Empreender, aprender e vencer vamos juntos? | Colunista

Meus caros leitores, vamos juntinhos viajar em um assunto na maioria das vezes sombrio e polêmico para muitos profissionais da área de saúde, de modo que possamos compreender cada conceito que é o início de tudo para quem deseja empreender. Não desistindo e persistindo de maneira correta, entendendo cada etapa que gira no seu negócio, no intuito de se tornar um empreendedor de sucesso.

Se tratando do início de tudo, o que é empreendedorismo para você?

Empreendedorismo é uma conduta de um indivíduo visionário que inicia seu negócio, afim de criar algo que possa impactar vidas positivamente.

Um indivíduo é chamado de empreendedor quando ele tem coragem, e muitas das vezes não está confortável, feliz profissionalmente e tem a ousadia de agir e se reinventar em prol de um sonho.

Este está disposto a pagar o preço saindo da sua zona de conforto, pois na maioria das vezes o mesmo é empregado de uma empresa com carteira assinada e seu desejo de se tornar empregador é motivado sempre pela vontade de ser independente!

Agora que já sabemos o que é empreendedorismo, vamos compreender conceitos básicos de suma importância para que os Cirurgiões Dentistas e profissionais de saúde possam ficar por dentro de tudo que ocorre dentro do seu negócio. Pois, para um empreendimento alcançar o sucesso almejado, é necessário antes de tudo ter um planejamento para abertura do seu negócio e entender que sua clínica vai muito além do atendimento ao seu paciente.

Vamos juntos amigasso?

Sabemos que existe uma grande procura de serviços odontológicos e contrapartida inúmeros profissionais nessa área, com isso há uma necessidade grande de se alcançar diferenciação no mercado para que se obtenha vantagem competitiva. Contudo é fundamental que os CD saibam que antes de abrir o seu negócio precisam fazer analise de mercado, avaliação e acompanhamento do ambiente interno e externo conhecendo tudo ao seu redor.

Chamamos isso de matriz SWOT que nada mais é que a definição dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças que norteiam a sua empresa, afim de que o profissional não seja surpreendido e venha ficar frustado com o escolhido para sua empresa, por isso é importante que essa análise seja criteriosa.

Após essa análise de mercado, para abrir seu consultório é de extrema importância entender que toda e qualquer empresa existem despesas, faturamento, lucro, capital de giro entre outros e que na maioria das vezes passam despercebidos e com pouca relevância para os profissionais de saúde .Visto que, devemos entender basicamente o que cada um se refere para que possamos manter saudável o andamento da empresa.

Vamos lá juntinhos?

Receitas são entradas monetária na empresa, provenientes da prestação de um serviço ou uma venda.

Já as Despesas são todos os gastos que a empresa possui para pagar.

Para que um consultório possa funcionar de maneira apropriada precisa-se pagar a Despesa Fixa como:

  • Aluguel da sala
  • Água
  • Internet
  • Equipe administrativa entre outros.

Já no que se refere as despesas que possui relação ao serviço prestado e não possui uma constância, essa sim chamamos de Despesa variável.

Podemos citar como variável alguns exemplos como:

  • Matéria prima
  • Consumo de descartáveis
  • EPIS
  • Multas e encargos por atraso de entrega entre outros.

E o capital de giro o que é?

Já compreendemos pelo nome que se refere a algo para que a empresa possa rodar. E é exatamente o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas.

Faturamento é a soma de todas as receitas geradas na empresa por conta de um serviço ou venda, ou seja, todos os ganhos monetários do serviço prestado no atendimento dos pacientes em um determinado período.

Sabendo disso, compreendemos que uma empresa administrada de forma correta com tomadas de decisões estratégicas e usando as ferramentas adequadas para redução de custos, chegará em um momento que a procura pelo seu serviço será maior do que as despesas a pagar.

Então, isso chamamos de Lucro!

Que se refere a diferença entre o faturamento obtido com os serviços de atendimento ao paciente subtraindo todas as despesas totais que a clínica possui para execução do trabalho.

Agora que você já entendeu a diferença desses conceitos básicos, vamos finalizar com um conceito que não podemos deixar de citar, que é a cereja do bolo para que sua empresa tenha sucesso e não caia em falência.

Estamos falando do Pro Labore expressão que vem do latim e significa “pelo trabalho”, o mesmo é obrigatório o seu pagamento conforme art.9, da Instrução Normativa RFB nº 971, de 13/11/2009 e podemos conceituar como valor monetário já pré-determinado no contrato social da empresa, que os sócios recebem mensalmente pela execução e entrega do seu serviço.

Não podemos esquecer, que a remuneração com Pro labore difere do Lucro da empresa, pois primeiro é o pagamento já pré-estipulado no contrato social e entra como despesas, já o segundo ocorre após subtrair o faturamento de todas as despesas existentes.

Sabendo disso agora, vamos deixar combinado que todos os seus custos pessoais fora da empresa, você pagará com sua retirada de pro labore ou distribuição de lucros quando houver e jamais com o dinheiro que entra de faturamento na clínica.

Sabe por quê?

Porque no final de cada mês sua empresa estará com saúde financeira e você possa comemorar os lucros e ter sempre sua retirada de pro labore.

Combinado?

Afinal, a capacidade empreendedora de rodar uma empresa é algo imprescindível para todo sucesso comercial e financeiro dela. Zelar pelas finanças para que a mesma possa se manter saudável é fundamental para que seu negócio possa girar com tranquilidade.

Compreendendo sempre que uma clínica odontológica vai muito além do atendimento ao paciente é a chave do sucesso para o seu negócio.

Matérias relacionadas:

Referências:

Biasi, Jessica. Planejamento Estratégico na Odontologia. Florianópolis [ Disserteação] Universidade Federal de Santa Catarina . 2014.

Sebrae. Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica [Acesso em 06 jul 2020]. Disponível em: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/d31319 561137cd06212b6a1a5c91a28d/$File/5834.pdf