Farmacêutico contra a Covid-19: O herói nos bastidores

Farmacêutico contra o Covid-19_ O herói nos bastidores ..jpg (84 KB)

Escolas fechadas, praças lacradas como se fossem cenas de crime, transportes reduzidos, e milhões de pessoas adoecendo, milhares morrendo… Parece enredo de filme apocalíptico, mas infelizmente é o que todos nós estamos vivendo, e pra maioria, pela primeira vez na história (exceto para idosos com 102 anos ou mais que viveram a gripe espanhola).

Você provavelmente entende a importância dos médicos e dos enfermeiros nessa pandemia, mas você consegue ver o papel de outros profissionais, como o farmacêutico?

Primeiro, vale lembrar que o farmacêutico, possui mais de 70 áreas de atuação, sendo algumas exclusivas, como a manipulação de fórmulas magistrais e a dispensação de medicamentos. É o farmacêutico que, continua nas farmácias, do país e do mundo, intermitentemente, e além de fornecer os insumos básicos de tratamento, oferece, gratuitamente a informação.

INFORMAÇÃO

Sobre o uso racional dos medicamentos, da máscara, das formas de prevenção, da higienização das mãos, do álcool em gel…

PREVENÇÃO

Falando em álcool em gel, a Anvisa, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 350/2020) autorizou as farmácias de manipulação a fabricarem e venderem produtos de higienização, como antisséptico e sanitizantes oficinais, evitando assim o desabastecimento de álcool à 70%, um dos principais antissépticos utilizados na prevenção da Covid-19.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Mas, se, mesmo com as medidas de prevenção, houver suspeita de infecção pelo novo coronavírus (SARS- CoV2), o farmacêutico também está nos laboratórios e nas farmácias auxiliando o diagnóstico.

Nos laboratórios, os exames buscam principalmente o material genético do vírus, sendo então, muito mais preciso, porém demanda mais tempo (pelo menos 24 horas).

Nas farmácias, os testes rápidos (ensaios imunocromatográficos) são regulados nas especificações da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC nº 377 de 28/04/2020) e embora sejam baseados em fundamentos menos específicos e precisos do que o anterior, como a detecção de imunoglobulinas IgG e IgM (anticorpos que detectam, respectivamente, o contato tardio ou latente com o SARS CoV 2, auxiliam o encaminhamento rápido a outros exames confirmatórios, e até ao desafogamento da rede pública de saúde.

FARMÁCIA HOSPITALAR

Rede pública, que também conta com os farmacêuticos nos hospitais, em diversas áreas, participando de instâncias como a Comissão de Farmácia e Terapêutica, que tem como objetivo selecionar os medicamentos a serem utilizados naquela instituição e assessorar a diretoria clínica para seleção, padronização, prescrição, aquisição, distribuição e uso de medicamentos dentro das instituições da saúde.

A farmácia hospitalar é uma unidade do hospital que tem, como principais objetivos, garantir o uso racional dos medicamentos e responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados mas não haveria resposta à essa demanda se não houvesse não houvesse a produção dos medicamentos, seja em farmácias magistrais
ou em indústrias farmacêuticas.

PRODUÇÃO

É o farmacêutico, que está por trás de cada comprimido utilizado não só para o tratamento, mas para o alívio de dores, e desconfortos provocados de maneira direta ou indireta por essa pandemia.

PESQUISA

O farmacêutico também está ligado à pesquisa de novos medicamentos, de vacinas, e até de novos protocolos de tratamento utilizando medicamentos já descobertos.

E agora? Consegue perceber a importância do farmacêutico?

O reconhecimento é o primeiro passo para melhorias nas condições de trabalho de qualquer classe de profissionais.

 

post_apoio-atualização_1524x200_lp-atualização.jpg (122 KB)

REFERÊNCIAS

BRASIL. ASCOM/ANVISA. (org.). MEDIDAS PREVENTIVAS: Anvisa simplifica autorização de produtos para higiene. ANVISA simplifica autorização de produtos para higiene. 2020.Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/anvisa-quer-aumentar-oferta-de-produtos-para-higienizacao/219201. Acesso em: 28 maio 2020.

BRASIL. ASCOM/ANVISA. (org.). NOVO CORONAVÍRUS: Covid-19: saiba mais sobre testes rápidos. Covid-19: saiba mais sobre testes rápidos. 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/covid-19- saibamaissobretestesrapidos/219201/pop_up?_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_viewMode=print&_101_INSTANCE_FXrpx9qY7FbU_languageId=pt_BR.
Acesso em: 28 maio 2020.

BRASIL. OPAS/OMS. (org.). Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid
19&Itemid=875.
Acesso em: 28 maio 2020.

FUNDAÇÃO A. C. CAMARGO (São Paulo). Covid-19: Um glossário com 22 termos para você conhecer. 2020. Disponível em: https://www.accamargo.org.br/noticias/covid-19-um-glossario-com-22-termos-para-voce-conhecer. Acesso em: 28 maio 2020.

PHARMACIA BRASILEIRA: Farmácia e Controle das Infecções Hospitalares. Brasil: Pharmacia Brasileira, mar. 2011. Bimestral. Disponível em: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/130/encarte_farmacia_hospitalar.pdf Acesso em: 28 maio 2020.