E aí gente?! Tudo bem com vocês?
E a especialização, já escolheu?
Não??? Calma!! Vou te ajudar!
Vem comigo nessas dicas!
Sei que quando estamos na graduação é complicado escolher uma área para a nossa especialidade. Nossa!! São tantas áreas, especialidades lindas e encantadoras.
Mas se você ainda se encontra em dúvida, te aconselho a seguir esses pontos, que irão te ajudar!
1. Aonde você se imagina daqui a 10 anos?
Essa é a pergunta chave, e por isso tô usando ela primeiro, pra abrir a mente e você já começar a imaginar o seu futuro.
Como você se vê daqui a 10 anos? Aonde você acredita que se sentiria bem trabalhando? Sim! Imagine o seu trabalho dos sonhos!
2. Faça uma lista das suas principais características
Como você é como pessoa? Sua personalidade? Gosta de trabalhar em equipe ou sozinho (a)?
O que mais te define, irá te ajudar a escolher a área a qual vc mais vai se identificar, respondendo a essas perguntas, vamos agora para a terceira.
3. Quais especialidades mais te atraem?
Faça uma lista com todas as especialidades que você mais tem interesse, não tenha medo de fazer uma lista grande se for preciso.
4. Vá a campo, pesquise!
Eu sei que estamos em pandemia, e temos que ficar em casa, mas quem disse que você precisa sair? Hoje temos diversos sites que falam sobre as mais diversas especialidades.
Você também pode procurar entrar em contato com seus professores ou pedir a eles indicação de profissionais daquela área.
Em tempos de redes sociais, também encontramos diversos profissionais que compartilham suas rotinas, que tal criar coragem e ir falar com eles?
Pergunte como é a especialidade? Como é a atuação? Quais os desafios enfrentados? O que mais deixa aquele profissional feliz e realizado? Como está o mercado de trabalho? Dentre outras perguntas que podem te dá uma boa noção de como funciona aquela especialidade.
5. Hora de peneirar!
Depois de pesquisar sobre cada área que você deseja, é hora de comparar as características de cada especialidade com as suas características pessoais.
E assim, se perguntar: Eu serei feliz aqui?
6. Como faço pra alcançar essa especialidade?
Agora chega o memento de você peneirar ainda mais!
Procure entrar em ligas acadêmicas que envolva aquela área, participe de grupo de pesquisa, de monitorias de disciplinas e de eventos, participe de mini cursos, palestras, vá a eventos (e aqui ressalto que tem muitos eventos acontecendo de forma online). Se envolva nas atividades de sua faculdade, principalmente se tiver as áreas que você deseja atuar um dia.
7. O fim da linha.
Não pare! Crie oportunidades. Nunca ache que você chegou ao fim da linha, sempre há chances de investir em você, no seu conhecimento.
Não ache que aquela área é muito distante e você nunca poderá se especializar nela.
Faça as oportunidades acontecerem. Dê sempre o seu melhor. QUEIRA SEMPRE MAIS!
Matérias Relacionadas
- Vida Real de Uma Cirurgiã-Dentista: O Que a Faculdade Não Te Ensinou
- A Maior Função do Odontopediatra: Ajudar a Prevenir
- Concretização de um Sobro: “Nunca” foi sorte.. Será?
REFERÊNCIAS
REVISAMED. Como escolher a sua residência médica? Veja as dicas do Revisamed. Disponível em: https://www.revisamed.com.br/voce-na-residencia-medica/residencia-medica/comoescolheraresidenciamedica-revisamed/ Acesso em: 25 de maio de 2020.
SEET. Enfermagem: Como escolher um curso de especialização. Disponível em: https://www.seet.org.br/noticias/2018/10/31/enfermagem-como-escolher-um-curso-de-especializacao/ Acesso em: 25 de maio de 2020.
IEFAP. Como escolher a área de especialização em Enfermagem. Disponível em: https://www.iefapcursos.com.br/materias/como-escolher-a-area-de-especializacao-em-enfermagem/ Acesso em: 25 de maio de 2020.