Exército 2020: O que cai na prova de Farmácia

Se preparando para o concurso do Exército 2020? Saiba o que cai na prova de Farmácia neste concurso!! 

Aqui você vai encontrar os assuntos que mais caem e o estilo da banca, além de questões para treinar e o que você precisa saber para começar a se preparar.

  • Como é a banca?

  • Quais os assuntos mais cobrados?

  • Como os assuntos são cobrados?

  • Como se preparar?

Como é a banca?

As provas das forças armadas são elaboradas pelas próprias instituições, mas podemos destacar algumas particularidades. 

As provas costumam cobrar o conteúdo de forma mais direta, o nível das questões é de médio a difícil e, não costumam trazer as famosas pegadinhas.

Além disso, de maneira geral as questões não pedem conceitos básicos, são cobrados os conceitos aplicados.

Por exemplo, ao invés de perguntar qual o parâmetro para tal diagnóstico ou qual o nome da técnica, é dado um achado laboratorial para que você identifique o diagnóstico ou um tipo de amostra para que você identifique a técnica ou o equipamento.

Quais os assuntos mais cobrados?

Analisamos as últimas 3 provas para Farmacêutico do Exército e trouxemos aqui o Top 5 das disciplinas e assuntos mais cobrados para vocês.

Disciplinas mais cobradas:

  1. FARMACOLOGIA

  2. FARMACOTÉCNICA

  3. BIOQUÍMICA

  4. LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

  5. FARMÁCIA CLÍNICA

Assuntos mais cobrados: 

FARMACOLOGIA

Farmacologia do Sistema Nervoso Central

Farmacocinética e Farmacodinâmica

FARMACOTÉCNICA

Técnicas e equipamentos

BIOQUÍMICA CLÍNICA

Urinálise

Análise de líquido cerebroespinal

LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA

RDC n°17/2010

Outras legislações que não constam no edital 2020

FARMÁCIA CLÍNICA

Atenção farmacêutica

Acompanhamento farmacoterapêutico

 Outras disciplinas:

Também apareceram questões de:

  • Farmácia Hospitalar;

  • Química Analítica;

  • Química Orgânica;

  • Microbiologia;

  • Toxicologia;

  • Controle de Qualidade;

  • Imunologia. 

Como os assuntos são cobrados?

É muito comum escutar que cada banca tem seu estilo e por isso precisamos estar atentos para criar estratégias adequados para o contexto de cada prova. 

Trouxemos 5 exemplos de questões de provas anteriores:

1)Segundo Goodman (2012), os distúrbios degenerativos caracterizam-se pela perda progressiva e irreversível dos neurônios localizados em regiões específicas do cérebro. São exemplos a esclerose lateral amiotrófica e as doenças de Parkinson, Huntington e Alzheimer. Como grupo, estes distúrbios são relativamente comuns e acarretam problemas médicos e sociais significativos. Hoje os tratamentos disponíveis para os distúrbios neurodegenerativos atenuam os sintomas da doença, mas não alteram a evolução do processo neurodegenerativo. Assinale a opção correta sobre os fármacos usados comumente no tratamento dos distúrbios neurodegenerativos.

a) A carbidopa é o precursor metabólico da dopamina e, isoladamente, é o fármaco mais eficaz para o tratamento da doença de Parkinson.

b) Donepezila, rivastigmina e entacapona são fármacos amplamente utilizados no tratamento da doença de Alzheimer com a finalidade de ampliar a transmissão colinérgica.

c) O riluzol é um fármaco utilizado no tratamento da esclerose lateral amiotrófica que inibe a liberação do glutamato, mas também estimula os canais de sódio dependentes da voltagem.

d) A fiuoxetina é eficaz no tratamento da depressão e da irritabilidade demonstradas pelos pacientes com doença de Huntington sintomática.

e) A selegilina e a fenelzina são inibidores seletivos da MAO-B utilizados no tratamento da doença de Parkinson que não produzem o chamado “efeito do queijo”.

 

2) Segundo Allen (2013), o revestimento em leito de ar fluidizado pode ser empregado para aplicação de revestimentos poliméricos peliculares aquosos ou orgânicos. Sendo assim, assinale a opção que apresenta o método que é especialmente recomendado para mascaramento de sabor, obtenção de sistemas de liberação entérica e de filmes que atuam como barreira sobre partículas ou comprimidos.

a) Bottom-spray.

b) Granulation-spray.

c) Top-spray.

d) Coating-spray.

e) Tangencial-spray.

