Saiba como realizar o gerenciamento financeiro da sua clínica odonto

 

O primeiro passo para começar todo negócio é ter um planejamento,em que precisam estar definidas questões como valor a ser investido, projeções, e uma pesquisa da área que irá atuar. 

E claro, para os empreendedores odontológicos, isso é um desafio, já que passaram anos estudando e se especializando em sua área. Não tem como saber de tudo, mas para empreender é necessário que saiba alguns conceitos e principalmente que saiba gerenciar suas finanças.

Para a sobrevivência do seu negócio é de extrema importância que você saiba fazer um  bom gerenciamento financeiro. Para que seu negócio tenha potencialidade para crescer e ser lucrativo, é necessário ser organizado e ter um olhar minucioso.

Todas as características citadas acima, não são uma exclusividade para clínicas e consultório. É uma regra geral. Todo negócio, independente da área de atuação gira em torno de dinheiro. 

Por isso, é  fundamental saber de forma detalhada quais são os gastos e valores de entrada, para que possa realizar uma avaliação da situação financeira da sua clínica.

Se você quer saber como organizar as finanças da sua clínica, para que possa ter mais lucratividade, este texto é para você. Vamos falar passos práticos para você já aplicar no seu negócio.

Separe as contas pessoais das contas da clínica 

Infelizmente, esse ainda é erro muito comum, mas que prejudica o negócio de forma considerável. Se você usa as contas bancárias juntas, paga as contas do consultório juntos com as suas despesas pessoais, está errado.

Você precisa separar a sua conta e a do consultório, apesar de você ser o empreendedor é preciso manter uma ordem, justamente para que você consiga mensurar a rentabilidade exata da sua clínica.

Além disso, irá facilitar na hora de comprovar o seu faturamento. Outro erro muito comum e que já prejudicou muitos negócios é o que está citado no próximo tópico.

Pró-labore

Se de vez em quando, você pega o dinheiro do caixa para pagar o almoço ou para abastecer o carro, esse tópico é para você.

Uma alternativa muito viável e considerável saudável para o seu negócio, é a definição de pró-labore. Mesmo que você seja o dono, é preciso que você se considere um funcionário no momento de fazer o pagamento, ou seja, que você determine um valor x como salário.

Isso significa, nada de adiantamentos ou retirada de outros valores durante o mês. 

Registre todo o movimento do consultório

Registrar todos os gastos e custos é de extrema importância para que você tenha o controle de tudo o que entrou e saiu do caixa. É preciso registrar tudo, por menor que pareça, isso fará toda a diferença na hora de analisar a saúde do seu negócio.

Tenha um sistema de gestão online

Administrar uma clínica não é uma tarefa fácil, e você sabe muito bem disso.

Uma dica, é que você adquira um sistema de gestão para te apoiar no controle e na análise do seu negócio. Além de contribuir para a gestão financeira, alguns deles também possui ferramentas que ajuda na organização e no agendamento de consultas. 

Contrate um bom contador para sua clínica 

Não tenha receio em contratar um contador. Da mesma forma que um paciente pode te procurar para colocar prótese sobre implante dentário, você deve procurar um contador para tirar suas dúvidas e para que tenha resultados ainda melhores.

Faça parcerias

Como já mencionado acima, no setor odontológico, é preciso de um investimento alto para comprar equipamentos.A solução para isto, é estabelecer parcerias com os fornecedores, laboratórios ou até mesmo com outros consultórios para que haja um equilíbrio e redução de despesas. 

Essa parceria pode ser feita de inúmeras formas, apenas tome cuidado para que ambos os parceiros tenham benefícios.

Marketing como parte do seu planejamento financeiro

No início de todo negócio, surgem inúmeros detalhes que o empreendedor precisa se atentar. A escolha das cores, cadeiras da sala de espera e tantas outras decisões são importantes, mas o que adianta se não houver pacientes?

Tão importante quanto a gestão financeira e que precisa estar em seu planejamento é o investimento em Marketing Digital.

Ela é extremamente importante para que seu negócio alcance um número considerável de clientes. Sabemos que a palavra investimento nem sempre é tão amigável no início de um negócio, porém, investir em marketing pode ser um fator decisivo para o sucesso do seu negócio.

Uma boa estratégia de marketing, fará com que você apareça para o potencial cliente. 

Quando ele pesquisar algo como, “clareamento dental a laser antes e depois”, “clareamento dental preço” ou “quanto custa um implante dentário”, o seu negócio aparecerá como resposta nos mecanismos de busca., por exemplo.

Vale dizer que isso é um processo de médio a longo prazo, mas que surte muito resultado para os negócios. 

Conclusão

Neste conteúdo você conferiu qual é a  importância de uma gestão financeira bem feita.

Também conferiu passos rápidos e práticos para você iniciar o processo de gestão e organização financeira, além de ver como o Marketing também deve estar atrelado ao seu planejamento.

Por isto, se planeje, organize suas finanças para que você consiga fazer mais investimentos que estimulem seu crescimento. 

E sempre que puder, estude para que você fique atualizado!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora da Vue Odonto.