Saúde da Criança e do Adolescente: Residência, áreas de atuação, remuneração e mais!

A escolha de qual residência fazer após a faculdade é direcionada por diferentes questões. Interesses, oportunidade de atuação no mercado de trabalho, deslocamento. São muitos os fatores e muitas as possibilidades para, enfim, decidir em qual seleção concorrer.

O cuidado direcionado à saúde da criança e do adolescente é uma opção de atuação para profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia.

Primeiramente, porque é lei o direito à vida e à saúde. Em segundo lugar, e consequentemente -, sempre deverão existir políticas públicas direcionadas ao cuidado à criança e ao adolescente. Assim, sempre existirão oportunidades de atuação nessa área.

Neste conteúdo vamos detalhar o que você precisa saber sobre a residência em Saúde da Criança e do Adolescente:

  1. Residência Multiprofissional;
  2. Como funciona a Residência em Saúde da Criança e do Adolescente;
  3. Processo seletivo da Residência;
  4. Atuação no Mercado de Trabalho;
  5. Como se preparar para a Residência em Saúde da Criança e do Adolescente.

SAIBA AS 5 VANTAGENS EM FAZER UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE


Residência Multiprofissional

O primeiro passo para atuar na área de Saúde da Criança e do Adolescente é se especializar. Esse conhecimento mais específico é apreendido na residência multiprofissional, ao longo de dois anos.

Diferentemente da residência médica, a modalidade multiprofissional admite profissionais formados nas diferentes áreas de saúde, entre elas enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia e psicologia.

Para dar início ao curso, é preciso se preparar: definir uma rotina de estudos, mirar as instituições para as quais pretende aplicar e fazer o processo seletivo de cada uma delas.

As etapas de seleção geralmente são:

  • Prova de conhecimentos gerais e específicos;
  • Análise de currículo;
  • Entrevista.

Nos dois últimos casos, são destacadas atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do curso de graduação, como iniciação científica e estágios.

Uma vez residente do programa de Saúde da Criança e do Adolescente, é cumprida uma rotina fixa de dedicação exclusiva ao curso, que acontece em tempo integral.

A carga horária é de 60 horas por semana, com uma folga, totalizando 5.760 horas. Toda a formação dura dois anos. O residente recebe bolsa-auxílio de R$ 3.330,43, valor fixado pelo Ministério da Saúde.

Entre os melhores programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente estão: o Hospital Sírio-Libanês, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


SAIBA COMO PLANEJAR SEUS ESTUDOS E MONTAR UM CRONOGRAMA PERFEITO!


Como funciona a residência em Saúde da Criança

O profissional de saúde que escolhe fazer residência em Saúde da Criança e do Adolescente se diferencia dos demais pelo conhecimento especializado em uma das áreas mais importantes do país. Não à toa são desenvolvidas competências de assistência ao recém-nascido, ao lactente, à criança nas fases pré-escolar e escolar. Ou seja, todas as fases de vida da criança e do adolescente.

O residente desenvolve competências também para assistir de forma humanizada a família da criança e do adolescente.

A referência da formação são políticas públicas nacionais, como Humaniza SUS, Rede Cegonha, Hospital Amigo da Criança, Assistência Integral às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também orienta a formação dos residentes.

Ao longo dos dois anos de residência, os profissionais desenvolvem habilidades para atuação clínico-assistencial, hospitalar, ambulatorial e em redes básicas de saúde. Destaque também para as soft skills, que facilitam a análise de contexto biopsicossocial, mediação de conflitos, empatia e pensamento integrativo a outras áreas de formação.


CONFIRA AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE


Processo Seletivo da Residência em Saúde da Criança e do Adolescente

As vagas para Residência em Saúde da Criança e do Adolescente são abertas anualmente e cada instituto de ensino é responsável pela elaboração e divulgação dos seus processos seletivos, que podem sofrer variações de acordo com o estabelecido em cada edital. De um modo geral, o processo de seleção costuma ser composto por:

Prova objetiva

A prova objetiva está presente na grande maioria dos editais de Residência.