 

3) Um paciente foi encaminhado a um determinado laboratório para realizar um exame de anormalidade de sedimentos da urina (EAS), devido a uma suspeita de Síndrome Nefrótica. Segundo Oliveira Lima (2008), qual deve ser o padrão dos elementos encontrados no sedimento urinário e dos achados físico-químicos para que se confirme a existência dessa síndrome?

 

a) Sedimento: cilindros hemácicos; hemácias; células renais e piócitos. Achados físico-químicos: proteinuria (< 2g/24h); volume reduzido e hematúria

b) Sedimento: cilindros granulosos, hemácicos, cerosos e largos; células renais; hemácias e piócitos. Achados físico-químicos: proteinuria (>3g/24h), isostenúria e hematúria.

c) Sedimento: cilindros com piócitos e bacterianos; piócitos em grande número e hemácias. Achados físico-químicos: urina turva, prova de Griess positiva e proteinúria discreta.

d) Sedimento: cilindros epiteliais, hemácicos e cerosos; células renais; piócitos e hemácias. Achados físicoquímicos: oligúria, hematúria e proteinúria discreta.

e) Sedimento: cilindros gordurosos e cerosos; lipóides birrefringentes; células renais com depósito lipídico. Achados físico-químicos: proteinúria maciça (5g/24h), iipidúria e hematúria discreta.

 

4) De acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, Resolução n° 417/2004 do Conselho Federal de Farmácia, são proibições ao farmacêutico, EXCETO:

a) deixar de prestar assistência técnica efetiva ao estabelecimento com o qual mantém vínculo profissional.

b) negar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica

c) aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial, mediante acordos ou dissídios da categoria.

d) permitir a utilização do seu nome por qualquer estabelecimento ou instituição onde não exerça pessoal e efetivamente sua função.

e) exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária e do exercício profissional.

5) “A Atenção Farmacêutica, um novo modelo centrado no paciente, surge como alternativa que busca melhorar a qualidade do processo de utilização de medicamentos alcançando resuldados concretos.” (FERRACINI, 2010) Segundo o Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica, qual das alternativas abaixo corresponde a “um ato planejado, documentado e realizado junto ao usuário e aos profissionais de saúde, que visa a resolver ou a prevenir problemas que interferem ou podem interferir na farmacoterapia, sendo parte integrante do processo de acompanhamento/seguimentofarmacoterapêutico”?

a) Atenção farmacêutica

b) Orientação farmacêutica

c) Indicação farmacêutca

d) Intervenção farmacêutica

e) Cuidado farmacêutico


BAIXE O NOSSO APP E PREPARE-SE COM MAIS DE 100 MIL QUESTÕES GRATUITAS


Como se preparar?

Para você que já decidiu que será um concursado das Forças Armadas, agora é preciso entender qual caminho você tem pela frente. 

É importante que você faça uma autoanálise, verifique sua disponibilidade de tempo para estudar e em que ponto você está no processo de preparação. 

Se você já tem experiências prévias com outros concursos, ótimo! Verifique também o seu nível de conhecimento sobre os conteúdos específicos cobrados no concurso que você deseja.

Existem alguns conhecimentos que vão além dos conteúdos que são cobrados nas provas:

  • Como esquematizar um edital;

  • Como se planejar;

  • Como estudar;

  • Como medir seu desempenho;

  • Estratégias para o dia da prova.


SE CADASTRE PARA RECEBER O EDITAL ESQUEMATIZADO DO ESSEX 2020 E UM EBOOK DE QUESTÕES COMENTADAS


 

Após a sua análise, se você percebeu que tem pouco tempo para estudar, não se desespere, essa é a realidade de muitas pessoas que já foram aprovadas nos mais diversos concursos.

Então o mais importante é que você estude atentamente o EDITAL e construa um planejamento realista levando em conta o tempo até a prova e a sua rotina de estudos.

Para acelerar e otimizar a sua preparação a Sanar construiu o CURSO PREPARATÓRIO que você precisa para ser aprovado nos concursos das FORÇAS ARMADAS para Farmacêutico.

capa-forcas armadas.png (92 KB)

 

Estamos juntos nessa caminhada rumo a sua aprovação!