Como atuam os profissionais de saúde na Polícia Civil?

Trabalhar em consultórios ou hospitais pode não ser a maior realização pra você, que quer também a sorte de um pouquinho de emoção no dia a dia. Calma que te apresentamos uma solução: a carreira na área de perícia!

Além de oportunidade para profissionais de saúde, é um cargo que confere estabilidade da carreira pública, todos os estados precisam e, por isso mesmo, sempre há um concurso com vagas para essa área. Só vantagens.

O grande xis dessa questão é não ser de conhecimento geral o que o perito faz. Nem mesmo que formação é preciso para investir nessa carreira.

Você fica sabendo desses detalhes agora!


SAIBA TUDO SOBRE OS CONCURSOS PÚBLICOS NOS INSTITUTOS DE PERÍCIA E POLÍCIAS!


 

Quais formações em saúde têm cargo na Polícia Civil?

Os concursos da Polícia Civil com vagas para profissionais de saúde são destinados às formações em Medicina, Odontologia, Farmácia e Psicologia. Nos dois primeiros casos, o cargo é de legista. Já nos dois últimos, o cargo é de perito criminal. Independentemente da formação, todos têm uma função em comum: atuar na investigação de crimes.

 

Médico legista

Os médicos legistas usam os conhecimentos da medicina geral, de cada especialidade clínica e ainda de cirurgia em seu trabalho com vítimas vivas e mortas. Os exames de lesão corporal são os mais comuns entre as vítimas que sobreviveram a algum ataque.

Em casos fatais, o médico legista examina o cadáver e seus ferimentos, elabora laudos que ajudam a analisar o que aconteceu durante o crime, quais armas foram utilizadas e o que causou a morte. Até mesmo características do criminoso são identificadas na perícia do legista.

Entre as atribuições do médico legista estão:

  • Realização de coleta de dados complementares para a elaboração de laudos periciais;

  • Realização de exames periciais relativos aos conhecimentos de sua área de formação e em locais relacionados à prática de delitos;

  • Perícia na área de balística forense e na reprodução simulada dos fatos;

  • Coleta de materiais destinados a exames complementares.

Para se tornar um médico legista capaz de executar com eficiência seu trabalho, é preciso dominar conceitos de Medicina, Direito, Biologia, Sociologia, Química e Balística. Também é preciso ter capacidades de observação, concentração, visão abstrata, raciocínio lógico e trato com as pessoas, além de agilidade.

 

Odontolegista

O perito odontolegista atua na investigação de crimes. O foco do trabalho costuma ser perícia em foro criminal, tanatologia forense, laudos e pareceres, traumatologia odontolegal e balística forense. Assim como nos seguintes casos:

  • Casos de indenização por erros praticados por cirurgiões-dentistas;

  • Identificação de criminosos;

  • Identificação de pessoas vítimas de desastres, como acidentes de avião e incêndios;

  • Identificação de corpos em geral.

Para atuar com eficiência como odontolegista, o profissional precisa estudar bastante e ter um tanto de paciência. Além de formação específica para Odontologia Legal, é importante estudar a literatura nacional e internacional sobre o assunto. Outra coisa: conhecimentos em Medicina Legal ajudam na compreensão de perícias médico-legais e de genética forense.


SAIBA TUDO SOBRE A CARREIRA DE ODONTOLEGISTA!


 

Perito criminal

O perito criminal é mais uma possibilidade para profissionais de saúde na Polícia Civil. No entanto, as formações mais requisitadas para esse cargo são em Farmácia e em Psicologia.

São eles, os peritos criminais, que encontram a prova pericial a partir de vestígios produzidos no momento do crime. Aliada à perícia laboratorial, formam o conjunto que embasa tecnicamente o inquérito policial.


CONHEÇA 6 CURIOSIDADES SOBRE A CARREIRA DE PERITO CRIMINAL!


Para se tornar um perito criminal, o profissional precisa passar pelo Curso de Formação. Lá aprende como se portar e quais serão suas atividades diárias. Não dá pra determinar de imediato com o que irá trabalhar, poque depende dos comandos propostos pelos Institutos de Perícia, Criminalística ou de Identificação ao qual for submetido.

De todo modo, algumas habilidades são essenciais para o cargo. São elas:

  • Capacidade de observação;

  • Dinamismo;

  • Foco;

  • Conhecimentos em diferentes áreas;

  • Persistência;

  • Dedicação.

 

Já escolheu em que área atuar? Agora escolha como quer se preparar!

rodape_blog-produtos.jpg (354 KB)

Por Sanar

Existimos para empoderar e dar superpoderes aos profissionais da Saúde. Atuamos de forma mais direcionada com 7 áreas da Saúde: odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Queremos ser a Casa da Carreira do profissional da Saúde e acompanhá-lo ao longo de toda a sua jornada: desde a faculdade até o auge da sua maturidade profissional, oferecendo todo o suporte necessário para que possa ir mais longe e mais rápido em sua carreira. Nós acreditamos, e você?