Olá pessoal!
Diante da situação mundial provocada pela Covid- 19, todas as empresas e seus funcionários tiveram que se adaptar a essa nova realidade. As redes sociais se tornaram carro-chefe das empresas e prestadores de serviço.
Como plataforma principal utilizada vemos o Instagram e a pergunta que fica é: como criar um bom perfil profissional nessa rede social? Tudo começa pelo planejamento e o pontapé inicial para isso é a leitura do Código de Ética Profissional, disponibilizado cada categoria.
É necessária a leitura total do código, pois ele irá nortear seu comportamento profissional para além da presença nas redes. Sobre a questão da divulgação profissional, cada categoria traz seus parâmetros. Traremos como exemplo o Código de Ética do Psicólogo que regulamenta sobre divulgação nas seguintes disposições:
Art. 20 – O psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente:
a) Informará o seu nome completo, o CRP e seu número de registro;
b) Fará referência apenas a títulos ou qualificações profissionais que possua;
c) Divulgará somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão;
d) Não utilizará o preço do serviço como forma de propaganda;
e) Não fará previsão taxativa de resultados;
f) Não fará auto-promoção em detrimento de outros profissionais;
g) Não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais;
h) Não fará divulgação sensacionalista das atividades profissionais.
(CFP, p.15,2005).
Após essa leitura, outro ponto a considerar é se você possui um nicho de mercado para divulgar nesse Instagram. O nicho é um sub-mercado dentro do mercado macro da profissão, aqui levaremos em consideração a Psicologia.
Essa definição de nicho baixa o quantitativo de concorrência, o que vai ajudar a montar suas postagens no aplicativo e ter um alcance de público. Com isso resolvido vamos à criação da sua conta profissional:
- Vincule a criação dessa conta a um e-mail e número profissiona;l
- Coloque esse perfil como um perfil comercial, isso vai permitir acesso a outros recursos como: tipo de público, alcance da postagem entre outros;
- Crie uma identidade profissional como: Logomarca e cores do layout de para serem usados nas postagens (tem aplicativos gratuitos e fáceis de mexer, como o Canva);
- Procure não poluir as postagens com imagens suas;
- Faça um cronograma de postagens por exemplo: segundas – dica de livro, sextas – IGTV sobre pandemia e ansiedade;
- Poste em horários de pico;
- Tenha constância nas publicações;
- Fale sobre os eventos de atualização e apresentações realizadas;
- E o mais importante, entender que esse perfil é profissional e não pessoal, então não misture as postagens, isso deixa o perfil confuso e faz perder público;
- Faça stories, enquetes, parcerias.
E lembre-se fale sobre o que você domina sempre pautado pelo código de ética de sua categoria.
Referências:
CFP- Conselho Federal de Psicologia, Código de Ética do Psicólogo. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo-de-etica-psicologia.pdf Acesso:27/05/2020.
LISA, A. Como definir o nicho de mercado na psicologia clínica? Disponível em: https://blog.psicomanager.com.br/2019/09/12/como-definir-o-nicho-de-mercado-na-psicologia/ Acesso em: 27/05/2020.