6 passos para montar um bom Currículo Lattes

Um pouco de história…

O Currículo Lattes foi criado em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo integrado à uma plataforma online, que facilitou o processo de comunicação do meio científico, já que antigamente os pesquisadores de todo o país disponibilizavam os dados acadêmicos em variados formulários de papel.

É interessante pontuar que o Currículo Lattes recebeu esse nome em homenagem ao físico brasileiro Césare Mansueto Giulio Lattes, que foi um dos responsáveis por desenvolver pesquisas significativas relacionadas à estrutura atômica.

Hoje, o CNPq cumpre com o objetivo de integrar, no ambiente virtual, o percurso acadêmico dos pesquisadores e estudantes brasileiros. Dessa forma, as instituições utilizam a plataforma Lattes para concessão de bolsas de pesquisas e para realizar seleções para ingresso em diversos cursos, mestrados e doutorados. Além disso, tem o papel de estimular a conexão entre os pesquisadores, preservando a memória e o histórico das pesquisas produzidas no nosso país.

Diferenças entre o Currículo Lattes e o Vitae

Nesse momento você deve estar se perguntando qual a diferença entre o currículo Lattes e o Vitae, certo? Tudo bem! Para você entender melhor irei pontuar algumas diferenças:

  • O Lattes é um Currículo para situações acadêmicas e o Vitae para situações profissionais.
  • O Currículo Lattes é ideal para estudantes e pesquisadores e o Currículo Vitae é indicado para quem está procurando um emprego, fora do âmbito acadêmico.
  • Se o emprego for como professor ou a área de atuação for a educacional, a instuição em questão pode solicitar o seu Lattes.
  • O Currículo Lattes é mais extenso e abrangente que o Currículo Vitae, uma vez que consta de forma detalhada, toda a produção intelectual associada à área de atuação, como a produção de artigos e participação em eventos e em projetos.
  • O Currículo Lattes é padronizado nacionalmente e é online. Já o Currículo Vitae é um resumo da sua trajetória profissional, onde contém certos dados pessoais e quando há interesse em preencher alguma vaga é enviado de forma impressa ou online.

6 PASSOS para montar um bom Currículo Lattes:

1º PASSO: Acesse a plataforma Lattes e clique em “Cadastrar novo currículo”. Insira a nacionalidade, e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que verá na imagem

2º PASSO: O próximo passo é inserir uma foto (escolha uma foto formal) e prencher com seu nome completo, data e país de nascimento, sexo, cor ou raça, documentos como RG, CPF e passaporte.

3º PASSO: No campo “Endereço e contato” você tem a opção Residencial e Profissional, onde deve preencher: “Instituição”, “País”, “CEP”, “Endereço”, “Bairro”, “Cidade”, “Estado”, “Telefone” e “Celular”.

4º PASSO:  Uma das etapas mais importantes, em “Formação Acadêmica” você deve escolher entre formação acadêmica concluída ou em andamento e inserir todos os níveis e instituições que já percorreu durante a sua trajetória.

5º PASSO: A próxima página também requer muita atenção e é sobre “Atuação profissional” você precisa responder somente “Sim” ou “Não” para as perguntas e assim completar todas as informações acerca desse tópico.

6º PASSO: No último passo você irá completar sobre sua “Área de atuação” e habilidades linguísticas dos idiomas. Se estiver tudo certo, as informações que você inseriu vão aparecer agrupadas com a sua foto no topo. Com isso, você aceita os termos de uso e precisa apenas clicar em “Enviar ao CNPq”.

Dicas essenciais:

  • Assim que finalizar os 6 passos supracitados, faça uma leitura atenta e confira todas as informações do seu currículo. Se encontrar algo é só editar!
     
  • O texto inicial “sobre mim” deve ser claro, objetivo e formal, constando as principais experiências acadêmicas e profissionais. Caso queira altera-lo deve ir em barra principal, clicar em “dados ferais” e “texto inicial”.
     
  • Coloque seu real nível nos idiomas e se com o tempo você for se aprimorando, vá atualizando.
     
  • Insira sempre os cerificados de participação em eventos pertinentes à sua área, orientações, projetos de pesquisa, artigos científicos, cursos de extensão, capítulos de livros publicados,entre outras experiências acadêmicas que vão agregar valor ao seu currículo lattes.
     
  • Você só deve inserir no seu currículo lattes informações que pode comprovar com um certificado ou uma declaração do professor ou da instituição.
     
  • Separe um período para estar atualizando seu Lattes. Caso não possa fazer com muita frequência opte por sempre que receber algum certificado guardar de forma segura e semanelmente, mensalmente ou semestralmente lançar todos no sistema. No meu caso, eu reuno todos os meus certificados durante o semestre, arquivo tudo com muito cuidado e nas férias da faculdade eu lanço todos.Ter um ritual te ajuda a não deixar nada passar despercebido e todos os certificados são importantes para acrescentar ao seu currículo.
     
  • Crie logo o seu currículo Lattes! Não importa se você acabou de ingressar na faculdade, ou se fez um mestrado há 10 anos e agora quer começar um doutorado. A hora é agora! Vamos lá!
     

Matérias Relacionadas:

Referências:

1) DOITYTEAM (Brasil). Como fazer o currículo Lattes: aprenda com esse passo a passo. In: Como fazer o currículo Lattes: aprenda com esse passo a passo. [S. l.], 2019. Disponível em: https://blog.doity.com.br/como-fazer-o-curriculo-lattes-aprenda-com-esse-passo-a-passo/. Acesso em: 26 jun. 2020.

2) SILVA, Gabrielle. Afinal, o que é currículo Lattes?. In: Afinal, o que é currículo Lattes?. [S. l.], 23 jul. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/afinal-o-que-e-
curriculo-lattes. Acesso em: 24 jun. 2020.