Quando você escolhe fazer uma Residência Multiprofissional, define em qual área deseja se especializar. Ao concluir esta modalidade de pós-graduação lato sensu, você obtém o título de especialista na área em que quer exercer a sua profissão. Mas além do aprendizado teórico e prático específico, há outras competências cada vez mais importantes e desejadas no mercado que os residentes desenvolvem durante a participação nos programas – e que você nem imaginava que podia aprender.
Só de ser multiprofissional já é um aprendizado muito rico. Além de te dar uma visão mais holística e integrada da área em que você deseja atuar, a formação dentro de uma equipe com várias profissões vai fazer você entender o papel de cada um na assistência à saúde e como tudo está interligado.
Se você está pensando nas vantagens de fazer uma Residência Multiprofissional ou já está firme na preparação para alcançar o seu sonho, confira a seguir 5 competências que vão fazer parte do seu processo de aprendizado em pelo menos dois anos de sua vida. Elas foram enumeradas tendo como inspiração um artigo sobre residência multiprofissional em Saúde da Família.
Competência 1 – Profissionalismo
Com a ênfase na prática (já que é uma educação em serviço), você vai se deparar com a vida profissional como ela é. Com isso, você vai desenvolver competências relacionadas a assumir responsabilidades, ter compromisso e se envolver intensamente com o seu trabalho, tornando-se um profissional mais experiente.
Competência 2 – Comunicação
Por aprender ao lado de uma equipe multiprofissional, você terá que criar relações interpessoais e desenvolver a sua habilidade de se comunicar com outras pessoas – que, inclusive, não falam a mesma “língua” da sua formação. Além disso, na hora da prática, o residente também aprende a se comunicar com quem está prestando o atendimento.
Competência 3 – Trabalho em equipe
A vivência multiprofissional vai te ajudar bastante a desenvolver a competência de trabalhar em equipe. E isso vai além da ótica de responsabilidade e comunicação: é entender como as funções estão conectadas e precisam aprender e trabalhar juntas em prol de uma assistência à saúde melhor para todos. Com isso, a sua atuação no futuro potencialmente terá uma visão mais holística, envolvendo diversos profissionais e áreas do saber.
Competência 4 – Resolução de problemas
Na educação em serviço, você vai se deparar com questões a serem resolvidas. Isso vai desenvolver a sua iniciativa, a sua capacidade de articular os aprendizados anteriores e, provavelmente, a habilidade de tomar decisões rápidas diante de classificações de urgência.
Competência 5 – Gestão
Você vai vivenciar a rotina da sua profissão, ainda que em um processo formativo estruturado pela Residência Multiprofissional. Além dos conhecimentos diretos da prática profissional, você terá contato com pessoas e situações que farão aprender sobre gestão de pessoas, recursos e estratégias no funcionamento da unidade de saúde.
CONFIRA TODAS AS RESIDÊNCIAS ABERTAS EM NOSSO MAPA DE RESIDÊNCIAS!
Nesta experiência única, você também será capaz de entender que o seu processo de formação é contínuo – inclusive quando você já sair com o seu título de especialista. Sem falar que o aprendizado vai muito além da teoria.
É claro que cada programa de Residência Multiprofissional tem suas especificidades e podem potencializar o desenvolvimento de alguma das competências listadas antes. O mais importante é entender o quanto esta experiência vai te empoderar e te fazer se sentir mais seguro em sua atuação profissional e, neste processo, desenvolver estas habilidades é muito importante.
E agora? Qual programa de Residência Multiprofissional escolher para desenvolver estas e outras competências técnicas? Conheça as 10 Melhores Residências em Saúde do Brasil e entenda os principais programas por área da Saúde.
BAIXE O NOSSO APP E PREPARE-SE COM MAIS DE 100 MIL QUESTÕES GRATUITAS
Para se preparar para os processos, conte com a Sanar.