Quer questões? Veja 5 comentadas e saiba onde conseguir mais

Na sua rotina de estudos, certamente você separa algum tempo para resolver questões. Afinal, é uma excelente maneira de entender se você absorveu um assunto e ainda treinar para a prova, com foco no objetivo final de ser aprovado. Pensando nisso, separamos 5 questões de Odontologia comentadas pelos nossos professores.

Depois de resolver e ler os comentários, continue até o fim deste artigo para saber como você pode deixar de perder tempo procurando questões e ainda facilitar a sua preparação.

Questão 1

Universidade Federal do Rio Grande do Norte,2017

A oclusão funcional ideal é definida pela união de características que parecem menos prováveis de causar efeitos patológicos. Apesar de apresentar baixa incidência na população, é a oclusão que deve ser considerada durante tratamentos reabilitadores extensos. Dentre os critérios para uma oclusão funcional ideal, destaca-se que:

a) As forças oclusais resultantes verticais devem estar dirigidas para o longo eixo do dente.

b) Os côndilos devem estar posicionados o mais posterior possível com os discos interpostos quando a boca está fechada.

c) É necessária a presença de guia lateral do tipo função em grupo durante os movimentos laterotrusivos.

d) É necessária a presença de contatos oclusais em todos os elementos dentários, em posição habitual

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: CORRETA. O processo de direcionar as forças oclusais através do longo eixo do dente é conhecido como carga axial. As forças resultantes são direcionadas através do longo eixo do dente.

Alternativa B: INCORRETA. Na posição de boca fechada, o côndilo igualmente deve estar em repouso dentro da cavidade glenoide. É a sua posição de conforto.

Alternativa C: INCORRETA. Durante qualquer movimento lateroprotrusivo, os incisivos laterais também podem ser envolvidos na guia. Os caninos ficam em contato, desocluindo os posteriores.

Alternativa D: INCORRETA. Posição na qual os dentes superiores contatam os interiores havendo o maior número possível de contatos oclusais. RESPOSTA: A


Questão 2

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica,2016

Apesar de apresentar baixa toxicidade e pequeno potencial alergênico, a guta-percha, material de obturação amplamente utilizado em Endodontia, possui como principal desvantagem a:

a) ausência de óxido de zinco em sua composição.

b) falta de adesividade às paredes do canal.

c) dificuldade de manipulação.

d) estabilidade dimensional.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. A presença do óxido de zinco confere rigidez e atividade antibacteriana aos cones de guta-percha.

Alternativa B: CORRETA. A guta-percha é considerada um material impermeável, mas não adere às paredes dentinárias, o que exige a complementação da obturação com cimentos endodônticos.

Alternativa C: INCORRETA. Podem ser facilmente plastificadas e manipuladas de acordo com as variações de técnicas.

Alternativa D: INCORRETA. Possuem estabilidade dimensional nas condições de uso.


Questão 3

Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica,2018

Qual análise deve ser utilizada para saber se os dentes são proporcionais no tamanho?

a) Análise de Bolton.

b) Análise de Moyers.

c) Análise de Staley-Kerber.

d) Análise de Tanaka Johnston.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: CORRETA. A análise do tamanho dentário, algumas vezes chamada de análise de Bolton em homenagem ao seu criador, é feita através da medição da largura mesiodistal de cada um dos dentes permanentes.

Alternativa B: INCORRETA. Segundo Moyers, o propósito de uma análise da dentição mista, é avaliar a quantidade de espaço disponível no arco para os dentes sucessores permanentes.

Alternativa C: INCORRETA. Não caracteriza análise de dentição para avaliação de espaços.

Alternativa D: INCORRETA. O método baseia-se em fórmulas que foram desenvolvidas especificamente para cada uma das arcadas. O valor para canino e pré-molares é dado a partir de uma equação de regressão linear simples.


Questão 4

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares,2018

Julgue o item a seguir relativo aos procedimentos restauradores realizados em clínica odontológica.

Apesar de não aderir à dentina, o cimento de hidróxido de cálcio fotoativado promove sua união com outros materiais restauradores fotoativados, devido à presença de monômeros em sua constituição.

a) Certo.

b) Errado.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

CERTO. Devido a deficiências dos cimentos de hidróxido de cálcio autoativado, foi desenvolvido um cimento à base de hidróxido de cálcio ativado por luz visível, que possui um grande aumento da resistência à compressão e a quase nenhuma solubilidade em ácido e em água. Sendo esse cimento monocomponente e fotopolimerizável elimina a espatulação, endurece sob o uso do aparelho fotopolimerizador por luz visível; por esse motivo, seu tempo de trabalho e endurecimento não são influenciados pela umidade ou espatulação, atingindo suas máximas propriedades físicas após a polimerização. Por outro lado, não adere à dentina e não libera flúor, porém o fato de possuir resina polimérica como um dos componentes possibilita uma forte união com materiais restauradores fotopolimerizáveis. O cimento de hidróxido de cálcio ativado supera em grande escala as deficiências apresentadas pelo cimento de hidróxido de cálcio autoativado, pois exibe propriedades físicas melhoradas, solubilidade significativamente reduzida e módulo de elasticidade maior.


Questão 5

Prefeitura Municipal de Natal (RN),2018

A reconstrução de perdas ósseas e de tecidos moles, extensos na mandíbula, sobretudo em pacientes que sofreram radioterapia, será melhor tratada com o retalho:

a) Pediculado de músculo peitoral maior.

b) Livre ósseo, microvascularizado de fíbula.

c) Livre osteocutâneo, microvascularizado de fíbula.

d) Livre miocutâneo, microvascularizado da região anterolateral da coxa.

 

Agora confira a resposta:

*

*

*

Alternativa A: INCORRETA. Tentativas iniciais de reconstrução com enxertos ósseos não vascularizados e retalhos osteocutâneos pediculados foram marcadas por alta incidência de complicações pós-operatórias e resultados insatisfatórios a longo prazo.

Alternativa B: INCORRETA. Estudos têm demonstrado que o retalho ósseo com a inclusão de uma ilha segura de pele da porção lateral da perna como um retalho osteocutâneo apresenta melhores resultados.

Alternativa C: CORRETA. O retalho osteocutâneo livre, microvascularizado de fíbula permanece como o procedimento de escolha na reconstrução dos grandes defeitos mandibulares, principalmente da porção anterior da mandíbula, após grandes ressecções tumorais.

Alternativa D: INCORRETA. Nesse caso trata-se de um retalho pediculado e, como discutido na alternativa A, os resultados são insatisfatórios.


E aí? Mandou bem ou precisa reforçar os estudos?

Usar provas anteriores é um método muito comum na preparação para concursos e residências. Com ele, dá para entender o funcionamento da banca ou instituição, perceber quais assuntos mais caem, se acostumar com o estilo das questões e reforçar os estudos num assunto que você percebeu não dominar tanto assim. 

Mas buscar questões não é uma tarefa fácil e muitas vezes você perde muito tempo para encontrá-las, não é?

Agora imagine um lugar que em que não só encontra milhares de questões, como também pode filtrá-las por profissão, disciplina ou assunto?

Então conheça o aplicativo da Sanar Saúde! São mais de 100 mil questões gabaritadas da área de Saúde inteiramente GRATUITAS para você se preparar para as provas de Residência e Concurso! Você ainda encontra milhares de questões comentadas pelos nossos professores. Não deixe para depois: baixe agora!

 

Matérias relacionadas