Ciências Biológicas

Medicina Veterinária

Nutrição

Residência Multiprofissional em Tecnologias Aplicadas à Indústria Farmacêutica

Biomedicina

Farmácia

Medicina Veterinária

Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde

Bioquímica

Ciências Biológicas

Enfermagem

Farmácia

Medicina Veterinária

Saúde Coletiva

 

3. Como se preparar para a Residência na Fiocruz?

Os programas de Residência Multiprofissional da Fiocruz são lançados em editais próprios. Isso implica dizer que não há uma regra única para os doze programas oferecidos pela instituição. Dessa forma, os critérios de seleção são definidos por cada coordenação, de acordo com as necessidades identificadas.

Essa mesma orientação é válida para o período de chamada de seleção. A maioria dos programas são lançados em janeiro, com processo de seleção para ser desenvolvido em fevereiro. Mas há também programas com chamada em novembro/dezembro. Apesar das diferenças, há algo em comum: o período de seleção costuma ser curto, com etapas acontecendo no intervalo de até uma semana.

Sendo assim, o ideal é que o profissional de saúde acompanhe os editais já lançados para o programa de Residência Multiprofissional que for de seu interesse. Isso também para orientar na preparação para as etapas da seleção, que não costumam ser os mesmos.


CONHEÇA 7 VANTAGENS DE FAZER RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL!


Mas isso não nos impede de te ajuar! Afinal, independentemente do programa, é certo que os processos seletivos terão pelo menos uma das etapas a seguir. 

 

Prova objetiva

De múltipla escolha, com caráter eliminatório e classificatório. O número de questões varia de acordo com o edital, mas pode ter 25 questões ou até 40 questões. Todas são elaboradas com base no conteúdo programático indicado no edital.

 

Prova discursiva

É constituída por questões abertas de cunho analítico-reflexivo. Costumam fazer referência a situações-problema sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e à área de atuação do programa de Residência Multiprofissional de interesse do candidato.

 

Análise de currículo e de carta de intenção

São momentos que permitem à banca avaliadora conhecer melhor os candidatos. Na análise de currículo são avaliados estágios extracurriculares, projetos de extensão e experiências semelhantes, trabalhos publicados e apresentados em revistas e congressos, jornadas científicas e participação em projetos de extensão. Já na análise de carta de intenção, é avaliada a capacidade de expressão analítica e reflexiva do candidato sobre sua formação, da expectativa e das contribuições de sua categoria à área do programa ao qual concorre e ao SUS.

 

Entrevista

Essa etapa nem sempre é adotada, mas nos casos em que se torna parte do processo seletivo, são avaliadas clareza de objetivos e pretensões do candidato quanto ao curso. É nesse momento também que a banca avaliadora verifica a disponibilidade de tempo integral, imediata e de dedicação exclusiva por parte do candidato. 

 

Organize-se para a seleção

Uma etapa que está na maioria, para não dizer todos, os programas de Residência Multiprofissiona na Fiocruz é a prova objetiva. Sendo assim, a preparação para esse momento crucial da seleção é fundamental. Uma dica de ouro para esse momento é: conheça o formato das questões.

Isso te ajuda a dominar a lógica de construção da prova, exercita seu cérebro para aquele estilo de questões, passa a perceber quais assuntos são mais cobrados e para quais deve dedicar um pouco mais de atenção. E se decidir estudar por questões, algumas práticas podem potencializar seu aprendizado:

  • Anote num papel os temas que você observou mais frequentes, pra direcionar sua concentração na hora da revisão;

  • Justifique o motivo de escolher uma alternativa como certa e o porquê de as demais estarem erradas;

  • Estude por questões comentadas. Isso te ajuda a sanar dúvidas que ainda existam sobre o assunto em questão e te blinda de cair em pegadinha.

 

4. Último edital da Residência na Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) libera editais próprios para cada um dos doze programas de Residência Multiprofissional. O número de vagas varia de acordo com cada programa. Por exemplo, foram 90 vagas para Residência Multiprofissional em Atenção Básica; 20 vagas para Residência Multiprofissional em Vigilância em Saúde; 04 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde do Trabalhador; 09 vagas para Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

O comum aos editais, independentemente do programa, é o processo de inscrição, no qual os candidatos devem se inscrever por meio da plataforma da Fiocruz, e o início do programa de residência. Todos os programas têm início na primeira semana de março. O processo de seleção geralmente ocorre no início do ano, entre janeiro e fevereiro, com intervalo de dias entre uma etapa e outra. 

 

Se prepare com a Sanar!

Quer se preparar da melhor forma para a Residência do Sírio-Libanês? Nós podemos te ajudar nessa jornada! 

Conheça nossos Preparatórios para Residência em Saúde!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?