Primeiros passos para criar um perfil profissional no instagram

Como criar um bom perfil no Instagram_.jpg (61 KB)

Olá pessoal!

Diante da situação mundial provocada pela Covid- 19, todas as empresas e seus funcionários tiveram que se adaptar a essa nova realidade. As redes sociais se tornaram carro-chefe das empresas e prestadores de serviço.

Como plataforma principal utilizada vemos o Instagram e a pergunta que fica é: como criar um bom perfil profissional nessa rede social? Tudo começa pelo planejamento e o pontapé inicial para isso é a leitura do Código de Ética Profissional, disponibilizado cada categoria.

É necessária a leitura total do código, pois ele irá nortear seu comportamento profissional para além da presença nas redes. Sobre a questão da divulgação profissional, cada categoria traz seus parâmetros. Traremos como exemplo o Código de Ética do Psicólogo que regulamenta sobre divulgação nas seguintes disposições:

Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:
a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;
b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;
c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;
e) Não fará previsão taxativa de resultados;
f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;
g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;
h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.
(CFP, p.15,2005).

Após essa leitura, outro ponto a considerar é se você possui um nicho de mercado para divulgar nesse Instagram. O nicho é um sub-mercado dentro do mercado macro da profissão, aqui levaremos em consideração a Psicologia.

Essa definição de nicho baixa o quantitativo de concorrência, o que vai ajudar a montar suas postagens no aplicativo e ter um alcance de público. Com isso resolvido vamos à criação da sua conta profissional:

  1. Vincule a criação dessa conta a um e-mail e número profissiona;l
  2. Coloque esse perfil como um perfil comercial, isso vai permitir acesso a outros recursos como: tipo de público, alcance da postagem entre outros;
  3. Crie uma identidade profissional como: Logomarca e cores do layout de para serem usados nas postagens (tem aplicativos gratuitos e fáceis de mexer, como o Canva);
  4. Procure não poluir as postagens com imagens suas;
  5. Faça um cronograma de postagens por exemplo: segundas – dica de livro, sextas – IGTV sobre pandemia e ansiedade;
  6. Poste em horários de pico;
  7. Tenha constância nas publicações;
  8. Fale sobre os eventos de atualização e apresentações realizadas;
  9. E o mais importante, entender que esse perfil é profissional e não pessoal, então não misture as postagens, isso deixa o perfil confuso e faz perder público;
  10. Faça stories, enquetes, parcerias.

E lembre-se fale sobre o que você domina sempre pautado pelo código de ética de sua categoria.

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)

Referências:

CFP- Conselho Federal de Psicologia, Código de Ética do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf Acesso:27/05/2020.

LISA, A. Como definir o nicho de mercado na psicologia clínica? Disponível em: https://blog.psicomanager.com.br/2019/09/12/como-definir-o-nicho-de-mercado-na-psicologia/ Acesso em: 27/05/2020.