Costuma ser a primeira etapa do processo seletivo e possui caráter eliminatório (se fizer uma pontuação inferior à indicada no edital, você é eliminado da seleção) e classificatório (sua pontuação indicará sua posição perante os outros candidatos).

Essa prova é composta de questões objetivas geralmente relacionadas à conhecimentos gerais da Saúde Pública Brasileira e conhecimentos específicos da área de atuação.

Prova dissertativa

A prova dissertativa costuma se apresentar como a segunda etapa do processo seletivo para entrar em um programa de Residência.

Na maioria das vezes, ela tem caráter classificatório e apresenta uma situação problema ou um estudo de caso vinculado à área profissional.

Prova de Títulos

A prova ou avaliação de títulos também está muito presente nos processos. Geralmente, é a última etapa a ser vencida para alcançar a tão sonhada vaga de residente.

Nela, haverá uma avaliação de atividades extra-curriculares como a realização de projetos, participação em eventos, trabalhos publicados, estágios etc.

Cada atividade realizada corresponde à uma pontuação específica e a soma dos pontos de seu currículo será considerada na classificação final da Residência.

Entrevista

A entrevista também é uma etapa possível no processo seletivo. Geralmente, ela ocorre no mesmo dia que a Prova de Títulos.

Nesse momento, o responsável pelo programa de residência da instituição fará perguntas gerais sobre comportamento, histórico profissional e vida do candidato, assim como testará questões mais específicas, diretamente relacionadas à área de atuação, como em uma prova oral.

Todas essas etapas, assim como as formas de avaliação e aplicação das mesmas, podem variar de acordo com cada Hospital de Ensino. Por isso, um dos primeiros passos da preparação para a Residência é estudar profundamente o edital da instituição em que pretende se inscrever e entender bem quais são as etapas e as competências cobradas.

O cronograma completo do processo, incluindo data das provas, do resultado final e do início do Programa (geralmente é início de Março), são divulgados no edital de abertura da Residência. No mesmo documento há informações sobre taxa de inscrição, quadro detalhado das vagas ofertadas, conteúdos cobrados nas avaliações, dentre outros.

Atuação no mercado de trabalho

O profissional especializado em Saúde da Criança e do Adolescente termina a residência pronto para atuar em ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde das crianças. O trabalho pode ser desenvolvido em clínicas, hospitais, ambulatórios e rede básica de saúde.

Por outro lado, o profissional poderá ainda atuar na administração do processo de trabalho e da assistência em saúde. Outra opção é o foco em pesquisa, desenvolvendo estudos de caráter científico.


VEJA AINDA: RESIDENTE EM SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE CONTA SUA ROTINA


Como se preparar para a Residência em Saúde da Criança e Adolescente?

O primeiro passo para a preparação é ter certeza de que área você quer seguir. Para isso, pesquise bem suas possibilidades e encontre o caminho que mais se encaixa com o seu perfil e com suas necessidades.

Leia conteúdos sobre, converse com colegas da área e pense bem em como e onde você se vê trabalhando nos próximos anos. Temos algumas matérias que podem te ajudar nessa escolha:

Depois que você tiver certeza do caminho que quer seguir, é preciso estudar bastante sobre a instituição e o programa de residência em que você irá se inscrever e elaborar um planejamento bem consistente de estudos.

Muita coisa? Calma, nós também podemos te ajudar nessa! Confira alguns conteúdos especiais para essa parte da preparação:

Em seguida, você precisará escolher um material completo, assertivo e bem direcionado para seu objetivo!

Ter uma fonte de estudos de qualidade te dará a segurança necessária para você otimizar seu tempo e ser mais produtivo, além de fornecer o conteúdo e as ferramentas ideais que te guiarão para a aprovação.

Quer algumas dicas de materiais perfeitos para te preparar para a Residência? Segue abaixo:

A gente sabe te aprovar!

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?